segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O DIÁRIO DA CORTE, 16 de setembro de 2013.Semana de ferveção

Shopping, Casas, Caco e AIJ, abono e mais....

A  próxima  sessão ordinária da Câmara .do dia 18 de setembro promete ser uma das mais barulhentas da atual legislatura  com os debates  entre as bancadas de apoio e de oposição ao prefeito Edson Moura Júnior. Um espetáculo que vale a pena chegar cedo para assegurar o lugar nas primeiras cadeiras.
Uma semana de fechamento do Paulínia Shopping, sem perspectivas para lojistas e trabalhadores, a decisão do prefeito Edson Moura Junior sobre a inclusão das famílias do assentamento Menezes no Residencial Pazetti e o encaminhamento das tratativas entre governo e funcionários do Centro de Ação Comunitária , Caco- e da Associação para a Infância e Juventude AIJ , com certeza serão o centro dos debates na Casa.
Além disso, a administração deveria enviar para a apreciação dos vereadores o projeto de concede o abono aos servidores , de acordo com  a proposta dele feita na reunião no Pavilhão de Eventos. Já caminhamos para o final de setembro e a administração deve ter no minimo começado a preparar as diretrizes para o orçamento de 2014, levando em conta o abono e as subvenções para as entidades, exceto para o Caco e pra a AIJ que já estão fora dos planos.A Promoção Social deverá receber por esses dias os planos das entidades .  Tanto o abono como as subvenções  devem ser votadas pela Câmara. A Comissão de Acompanhamento está nomeada pelo prefeito e novas diretrizes deverão ser tomadas de acordo com as normas gerais da Assistência Social.

Na fase em que as conversas se encontram, não há como dizer que situação como esse em que vivem os lojistas do Shopping é só da responsabilidade da atual administração , em que pese estarem seus integrantes aparentemente perdidinhos em meio ao tenso ambiente  que tem empreendedores de um lado, concessionária de outro, sob a intervenção da prefeitura.
O que vivemos é o desfecho anunciado de um caso que se arrasta desde o 2010 quando os primeiros problemas foram, levantados.

.Quando a Secretaria da Industria e Comércio, realizou um evento no Shopping com o apoio da Ciesp e Sebrae, a então chefe de Gabinete Lucila Pavan tomou conhecimento in loco da situação e  afirmou que ia tomar as providencias.Ocorre que Lucila tudo fazia com o aval do marido, o então prefeito José Pavan Junior e que este precisava do apoio do seu Secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo Ballone e esse por sua vez ficava na dependência das decisões do colega secretário do Planejamento Esdras Pavan que por sua vez precisava ouvir um certo assessor especial para tomar decisões. 
Na máquina , a coisa funcionava assim, para cada ato, havia uma modalidade de trato, ou seja conforme a força do rato era o tamanho do rato. A demanda entre a administração e a Pó - Shopping , já nasceu com o governo  Pavan Junior . Ele não repassava o aluguel para a prefeitura sob a alegação de que também não recebia dos lojistas. Pavan decretou a intevenção e o interventor não ficou um mês. Caiu  com uma liminar da Pró- Shopping que retomou o comando. Tem ainda a discussão da àrea ocupada. A Pró- Shopping entende que a prefeitura deve a ela porque ela não pode explorar a totalidade do espaço que seria onde instalou -se a Film Comission, tem ainda a demanda sobre o prédio do restaurante que estaria com a empresa Lumiérie , muito explorada pela mídia...
Então, vale dizer que se for cumprir o que manda o figurino, a situação dos lojistas não se resolve de uma hora para outra , a não ser que sejam tomadas medidas paliativas para pelo menos abrir as portas do empreendimentos, isso sem se esquecer da franqueza do secretário de Obras , Eduardo Ferreira de que caso tenha que contratar as reformas por edital, demora no mínimo 60 dias..

Aliada a outras situações já desenhadas,  o fechamento e a intervenção no Shopping podem aumentar  tensão  no campo dos poderes constituidos . Os funcionários do Caco e da AIJ , aguardam a prefeitura homologar os cálculos apresentados e que o prefeito faça o repasse das verbas para as instituições. A  AIJ tem nova presidente, a advogada Denise Bácaro que acompanha a situação e o Caco tem como interventor nomeado o advogado Luiz Augusto Whinter, nomeado pela Justiça.
Sobre o Residencial Pazetti, o que vai gerar questionamentos é a decisão do prefeito de adquirir junto á Caixa Econômica Federal,pelo meno 200 casas e repassá-las para o pessoal do assentamento Menezes, Fazenda Paraiso e Fazenda Santa Terezinha em financiamento direto  com prestações de meio salário minimo. As famílias atendidas pela medida são de baixa renda. As casas do Residencial Pazetti  vinha sendo comercializada por financiamento e as pessoas tinham que dar entrada de no minimo 10% do valor que é R$ 130 mil.
 Os que já deram entrada reagem contra a medida por não concordarem com o fato de terem dado entrada e assinado o contrato com a Caixa Econômica , enquanto as famílias terão um financiamento direto com prestação de meio salásrio minimo. Por outro lado,  o prefeito anunciou que irá rever alguns cadastros de pessoas que possivelmente tenham sido favorecidas no sorteio das casas, como ex- secretários e pessoas de círculo próximo  de relacionamento do ex- prefeito José Pavan Junior..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.