segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Congruentes: Quem defende Pavan não deve atacar Moura

Uma contribuição para pensar a politica da cidade


Nossas observações para a semana que começa foram tiradas de conversas com pessoas que ocupam importantes cargos na  administração atual, acerca de uma avalanche de cobranças e denuncias ensaiadas por parte de um grupo muito restrito que se declara fiel escudeiro do ex- prefeito José Pavan Júnior e por isso, se acha na razão de bater em cima de cada ato do atual prefeito.
Edson Moura Junior assumiu a prefeitura em meados do mês de julho e a cidade  está cheia de problemas e a cada dia pipoca mais um. Não precisa ser profundo conhecedor da estrutura administrativa para saber que uma situação não surge de um estalo de dedos , logo Moura Júnior herdou muita coisa mal resolvida, que vai além  de problemas de falta de manutenção, passando por contratos mal explicados e credores batendo nas portas. Isso porque entre Janeiro e Julho, quando o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) ordenou a saída de José Pavan, ele e sua equipe ficaram paralisados administrativamente , envolvidos no processo..Isso não quer dizer que a partir da posse, Moura Junior não seja o responsável por tudo. Agora,nas conversas em particular com integrantes da equipe da atual administração, fica bem claro as moitas onde as lebres de Pavan Junior se escondem estão identificadas e na medida que cada situação for cobrada a explicação passa por mexer na moita e pegar a lembre pela orelha e dizer : olhe aqui, o que deixaram, há! há! há! há!.. Por isso é que os Pavanistas mais precavidos estão quietinhos de um lado enquanto os Mouristas mais espertos levam suas rotinas de olho nos baús e nas moitinhas  onde as lebres se escondem. Tem até quem diz que hoje, tem que andar com cautela pelo Paço Municipal para não chutar as lebres deixadas. Enquanto a gente fala na base das metáforas, tem aqueles que exatamente como forma de defesa dos chutes nas moitas se apresentam de forma anônima pelas redes sociais. Eles são os fakes do facebook.

Só um caso, o Shopping foi interditado por conta de um problema que se arrasta desde 2010 ou antes.Não se trata aqui, de dizer que tudo o que a equipe de Moura Junior faz é correto, deveria ela, ser mais atenta no campo jurídico quando assumiu  e ministrar remédios, o mesmo aconteceu com o Centro de Ação Comunitária, o Caco e a Associação pela Infância e Juventude, que deixam de ter as verbas de subvenção sem um aviso anterior. Agora, centenas de trabalhadores sem saber quando e como irão receber seus direitos e o caso vira mais um embate jurídico que envolve também a Câmara de Vereadores, onde as bancadas de situação e oposição se pegam em todas as sessões para uma plateia que comparece . È um show.
Se o Tribunal de Contas do Estado já vinha apontando para a irregularidade nos repasses, o governo passado deveria no mínimo se precaver também para que as instituições do terceiro setor se preparassem com alternativas administrativas e enxugamento de projetos. Neste sentido, para nós está claro que o debate pelo debate, o discurso pelo discurso é um ambiente que já entrou no desgaste, exatamente porque nada vem de agora e quem herdou tem a obrigação de apresentar soluções. Com o tempo, as pessoas irão compreender quem tenta fazê-las de massa de manobra, usá-las por interesses politicos e ferramentas de uso para a disputa pelo poder. È um importante aprendizado para a sociedade que aos poucos que vai tomando ciência de seu papel e assim se organiza em propostas inovadoras, propositivas e mobilizadoras para melhorar as condições e a qualidade de vida em Paulínia. O bate e rebate, feito de um lado, por quem esteve no poder  e do outro por quem está  a nada leva, tudo a mesma coisa e já estiveram juntos.. Em próximos textos vamos mostrar que entre os vereadores críticos  estão aliados e parceiros em passados recente  quando os estopins que ora implodem eram articulados e eles estavam juntos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.