quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conferencia define ações sobre impactos e Educação Ambiental Linha fina: Documento com as dez ações prioritárias será encaminhado à 4ª Conferência Nacional

Conferencia define ações  sobre impactos e Educação Ambiental
Linha fina: Documento com as dez ações prioritárias será encaminhado à 4ª Conferência Nacional



A Câmara Municipal de Paulínia sediou na manhã do último domingo, dia 01, de setembro a 1º Conferência Livre do Meio Ambiente, que tratou do tema “Resíduos Sólidos”. Quase 100 pessoas participaram do encontro que definiu  dez ações prioritárias, sendo cinco sobre Redução de Impactos Ambientais e outras cinco sobre Educação Ambiental.
O evento contou com a presença do setor público, vereadores Custódio Campos (PT) e Danilo Barros (PCdoB), dos secretários municipais Jorge Israel (Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) e Danilo Garcia (Secretaria da Habitação), Jeannete  Miachir (diretora do Jardim Botânico), entre outros. Setor privado, sr José Alfeu Arruda Cabral, representante local do CIESP- regional Campinas, José Furtado, da Novaterra Ambiental. entre outros  Estudantes, militantes sociais e  outros membros da sociedade civil formaram os grupos de trabalhos.
Para contextualizar a Conferência, o palestrante Dr Rafael Moya, advogado e mestre em engenharia urbana (Universidade Federal de São Carlos), militante de causas sociais, presidente do COMDEMA (conselho municipal  de meio ambiente) e da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Campinas, ocorrida no mês passado. Trouxe um breve histórico e a importância da 4ªCNMA (Conferência Nacional de Meio Ambiente). Enfatizou a importância de política participativa, da responsabilidade compartilhada, da logística reversa (responsabilidade pelo resíduo do pequeno ao grande gerador),
Na conferência foram debatidos dois eixos: Redução de impacto ambientais e Educação ambiental, que foi divido em grupos trabalhos.Os eixos foram discutidos com objetivo de identificar ações prioritárias que colaborem com a gestão na implementação política de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
De acordo com a presidente da 1ªCLMA de Paulínia, Flávia Vitalina  de Souza, cientista social, especialista em ciências sociais em saúde (UNICAMP), meio ambiente (Universidade Federal do Paraná) e docente do Programa Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Petrobrás/SENAI e assessora parlamentar, o fato de realizar a 1ª Conferência  Livre é um marco histórico em Paulínia. Constatamos que não é só por decreto que as coisas se fazem. A sociedade, o poder público, as empresas buscam parcerias e alternativas de convivências e implementação de política pública. Vamos CUIDAR do BRASIL, rumo a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente- Resíduos Sólidos. Desejo que nossa força se propague e que tenhamos mais adeptos ao exercício da CIDADANIA.
Em breve as ações prioritárias serão divulgadas.  Conferência consiste no encontro de pessoas, independente do segmento ao qual representam e, assim, quanto maior o grupo reunido, maior é o diálogo, a troca de ideias e o fortalecimento de propostas. A 1ª CLMA foi chamada pela sociedade civil, sendo uma forma legitima, que promove e mobiliza a comunidade em todos os seus segmentos.

 A Conferência Livre consiste como instrumento às conferências municipais/ regionais estaduais, podendo ser promovidas por segmentos da sociedade civil, pelo setor empresarial e pelo próprio poder público, discutindo os interesses relativos ao tema para o município ou setor de atuação. As Conferências Livres não elegem delegados para a 4ª CNMA, mas encaminham propostas diretamente à Coordenação-Executiva Nacional, que as consolidará para a Etapa Nacional que ocorrerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.