segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ASSOCIAÇÃO DO RESIDENCIAL REUNE COM VEREADORES

Os vereadores Angela Duarte (PRTB), Custódio Campos (PT),Danilo Barros (PCdoB), Dr. Gustavo Yatecola (PTdoB), Du Cazellato (PP), Edilsinho Rodrigues (PPS), Fábio Valadão (PTB), Marquinho da Bola (PSB), SiméiaZanon (PSDC) e Tiguila Paes (PRTB) participaram na última quarta-feira, dia 18, da assembleia do Residencial Pazetti.
O secretário de Habitação Danilo Garcia era esperado para a reunião mas não compareceu. Enviou um oficio justificando a ausência o documento foi lido em Plenário.  
Antes de abrir a palavra para os parlamentares o presidente da Associação de Moradores do Residencial Pazetti, Bruno Pereira exibiu um vídeo do dia da reunião do prefeito municipal Edson Moura Junior (PMDB) commoradores do Acampamento Menezes  realizada no domingo, dia 08, no Theatro Municipal. No encontro ficou decidido que administração entregará cerca de 200 unidades habitacionais do terceiro módulo do residencial para as famílias do assentamento em condições diferenciadas de financiamento, sem entrada e parcelas no valor de meio salário mínimo.
Pereira fez suas colocações explicando o propósito da assembleia de defenderem seus direitos e esclarecerem as dúvidas. “Nossa luta é pelos nossos direitos. Não lutamos contra pessoas ou classes sociais. Não estamos aqui para brincar com o sonho das pessoas. E os vereadores estão aqui para nos ajudar”, enfatizou Bruno.
Todos os parlamentares argumentaram que não existe um projeto de lei de como o prefeito pretende cumprir o prometido para os moradores do Acampamento, sem isso é difícil informações concretas para discutirem. Também ressaltaram que o Projeto de Lei nº 81 de 2011aprovado pela Câmara, está em vigor e para alterá-lo o Executivo precisa enviar a Casa de Lei outro projeto que precisará ser votado. Todos se colocaram ao lado dos compradores dos imóveis e enfatizarem não serem contra os moradores do assentamento, mas que a lei dever se cumprida. Declararam que um novo projeto deve ser elaborapara atender os moradores do assentamento, com um empreendimento voltado para eles enão o que já está em andamento.
Em seu discurso SimeiaZanon enfatizou que é difícil discutir sobre a situação, já que não existe nenhum projeto. Danilo em breves palavras disse que a lei está do lado dos compradores dos imóveis. Para Dr.Yatecolaé difícil se posicionar quando não existe um projeto. “Não tem como ser diferente, se já existe uma lei com critérios, essas regras devem ser seguidas até o final. Os critérios tem que ser igual para todos”, argumentou.
Fábio Valadão declarou que a situação é desagradável porque coloca o povo contra o povo e o povo contra os vereadores. Esclareceu que os parlamentares têm suas limitações, devem legislar e fiscalizar o Executivo. Edilsinho compartilhou da mesma opinião do colega e ainda explicou que também existem três mil pessoas nos mesmos critérios que o moradores do Acampamento que aguardam por uma moradia
Angela Duarte lembrou que apenas quatro vereadores foram convidados para reunião no Theatro Municipal no dia 08 e que os demais não foram convidados e não sabia do encontro. Ressaltou que existe uma lei aprovada para comercialização do Residencial Pazetti com critérios definidos que estabelece de 3 a 10 salários mínimos, e que os moradores do assentamento não se encaixam neste perfil. “Estamos aqui para aplicar a lei da igualdade. E que a lei aprovada seja cumprida”.
“Não concordo com a situação, se forem favorecer eles (Acampamento Menezes), têm que favorecer vocês (Residencial Pazetti)”, afirmou Du Cazellato. “Estamos de total apoio a vocês, a lei garante seus direitos. Já fiz o pedido para excluir a pré-obra de vocês,nada mais justo devolverem o dinheiro que vocês já pagaram”, afirmou Tiguila. E Custódio falou que a bancada petista na Câmara está do lado dos compradores do Pazetti e que eles podem contar com seu apoio e alegou que é preciso uma política habitacional na cidade.

Com Plenário lotado, cerca 700 pessoas, os vereadores responderam aos questionamentos dos compradores. Angela Duarte foi a porta voz do Legislativo, entre as perguntas os presentes cobraram uma posição dos parlamentares. Pediram esclarecimento do que poderiam fazer. Se o prefeito teria como fazer as alterações na lei sem apresentar projeto na Câmara para aprovação.Como ficam as pessoas do terceiro módulo que já deram a entrada mais não assinaram contrato.Os edis pediram para os compradores terem calma e aguardar um projeto de lei. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.