segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Moradores do Residencial Pazetti discutem com com vereadores medidas de Moura Junior.


 A decisão do prefeito de  oferecer casas do Residencial aos assentados abriu o debate
A Associação de Moradores do Residencial Pazettie alguns proprietários de imóveis do bairro se reuniram na manhã da última sexta-feira, dia 13, no Plenarinho da Câmara Municipal de Paulínia, para discutirem as notícias vinculadas na imprensa sobre a decisão do prefeito Edson Moura Junior (PMDB) de conceder 200 unidades habitacionais do Residencial Pazetti para os moradores do Acampamento Menezes, sem que eles precisem pagar a entrada e as parcelas serão de meio saláriomínimo.
Participaram do encontro os vereadores Marquinho Fiorella (PP) presidente da Câmara, Angela Duarte (PRTB), SiméiaZanon (PSDC), Danilo Barros (PCdoB), Du Cazellato (PP), Dr. João Mota (PT), Edilsinho Rodrigues (PPS), Fábio Valadão (PTB), Marquinho da Bola (PSB), Sandro Caprino (PRB) e Tiguila Paes (PRTB), os assessores dos parlamentares Dr. Gustavo Yatecola (PTdoB), Custódio Campos (PT) e Zé Coco (PTB). O petebista chegou ao final do encontro e justificou que estava em outra reunião.
O presidente da Associação de Moradores, Bruno Pereira,em suas colocações declarou, “não somos contra a atitude do prefeito de beneficiar os mais necessitados, mas pegar o processo em andamento emudar as regras do jogo não dá. Precisamos chegar num consenso, há famílias que se desfizeram debens como carros, pegaram dinheiro emprestado para dar entrada. Outras atendiam todos os critérios para financiar a casa, mas não tiveram o dinheiro da entrada. Agoracomo ficam as pessoas que deram entrada e as que não conseguiram”, questionou o presidente. Os compradores ressaltaram a pergunta do presidente e reforçaram que atitude é injusta e desigual.
Os vereadores se posicionaram argumentando que não são contrários aos moradores do Acampamento Menezes, mas são a favor que a Prefeitura de Paulínia crie um empreendimento que atenda esses moradores, assim como os demais que aguardam uma residência própria.
Os parlamentares ressaltaram que essa atitude do prefeito cria uma grande polêmica e desentendimento entre a população. Os que compraram a unidade habitacional no Residencial Pazzetti, os que não conseguiram adquirir o imóvel e os moradores do Acampamento.
Como a Administração ira conceder esse benefício aos moradores do Acampamento Menezes, foi à questão levantada pelos presentes. Os vereadores explicaram que a Câmara aprovou em 2011 o Projeto de Lei nº 85 em que autoriza o Executivo alienar, sob a forma de venda subsidiada, as unidades habitacionais do loteamento Residencial Pazetti. No projeto aprovado estabelece que o interessado no financiamento deva os critérios: estar devidamente cadastrado no PAS (Programa de Ação Social), residir em Paulínia há 5 anos interruptos, e ter renda familiar de 3 a 10 salários mínimos.
Os vereadores acrescentaram que a responsabilidade da Câmara é fiscalizar para que as leis sejam cumpridas, como exigir oprojeto aprovado seja cumprido. Para os vereadores o prefeito terá que enviar projeto de lei para aprovação da Câmara alterando o projeto anterior, para incluir os moradores do Acampamento e também que beneficie quem paga pelas casas, como devolver o dinheiro da entrada e reduzir as parcelas.
Eles ainda salientaram que projeto deve atender também aquelas mais de 2.500 famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos que não foram contempladas no sorteio das unidades habitacionais do Residencial Vida Nova eaguardam novas possibilidades de conquistarem a casa própria. 

Uma nova reunião está agendada para quarta-feira, dia 18, às 18 horas na Câmara Municipal que segundo o Pereira, terá a presença do secretário de Habitação Danilo Garcia, dos compradores do Residencial Pazetti, vereadores para esclarecimentos sobre toda situação levantada até o momento. Representantes da Caixa Econômica Federal e da construtora responsável pelas obras das unidades habitacionais, também serão convidados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.