sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O filme “ Entre o juiz e o vestiário...

Política dos Bastidores
Por  Miguel  Samuel de Araujo

O  filme “ Entre o juiz e o vestiário
 “
È  verdade, as relações sociais e políticas não são as mesmas, conforme a dinâmica da ordem natural da vida. Os fatos parecem os mesmos, só que com outros personagens, ou até com os mesmos e em papéis e épocas  diferentes, sendo uns mais amadurecidos conscientes dos resultados e outros inconformados..
Nosso dever
Agora é assim, enquanto que de nossa parte, continuamos na mesma tarefa informando.. Quem saiu de cena , saiu . Foi e não há motivos para situá-los em noticiários  a não ser que haja uma revirada de baús..Não estamos a provocar no momento. E acaso isso ocorra, aí  sim.. Haverá ranger de dentes, prantos e não ficará pedra sobre pedra,  para quem sabe, abrir caminhos que precisam , para que uma NOVA ORDEM seja construída em nossa cidade.
Em forma
 È nessa hora que virá a nossa contribuição..   Estaremos a postos e na linha de frente se preciso for e contaremos o que for possível contar, de acordo com os padrões da notícia formal, há! há! há!..
Seria um Derbi ?
De modos que ao acompanharmos uma sessão de Câmara, como essa última do dia, 20 ficamos com a impressão de estarmos vendo as torcidas da Ponte Preta e do Guarani FC rugindo nas arquibancadas enquanto o duelo dos times acontece no gramado.
Um clássico caseiro
 A rigor, é só uma comparação  do embate das idéias feito entre vereadores sob os olhos e clamor do povo, que encheu a casa.Precisou da intervenção das forças de segurança para que os trabalhos se dessem na ordem..Só não teve arremesso de latinhas no gramado e também não faltou palavrões e expressões descabidas contra vereador.Lembrou  o nosso futebol que contagia as massas , fortalece os fragilizados e acalenta os aflitos atingidos pela atrofia que os impede de jogar..
Seria a Revanche?
O pessoal do Pavan e o pessoal do Moura Junior vem de uma jornada de embates desde quando os ex- prefeitos Edson Moura e José  Pavan Junior  romperam politicamente  em 2009. Pavan se tornou prefeito com o apoio do antecessor Edson Moura. Dois times com jogadores e torcidas se apresentaram. Hoje, tem uma luta justa pela garantia e proteção dos direitos dos funcionários da Associação para a Infância e Juventude (AIJ)   e Centro de Ação Comunitária( Caco) que estão no processo de demissão por cona da decisão do prefeito Edson Moura Junior  de cessar o repasse das subvenções  para as entidades. A defesa das entidades e o posicionamento contra o desmonte dos projetos sociais da forma como foi feito unificou os vereadores um coro só.. A decisão do prefeito deixa uma fratura exposta na relação entre o Executivo e Legislativo.
Diálogo político
Pelo que ficou  evidenciado, os vereadores querem entender com detalhes as razões do prefeito e assegurar que tantos os funcionários como as famílias envolvidas nos projetos não sejam prejudicadas. Agora, cadê a solução ?

O povo sabe
Bem que o prefeito  Moura Junior poderia evitar o desgaste se antes fosse aberta uma conversa com técnicos do serviço social e com o conselhos. Para isso, ele teria que indicar os representantes para as vagas abertas nos conselhos, para que eles fiquem paritários. Se quiser ainda há tempo de antecipar um ato do Ministério Público..

O projeto

Na  abertura do evento de Petróleo e Gás no Theatro Municipal, realizado dia 21, o prefeito destacou que em seu plano, está a expansão empresarial da cidade para aproveitar a pujança econômica. Não há como perder de vista , que um processo assim, atrai demandas sociais  que se somam com as que já existem e vai daí a  extrema necessidade de adequar a política municipal de assistência social á lei  e  ter o esboço de um Plano  Diretor  que contemple as demandas da mobilidade urbana
Modernos
Nesta mesma linha, não há como  deixar de fazer o uso das tecnologias da informação a favor do cidadão, construindo uma rede que inclua pessoas nos projetos e serviços de todas as secretarias. Aliás, não é de hoje que temos esse olhar nas políticas públicas .Bem que a Cidade Digital , proposta , licitada e iniciada pelo ex- secretário do Planejamento devia ter acontecido de verdade e não só no ambiente do  imaginário dele, conforme  ficamos sabendo depois..
Há tempos ainda
Em sua fala na abertura do evento, Moura Junior destacou que só da Refinaria vem cerca de 65% da arrecadação da cidade e o que nos chama a atenção é que ás vezes ficamos com a impressão de que a cidade e a o próprio Pólo Petroquímico  não recebem a contrapartida desse montante de dinheiro. Logo , corrigir as distorções e fazer o que não foi feito, se constitui no desafio da classe política..
Cultura regional

Um dos pontos alto dos debates da última sessão ordinária, foi a Feira  do São José , não por causa da disputa política entre os grupos políticos e vereadores. A nosso ver, os grupos políticos e vereadores deviam mesmo era buscar na legislação, os fundamentos da feira, como Código de Postura e Lei de Uso do Solo. O destaque ficou para a lembrança do legado cultural das feiras que acontecem há muitos anos e elas representam  uma diversidade cultural muito significativa para o povo, com aquilo que ela oferece..

Messianismo

Ainda tem pessoas acreditando na volta do ex- prefeito José Pavan Júnior. Não temos opinião sobre isso e vemos esse debate como algo que estorva o povo de pensar. Não defendemos tudo de Moura Júnior, porém o respeitamos como legitimo , assim como entendemos o antecessor quando esteve no cargo..
Jovens e Crianças
O que ainda não foi debatido sobre o corte das subvenções , para a AIJ e o Caco, é o que será feito com a verba que seria repassada. Os vereadores não devem perder de vista , que o prefeito só pode remanejar até 25%  do orçamento e  sendo assim, em qual rubrica vai a verba da subvenção, senão  como o vereador vai controlar a execução do orçamento que ele aprovou ?

O debate

 Por outro lado, pelo menos, os três vereadores advogados, o Dr João Mota, o Fábio Valadão e a Angela Duarte  deveriam  analisar o poder discricionário do chefe do Executivo, sem perder de vista também que deve existir um planejamento para a execução do orçamento que prevê os repasses..  Nossa observação devria ser levada em conta.. Aí sim , rende uma conversa saudável no nível que nossa Casa de Leis deve estar

Falta de modos

Pessoas que ocupam cargos comissionados, não podem se esquecer que onde quer que elas estejam, elas  representam o governo que representam e carregam a imagem do prefeito que o nomeou como cargo de confiança. Não foi bonito de ver, o espetáculo de pessoas de cargos relevantes se gesticulando e proferindo palavrões. Que os ânimos sejam contidos se é que querem preservar a  imagem da administração e a do  prefeito que os nomeou.

 Parecia  estar feira

Ceará, líder dos feirantes, não estranhou a gritaria na sessão  da Câmara ,por estar acostumado com o clima do local onde se vende peixes na base dos apelos para chamar a atenção e disputar a freguesia , ás vezes nem que seja no tapa há! há! há!... Ceará  é um cara de juízo, amigo e leitor nosso. Ele  que fez de tudo para apaziguar os ânimos





                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.