sábado, 17 de agosto de 2013

O DIÁRIO DA CORTE --, de 17 de agosto de 2013

Em  30 dias, o  Messias não veio..Quem coisa !...

Tanto de um lado como de outro,o modo de pensar , é muito parecido. Neste dia 17, um mês da posse do prefeito Edson Moura Junior, o clima  politico da cidade de Paulínia, ainda é de ressaca de quarta- feira de cinzas, tendo de um lado, o pessoal ligado ao prefeito festejando o almejado, e do outro, o pessoal do ex- prefeito José Pavan Júnior, inconformado com a situação. Só que hoje, o pessoal do Pavan pensa como pensava antes o pessoal do Moura.  Por sua vez, esse  pessoal do Moura recebe as mesmas  considerações que faziam para os que estavam nos cargos comissionados  por Pavan.
 Que nem no futebol, virou o tempo e mudaram de gol. Ataques e defesas continuam e se for ver mesmos, os objetivos se assemelham: : nem ligam ou pouco ligam  para o barulho da torcida..
Ainda para reforçar nossa comparação, tem o lançe das crenças. Os mouristas se diziam acreditar na volta dele, veio com tudo, só que foi o filho dele. O mesmo que agora dizem  os pavanistas. Ficou algo parecido com um fundamentalismo religioso, até interessante de se registrar , vejam bem:
Todos estão à espera do “Messias”. Todos. Os muçulmanos e os judeus ainda esperam o primeiro advento do Messias; os budistas aguardam o Maitreya; os zoroastras esperam pelo Saoshyant; para os hindus Krishna; e os hollywoodianos acreditam em cyber-robôs, extraterrestres e até mesmo em homens dotados de poderes sobrenaturais. Tanto no meio religioso quanto no âmbito secular, sejam cristãos ou não, todos, sem exceção, aguardam alguém que vem.
Para a nossa sorte, nos parece que a guerra se dá só mesmo pelo facebook, envolvendo algumas pessoas que inclusive conhecemos e respeitamos, além de fakes que por falta de coragem nos atacam no anonimato. Ainda mais um detalhe que contribui para a semelhança é que os orgãos de informação e pessoas que neles trabalham, viraram alvo daqueles que no passado neles se apoiavam... Muito interessante esse dado. Isso mostra que para essa gente, bastou recusar acatar a sugestão da manchete afirmativa, tipo" Maomé vai voltar ", foi o bastante para toda sorte de terror se virar contra nós...Agora, enquanto isso, não se engajam na sociedade e não discutem a situação posta que não foi por nenhum jornal criada e muito menos por quem neles trabalham.
A situação foi criada exatamente por aqueles e por estes que fazem a disputa pelo poder, cujos nomes nem aqui citamos. A verdade é que dessa vez , a situação foi bem pior do que aquela em que criou  se a expectativa de que um candidato derrotado nas urnas assumiria a prefeitura...Naquela época , a frustração foi mais para aqueles que já tinham comprado ternos e encomendado modelitos para a posse e uns haviam até planejado gastos por conta dos vencimentos referentes aos cargos que iam ocupar com o prefeito que ia assumir. Na verdade, o ambiente de expectativa serviu só para manter Dixon Carvalho diante dos holofotes entre 2005 e 2008 e depois entre 2009 e 2012.  Seja por isso que a gente fica no receio com estas expectativas por não sabermos claramente das intenções de quem as criou ..
 De modos que passados 30 dias da posse, o prefeito Edson  Moura Junior, contabiliza expectativas de resolver casos que incomodam muita gente e fazer a cidade andar numa velocidade maior do que tem andado desde janeiro deste ano. A decisão de deixar de repassar recursos para as instituições , como Centro de Ação Comunitária ( Caco) e Associação para a Infância e Juventude( AIJ) terá novos desdobramentos com as recisões dos contratos. Só os direitos trabalhistas do pessoal do Caco, corresponde a um valor quase igual a metade do todo a ser repassado. O Caco tem  funcionários antigos, muita gente com mais de dez anos de carteira assinada e com um bom salário, se comparado com o que se paga na praça..Na AIJ, tem fornecedores na boca do caixa esperando para receber e tudo recai sobre a prefeitura. Tanto na AIJ , como no Caco, as diretorias renunciaram  e os funcionários ficam de mãos presas para resolver e encaminhar questões relacionadas ás finanças.. 
Na próxima semana, mais uma Sessão de Câmara promete muita tensão na relações entre os poderes, isso porque o Pauliprev , o instituto de previdência dos servidores, poderá ser tema de debate. O que precisa ser feito com urgência é colocar a cidade nos eixos, com debates importantes sobre um novo Plano Diretor que aponte para um novo modelo que contemple a mobilidade urbana...Mais do que ninguém, agora um  prefeito arquiteto de formação, é a pessoa mais indicada para pensar Paulínia acima de qualquer interesses que não seja o de garantir  qualidade de vida para todos.Trinta dias se passaram e uma bolha , tipo essa que forma sobre o leite quando ferve, parece tentar influenciar pessoas que só fazem politica pelas redes sociais , inclusive alguns por meio de fakes, para neutralizar a cidade na tentativa encobrir casos que não há como ignorar e deixar passar batido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.