sexta-feira, 9 de agosto de 2013

POLÌTICA DOS BASTIDORES de 10/08/2013

Politica dos Bastidores
Por Miguel Samuel  de Araujo

Momento importante

A  situação política da cidade de Paulínia  tornou-se um rico aprendizado para todo mundo , em função do tenso quadro de transição entre o grupo do ex – prefeito José Pavan  Júnior  (PSB)  e o grupo de Edson Moura  Junior(PMDB), isso  em função da forma como as coisas se deram. Pavan, o segundo mais votado, disputou a reeleição e conseguiu impedir a posse do adversário .Ele ficou no cargo em janeiro e julho até que Moura Junior reverteu a situação no Superior Tribunal de Justiça (TSE) e hoje   administra  a cidade e os Pavistas se tornaram opositores  e  adversários.

Independência critica
Nossa posição hoje é de defesa do alinhamento das políticas  públicas  para amenizar prejuízos já causados por conta desse estado de coisas  que foi instalado na cidade por causa do tumultuado processo judicializado de disputas políticas.  Entre Janeiro e Julho, quando se definiu o quadro, a cidade ficou paralisada e o povo  sem perspectivas de futuro
Esperanças vivas
Ainda hoje, o pessoal que caiu fora do poder insiste numa possível reversão do quadro por conta do processo do vice- prefeito Francisco Bonavita (PTB) , cujas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Sonham os Pavinista , vê-lo de volta no cargo, principalmente  os que estavam, ou mantinham expectativas pelos cargos comissionados.
 Vamos combinar, né ?
Já que não duvidamos de mais nada, antes, durante e depois daquela batalha que redundou em piaba, caso aconteça de Pavan voltar, tomara que ele pague os acertos que deixou para trás. E mais, que ele mesmo faça o acerto e não coloque aquela  figurinha que forma o balão sobre o leite quando ferve, para intermediar as conversas, há! há! há! há!..

Antes que nos perguntem
Nós nos colocamos na defesa do ordenamento administrativo , da democracia nas relações entre os poderes e a sociedade e transparência nas ações políticas dos poderes Legislativo  e Executivo, quadro que  nem a Pavanzada  conseguiu instituir. E é por essas e outras que parte do pessoal dele se acovarda em fakes para nos atacar no face..
O recado
Vai daí, que o vereador e líder de Moura Júnior, Sandro Caprino ressalta que os críticos do prefeito estão também com pouca moral para questioná-lo.  Eis o debate que nos ensina e só não aprende quem atenção não presta..
Os que prestam atenção no jogo das palavras  e se lembram as história, sabem muito bem , quem foi que executou as ordens as decisões de Moura de fechar a Fuppesp, acabar com o Projeto Sol e tirar as bolsas de Estudo. O  todo de Moura Junior fez lembrar esse tempo com o forte eco do inflamado discurso da vereadora Ângela Duarte que classificou o fechamento da Fuppesp, como um ato sangrento que tirou o sonho da juventude
Reprise do filme
A vereadora Siméia lembrou que não se espanta com o que viu , cenas de pessoas revoltadas, assim como não se espantará se ver logo  mais, os mesmo sorrindo de abraços e beijos..  Para o líder Sandro Caprino, os que hoje criticam os atos de Moura não estão com a moral toda, porque o pessoal que o antecedeu sabia das conseqüência de não cumprir as leis. Pavan também seguia a orientação de não ouvir muito as lideranças de servidores e mesmo vereadores da base
Poder forte  I
A Câmara de Paulínia, demonstrou firmeza e manteve as falas e o povo se manifestou , extravasou , expressou seus sentimentos , fazendo lembrar as crônicas políticas de Machado de Assis, escritas há mais de 100 anos que diziam em outras palavras que é no parlamento onde o povo tem que soltar a voz , porque é alí  que ele é representado..
Poder Forte II
Muito prudente, o presidente da Casa, vereador Marquinhos da Fiorella , hipotecou o o apoio e solidariedade aos presentes e se colocou á disposição deles..
De nossa parte
O Caco existe há quase 40 anos e como instituição deve ser respeitado por já estar incorporado na história da cidade e pelo o que seu nome representa para os paulinenses.  Sendo então , o propósito do Governo que as leis devem ser cumpridas e que as políticas de Assistência  sejam adequadas a elas , que isso fique bem claro para a sociedade e que a situação não vire bandeira para disputas de Poder..
Assim sendo
Que o SUAS, Sistema Único de Assistência Social- seja realmente consolidado , com o os CRAS e CREAS se manifestem e que o CMASP possa cumprir suas atribuições, bem como o CMDCA, o Conselho do Idoso e o Conselho dos Diretos da pessoas com Deficiência

O gesto do Peixe
 Destacamos aqui, a forma ponderada do presidente da Câmara, o  Marquinhos  Peixe, que soube resguardar a Casa em todos os sentidos, justo no momento em que na cidade de Campinas, o prédio do Legislativo foi invadido, com sérios prejuízos no âmbito moral, político e material, quando  por pouco os manifestantes não chutaram as bundas de vereador, tudo por causa de intransigências e ausência de diálogos

Demonstrou o modo de fazer

Tomara que não seja  esse,o estilo Moura Junior de fazer política, demonstrado logo nos primeiros dias. Ele corre contra o tempo e discute pouco sobre suas decisões.Só para ter uma idéia,  depois de sucessivos embates  com o governo Pavan, o Sindicato dos Servidores que esperava ser ouvido pelo chefe do Executivo, foi informado da platéia sobre medidas como o corte horas extraordinárias e o abono de R$ 1 mil  durante o período dividido em parcelas de R$ 250,00. Em seguida, o anúncio de cessar o repasse para entidades do terceiro setor, como o Centro de Ação Comunitária, o Caco e a Associação pela Infância e Juventude, a AIJ, sinalizou o modo Moura Junior de governar

Pelo bem do povo
O lider do governo na Câmara, vereador Sandro Caprino (PRB) destaca como necessárias as ações e a forma como o prefeito administra nos primeiros dias para agilizar  funcionamento da máquina e dar ao povo as respostas para tantas demandas.Segundo ele, primeiro foi necessário dar satisfação ao servidor publico e a segunda para adequar os projetos sociais á legislação federal. O vereador afirma que caso Moura Júnior mantenha os repasses , ele poderia incorrer na prática de crime de improbidade administrativa já no início, porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já apontou irregularidades nos repasses de verbas, por entender que a municipalidade tem o dever de executar as politicas de assistência social.
Ambiente   azedo
 O modo de racionar do prefeito e expresso por Caprino , acirrou os debates na sessão Ordinária da Câmara do dia 6 de agosto com o plenário lotado por funcionários do Caco e da AIJ, quando vereadores repudiaram o jeito como o prefeito adotou a medida  que surpreendeu os técnico e demais funcionários do terceiro setor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.