sábado, 8 de março de 2014

OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA..

Qualidade de vida em Paulínia SP

O rápido crescimento de uma cidade rica em arrecadação apresenta agora quando ela celebra seus 50 anos de emancipação política e administrativa-, problemas graves para a qualidade de vida por falta de observação ás regras e normas legais ao longo do tempo e ainda porque os movimentos sociais por sua vez não deram conta do enfrentamento necessário contra as forças conservadoras que controlam o poder econômico do município que foi até em 1985 , considerada como Área de Segurança Nacional   por causa da Petrobrás. A refinaria é protagonista da maior parte do orçamento e ao mesmo tempo, a causadora dos problemas ambientais quase que irremediáveis.
Com menos de 100 mil habitantes, a cidade tem um orçamento estimado de R$1, 5 bilhão e problemas ambientais incorrigíveis. A Cetesb e nenhum outro órgão ambiental dão conta  de controlar a poluição do ar e a contaminação das águas, do solo e subsolo. A especulação imobiliária avança em com seus condomínios, o que aumenta ainda os problemas de mobilidade urbana. Hoje, diante de tudo , deveríamos tomar como providência inicial  a reorganização do Conselho Municipal do Meio Ambiente , o Condema que não existe há quase dez anos, investir das Àreas de Preservação Permanente, tentar recuperar os rios, as nascentes além de cuidar da preservação de mananciais e mobilizar a sociedade num projeto de Planejamento  que, estabeleça medidas de remediação para os condomínios erguidos sobre áreas de proteção ambiental, com nascentes soterradas.

Com esse planejamento podemos prevenir contra sérios problemas da falta de política definida para a mobilidade urbana, como a revitalização do centro a partir de um plano de melhorias no perímetro histórico.Na esteira dessa proposta é possível realinhar as políticas do Sistema Único de Assistência Social, das Diretrizes da Educação com políticas definidas para criança e juventude..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.