quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

NO SAMBA DA VAI -VAI

Política dos Bastidores
Por   Miguel Samuel de Araujo

Vai –vai , .. Salve Paulinia.
Impressionante que em seus 50 anos de emancipação política, nenhuma escola de samba de Paulínia fez uma homenagem á ela,como essa que ora se propõe a escola paulistana. E olhe  que as Escola de Paulínia sempre receberam um bom dinheiro da prefeitura. E vai daí, que houve o estranhamento por parte de vereadores e outros setores organizados da sociedade.
Coisa de Carnaval
O que chamou a atenção é fato da cidade ter sido escolhida pela agremiação que já ganhou mais de dez carnavais para ser homenageada.Oras,existem  tantas  outras tem belas histórias e mais idade. Só 50 anos com um pólo industrial, sede de uma importante refinaria e um pólo de cinema ainda em processo de rearticulação, depois de um período paralisado..
O começo da história
Da mesma forma que a equipe de pesquisa da escola se preocupou em pesquisar o começo da história da cidade, agora a pergunta que ganha força é como começou a história da homenagem á Paulínia. No dia 9 de julho de 2013, o Jornal Tribuna de Paulínia publicou com exclusividade que Paulínia seria o tema do enredo da Va- vai  e de lá pra cá, tudo correu em baixo de um quieto.. tanto por parte da oposição como da sociedade. Só agora a situação é questionada. Outro fato que chama a atenção é que as primeiras conversas sobre a relação da escola com a prefeitura não começaram agora.. vem lá de trás .
Detalhe da fantasia
Salvo melhor juizo, a primeira vez que ouvimos o assunto, foi do ex- secretário da Industria e Comércio, Jairo Junior Uma pesquisa para um enredo e a produção não se faz do dia para a noite.
Coisas de Paulínia..
O carnaval da cidade sempre foi misterioso. A prefeitura sempre repassou um bom dinheiro ás escolas  que por sua vez  na maioria dos casos contrataram oficinas e profissionais de fora. A rigor, a cidade mesmo não firmou a vocação para o carnaval de rua . Salvo exceções, as escolas sempre trouxeram pessoas de outras cidades. Agora , de duas uma, ou a história da cidade não é reconhecida pelos artistas do carnaval local , ou tudo sempre se deu na base da superficialidade com apresentações de fachada.

Por outro lado
Há que se destacar o empenho dos blocos , esses sim põe carnaval  e alegria nas ruas e a história da cidade é sempre lembrada. As situações polêmicas servem para compreender e avaliar os investimentos.
Chapéu alheio
 È que nem no esporte , quando contrata-se  atletas de fora para fazer bonito nos Jogos Abertos e Regionais, trazendo medalhas e troféus para o município  sem a preocupação de formar atletas na cidade.. È a mesma coisa.
De nossa parte
Em que pesem toda a polêmica em torno do assunto e o que trazemos aqui, haveremos de destacar a importância para o nome da cidade que terá a sua história enaltecida numa passarela, muito bom para todos e por não  com motivos de sobra para ficar todo mundo com os olhos pregados na telinha da TV.
Marketing de risco
Durante a transmissão do  desfile, rolam comentários sobre o enredo, a letra e outros quesitos. Paulínia e os paulinenses torcem por Paulínia , agora a gente não pode prever o que vai passar nas cabeças desses  comentaristas e jurados que vão definir a pontuação e classificação da Vai- vai.
História
Paulínia , é lembrada sob vários ângulos nestes seus 50 anos e seu povo aprende com cada situação. As turbulência das disputas políticas se acirram . O importante é que as secretarias funcionem de forma eficiente e harmoniosa.
Nossos votos
Que não falte soro, paracetamol, vacinas, esparadrapo, contraste para o tomógrafo e que este não quebre de vez em quando., assim que o atendimento seja humanizado , sem que precisemos ver gente em maca pelos corredores, muito triste. São coisinhas que dá para resolver  na boa..
E mais: que a discurseira  em tom de desabafo do secretário da Saúde , Renato Cardoso, seja colocada em prática. Se o problema dele, é que não o  deixam pilotar os contratos de  serviços da  pasta conforme ele falou no Conselho da Saúde , que  o presidente Aldo Guimarães deve ter tudo registrado,  então que deixem tudo nas mãos dele... Vão ver o que acontece. Se não funcionar muda tudo, inclusive o secretário..Não será ele ,  o primeiro e nem o derradeiro ..O povo não merece sofrer por questões administrativas e desencontros na gestão  ..  SÃO ESSES,  os VOTOS do cara que escreve neste canto de página..  (Miguel  Samuel




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.