sexta-feira, 21 de março de 2014

Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo

Chamou na chincha
Nem dá para acreditar , que foi preciso chamar os ocupantes de cargos comissionados numa reunião tensa para dar “ puxão de orelhas “. Ora, se é comissionado, ocupa cargo de confiança do prefeito, é o que algumas pessoas ainda  não compreenderam e por isso caem na desconfiança. Bem que essa reunião deveria ser para tratar de encaminhamentos políticos e administrativos. Que coisa, não ?..
Nosso ver
 Essas pessoas que criam casos,  nem deveriam ficar nas funções. Se continuar assim, o prefeito Edson Moura Júnior, nem precisa de adversários. Ele já os tem  juntos  dele na própria mesa. Aqueles e aquelas que realmente são parceiros do prefeito tem o dever que ajudar a governabilidade, agregar os servidores do quadros, amenizar conflitos e se possível, evitá-los. È o mínimo que delas  se espera.
O que ouvimos
Uma boataria sem fim , parece quem tem um puxando o tapete do outro, como se não houvesse a necessidade de ser um time que joga junto no mesmo objetivo. Foi nessa toada  o governo passado e virou guerra pessoal. Em plena campanha, pessoas não se olhavam, cada um ia para um canto e deu no  que deu..O cara pensava que tinha o controle da máquina, da situação política e das pessoas. Até hoje deve estar pensando..Pensando exatamente o que ele disse ao conhecer o resultado: “ o! povo ingrato “..   Né ?   
Entendam isso
È na boa que a gente faz essas observações aqui, afim de alertar  alguns  e algumas que se acham vitalícios em seus cargos , que não precisam de colegas e muito menos respeitam o prefeito que os nomeou.Quem está em cargo comissionado representa a pessoa do prefeito onde quer que esteja.  Por isso precisa cuidar da conduta e zelar pela postura, ou seja,- a pessoa  tem que ter modos . O servidor concursado é estável, esse fica quando o governo passa. Já o comissionado  não.

Quaresma  no fim
Passados os dias de ajustes políticos e administrativos, a situação começa a clarear com a ida dos fantasmas e assombrações , afastando assim, a boataria que envolve a cidade em um quadro de judicialização, que coloca de um lado o grupo do prefeito Moura Junior e do outro, o ex- prefeito José Pavan Júnior.Já estamos no meio do primeiro semestre de 2014 e tudo continua como dantes, quase que ás vésperas do processo eleitoral que vai eleger, presidente da República, governador de Estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
De nossa parte
Assim como milhares de pessoas, a gente espera que a cidade entre em compasso de normalidade administrativa , tudo nos prazos e de acordo com normas legais estabelecidas.
E os contratos
Pelo que disse o secretário da Saúde , Renato Cardozo, na ultima reunião do Conselho,  agora depende do Ministério Público  a liberação para os  contratos de emergências para o material ( constraste) e conserto  do tomógrafo  que está quebrado. De acordo com Cardozo, a empresa que tem o contrato para a manutenção do aparelho, está impedida de fornecer para o poder público por conta de uma condenação.
Estranho quadro
O secretário  informou que o Ministério  Público não aceita a contratação na modalidade emegencial, embora haja outro entendimento da Lei 8666 das Licitações..Enquanto isso, o secretário  reclama que está de mãos atadas e de seu lado a população não quer saber  dessas burocracias..

Novos Conselheiros
Usuários do Sistema   e trabalhadores da Saúde se preparam para escolher novos conselheiros. Após o pleito, a gestão também deverá indicar seus representantes. Em outros tempos, o Conselho da Saúde  foi um agrupamento de pessoas importante para as políticas do Sistema. Com o tempo, a fogueira das vaidades  e a presença de egos pessoais desagregaram as pessoas . A polêmica é salutar quando a pluralidade é respeita e conselheiros como João Teles Barreto , do lado dos usuários e Célia Capreira do lado da gestão, traziam importantes debates, que esclareciam muita coisa.
Boca do povo
 A Saúde precisa de uma Ouvidoria eficiente que encaminhe as demandas e saiba dialogar com usuários e servidores. Assim, o tempo das reuniões do Conselho poderá ser melhor aproveitado para fazer o debate da gestão.A maior parte do tempo das reuniões tem sido ocupadas com explicações e reclamações sobre falta de remédio, falta de materiais e outras coisas que a ouvidoria pode dar as respostas.
Esse é o Tuta..

O secretário do Meio Ambiente, Jorge Israel comanda uma importante  atividade neste final de Semana, que é o início da Semana da Àgua. Ele tem se empenhado para uma parceria com outras cidades para despoluir o Mini- Pantanal. Recentemente, ele se articulou com a Polícia Ambiental para uma série de medidas O fato curioso é que o apelido do Secretário gera confusão por conta de outro  político que tem o mesmo apelido. Esse outro Político adora gastar e o falatório que corre é de que ele não tem medo de nenhum corrente por conta do seu potencial de grana.. No processo de 2012, ele torrou uma grana preta e nem candidato saiu..


Jorge, Tuta, esse é o que faz com que as coisas acontecem  na cidade, sem essa de esbanjar e ostentar grana, como faz o outro que tem seu nome..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.