domingo, 19 de janeiro de 2014

PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS

Na transição entre 2013 e 2014,- nós paulinenses,  estamos como na transição de um governo para o outro, com perspectivas e expectativas, baseadas no quadro político da cidade.Agora , o  prefeito Edson Moura Junior já tem claro quais são das principais demandas da cidade e vai administrar um orçamento da ordem de R$ 1,4 bilhões. Ele também testou o potencial do time que montou  e    apresentou em 16 de julho , em meio ao clima de turbulência que marcou o dia da sua posse.
Tem que dar certo
Para quem vive em Paulínia sob o desapego das disputas políticas e dos interesses que a arrecadação de impostos provoca nos grupos, não tem outro caminho a não ser fazer votos para que a administração tenha sucesso e que as necessidades do povo sejam atendidas. A população sofreu muito com o ambiente da incerteza. Os serviço publico ficou paralisado sem que ninguém pudesse tomar  iniciativa, tudo por conta de expectativas. Agora, aprendemos uma coisa:  com um ou com o outro , a cidade é a mesma, só muda o visual. O  que podemos dizer por enquanto, é que a aparência está melhor, está sendo cuidado.
Parece  brincadeira
Falando sério, a poda de árvores, pinturas de guias e trato merecido nos jardins e pracinhas, é o mínimo. Só que nem isso era visto antes..A equipe de Moura Júnior está aos poucos se encontrando em meio aos papéis e esboçando o que deve ser feito nos sete  semestres que a administração tem pela frente, sem perder de vista que esses próximos dois representam a marca do governo. Isso porque em 2015, logo no segundo semestre as articulações para o processo de 2016 serão retomadas e pouco tempo sobra para ações de governo. Marcações firmes de opositores prejudicam um pouco  ou em muito o andamento das coisas.
Tempo sagrado
Isso quer dizer que a equipe não pode dar bobeira, precisa de coloboração mútua, espírito de time. Não como era antes, tinha dois ou três grupos de secretários, um boicotava o outro  e o mais forte com o chefe colocava os amigos na frigideira. E  a cidade sofreu. Um caso típico, foi a história da ponte sobre o Rio Atibaia que só ficou na placa, isso porque entre Jurídico, Obras e Planejamento não houve acerto e foi feio , o negócio. Internamente na administração passada aconteciam coisas  impublicáveis
Retrospectiva 2012 /2013
Dois anos juntos, não tem como falar de um sem falar do outro. A gente fala em time e transversalidade por conhecer experiências que não deram certo e comprometeram governos, exatamente por causa do estica e puxa  entre secretários e diretores.As doações de terras por exemplo na administração passada passavam por uma comissão, nomeada pelo ex- prefeito, que tinha Antônio Atauri ( Comercio e Industria) , Esdras Pavan ( Planejamento), Leonardo Ballone( Jurídico) e Rodrigo do Gabinete. Hoje, o pessoal já detectou coisas do arco da velha nos processos que se forem levadas a cabo vai tirar o sono de alguns
È  Festa , é Natal
Realmente a cidade está bonita, há muitos anos não víamos um Natal em Paulínia com a cidade decorada, isso estimula compras, oferece lazer e passeio. Antes tudo esse movimento era conduzido pela Bete de Brito, secretária do Turismo. Ela cuidava da programação, da produção da equipe e dos contratos. Tinha carta branca. Hoje, o evento envolve ale do turismo, as secretarias de Indústria e Comércio, Transportes, Planejamento, Obras,tudo bem avaliado pelo jurídicos e para a nossa curiosidade, não faltou pitacos de Mário Lacerda , presidente do Instituto Pauliprev..
Mesa farta
Muito interessante a nova fase do governo que secretários de diversas pastas se ajudam e juntos festejam os resultados. A gente só se preocupa com os ossinhos do frango que podem fazer gente apressada engasgar e causar transtornos para o dono da festa. Se houver o devido cuidado só vai nos restar o dever de contar que tudo correu muito bem..Esse é um toque para os afoitos , marinheiros de primeira festa que não sabem a dimensão da onde sobre a qual eles surfam..
Comércio & Dilemas
Uma situação que precisa ser vista na cidade é o centro  com as obras paralisados e o trânsito intenso. A gente torce por sabedoria por se tratar de um caso que envolve várias secretarias e  demandas judiciais em curso.. Tomara que o secretário da Indústria e Comercio, Wilson Machado tome pé da situação e busque guarida no colega do jurídico, Artur Freire e dos demais  das outras secretarias. Só que agora precisa ser um grupo de trabalho que inclui o Meio Ambiente por conta de possíveis impactos. Acreditamos que a equipe da atual administração seja mais eficiente e mais  interessada no assunto, do que os antecessores, quando por anos e anos,  o Esdras Pavam , o Leonardo Ballone e outros ficaram  com o processo adormecido sobre suas . A  última informação que tivemos e não foi possível confirmar , dava conta  que o ex- prefeito Edson Moura, teria entrado na Justiça para impedi r a revitalização do centro. A verdade é que a situação do centro requer atenção..
Shopping e o dilema
Assim que passar o clima e a euforia das festas, Wilson Machado deverá alinhar as conversas sobre  a empresa que irá administrar o RodoShopping, hoje sob a intervenção dele. Os lojistas querem que seja contratada uma administradora a exemplo do que fazem os condomínios e que essa passe a responder a eles que hoje estão organizados numa associação.
Alternativa
 Por outro lado, no meio dos empresários corre a notícia de que  Machado teria interesse em ver o Shopping administrado pela Associação Comercial e Industrial de Paulinia, a Acip da qual Machado foi presidente e hoje eu sucessor é o professor Hélio do Meu Colégio, amigo de Machado. Só tem um probleminha de nada, e que encasqueta os empresários. È que no quadro de diretores da Acip,está  o empresário Rodas, dono da Pró-Shopping, empresas do Estado de Alagoas que administrou o Shopping ,antes da intervenção.. È o que temos a informar

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.