sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Política dos Bastidores - Gato por lebre

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo



Gato por lebre I

Uma campanha eleitoral , em muito se assemelha com o mundo mercadológico. Sempre tem quem vende, ou melhor , que oferece uma coisa como se fosse outra coisa . Isso é fato e sempre foi assim . Agora, convencer o povo de que a outra coisa, é a coisa oferecida , é o grande desafio para um grupo político que apresenta uma candidatura e deixa explicito , que, na verdade o político candidato mesmo, é a criatura que se esconde. Pode ser que a candidatura apresentada é só uma fachada para preparar o terreno para aquele que será manipulado mais tarde, um fantochinho, tipo que vai pelas vontades do ventríloquo. É uma ideia que já ficou nítida na largada da disputa eleitoral.


Gato por lebre II
Quem conhece pai e filho, sabe muito bem que são pessoas com experiências e personalidades distintas e que todo esse barulhaço pode não passar de uma cortina de fumaça sobre os olhos do povo, tendo por trás dela, pilhas e mais pilhas de processos em andamento e outros já com sentenças em última instância e ainda estribados na Lei do Ficha Limpa.


Para concluir
Então, não é Artur Freire, o advogado , quem irá desentranhar os calhamaços e calhamaços de papéis , volumes suficientes para abarrotar pelo menos duas carrocerias de picape, tipo saveiro. Na verdade, vendem uma coisa para entrar a outra. É a nossa opinião baseada no que lemos e ouvimos. O que a gente escreve aqui é dirigido a uma minoria que sabe ler, interpretar e repassar aos demais .


Finalmente, pensamos assim:
Por mais que alguém seja capaz de manipular os que operam no campo da legislação eleitoral, cremos que essa pessoa não controla o bom senso de quem faz o peso da balança pender para o clamor da opinião pública que já formou seu juízo sobre os que transgrediram as leis. É que os transgressores foram acusados e denunciados pelo Ministério Público, fizeram ampla defesa , inclusive com enxurradas de recursos , agravos e embargos . Por fim, usaram de expedientes impublicáveis sem sucesso e ainda exercem o direito de espernear.


Papeladas
Como sempre acontece, já circula pelos meios da política que estão funcionando em pleno vapor, as fábricas de dossiês. As centrais de boatos dão prioridade para alguns pontos de destaque dessas coletas de informações que se jogadas no ventilador da opinião pública poderão mudar votos. A nosso ver, isso não passa de conversas daqueles que não sabem como se firmar numa campanha e insinuam que vão mudar de lado só para serem acolhidos. No processo passado em 2008, foi assim também. Apareceram, dossiês, gravações e filmagens de todo quanto foi lado . Todos os donos de materiais assim, levaram algo, e de resultado prático mesmo, pouco se produziu.


Nostalgia I
O processo eleitoral é importante porque ele ensina, reativa a memória e promove reencontros entre outras situações agradáveis que nos proporciona desde que saibamos administrar as tensões em alguns momentos de nervos aflorados. Outro dia, reencontramos Sônia Prado de Oliveira, ex- presidente da Câmara, ex- secretária da Saúde e ex- vice- prefeita de Paulínia com quem trocamos importantes informações. Fora do jogo político, porém atenta a tudo o que acontece, ela lembrou lutas passadas , como a mobilização popular liderada por Maria Ildete Leal e reforçada politicamente pelo seu primeiro mandato de vereadora (89/92) ,para que as casas do Jardim Leonor fossem construídas. Em sua campanha em 92, o então ex- prefeito Edson Moura assumiu o compromisso com o Movimento dos Sem Teto diante de uma forte mobilização popular.


Nostalgia II
Nessa mesma linha, também conversamos também recentemente com o ex- vereador e ex- secretário de Esportes, Luis Freiria, hoje motivado por amigos a disputar novamente uma vaga na Câmara. Luizão foi eleito vereador em 92 e se afastou para ser secretário de Esportes, nomeado por Edson Moura. Se retornar ao Poder Legislativo, Luizão pretende retomar iniciativas suas que não tiveram prosseguimento com o governo que sucedeu, Dude Vedovello, de quem também foi secretário.


Casa de Conselhos
Outra pessoa já considerada histórica na política de Paulínia, com quem conversamos , foi o ex- presidente da Câmara, o farmacêutico aposentado Nelson Peroni. Com ele lembramos a bem sucedida e abortada iniciativa do governo Dude que foram os Conselhos Consultivos Populares, órgão composto por representantes da população eleitos pelo voto direto. O Conselho debatia e encaminhava para solução, os problemas relacionados com a Secretaria de Obras e tinha inclusive uma parte do orçamento dessa pasta para atender suas demandas. Logo no início do governo Dude , notamos que a ideia não ia prosperar por ciumeira de vereadores . Na época, eles achavam que os mandatos ficariam esvaziados das indicações , requerimentos e outras coisinhas que nem vale a pena.


Pelo gongo
Só a coligação PPR /PSB na proporcional para alimentar as expectativas de reeleição do presidente da Câmara Marquinhos da Bola que teve baixas no mandato , entre elas Hércules Duarte , hoje presidente do PRB, Marcelo Souza, Edson Peixoto, Grilo, Marquinhos Somar e Antônio Carlos Lopes Pereira, o Toni, que foi para a coordenação do grupo de Edson Moura. Todos desse pessoal ou é candidato ou cabo eleitoral de outra candidatura, e o interessante que a debanda aconteceu depois que ele se tornou chefe do Legislativo.


Mãos à obra
Agora, enquanto corre para recuperar o terreno, Marquinhos cuida das obras de reforma e ampliação do prédio da Casa para a próxima legislatura que terá 15 vereadores. O presidente ainda tem que apaziguar os ânimos dos colegas que tiveram pelo menos dois assessores de cada Gabinete exonerados por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) , feito com o Ministério Público para reduzir o quadro de assessores e cortar gastos. Para o bem da verdade, administrativamente a obra está sob a batuta do diretor Hamilton Campolina Júnior, advogado, ex- secretário de Negócios Jurídicos do governo Moura e com bastante experiência em contratos.


Oportunistas
Edital publicado na quinta- feira dia 28, no Jornal Todo Dia, indica a criação de uma Associação Independente dos Servidores da Educação. Vejam bem, nunca fomos contra e não seremos contra a organização de pessoas em associações. Agora, nesse caso, baseado em nome dos articuladores, tudo não passa de politicagem. Nossa opinião poderá ser ou não confirmada com as reações a partir desse registro. Para algumas pessoas do mundo facebookiano, toda e qualquer manifestação democrática é acusada de ser coisa do PT e para agradar o atual prefeito José Pavan Júnior. Essa parece não ser de nenhum desses acusados . Basta ver de que lado está quem assina o edital


Idas e vindas
A discussão política, já pegou entre os passageiros que fazem o trajeto de Campinas á Paulínia. O próprio sistema de transportes é tema das discussões por causa da morosidade dos ônibus. O nome da empresa não é de bom grado para os usuários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.