quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Politica dos Bastidores - Preparativos Finais

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

Preparativos finais

A máquina administrativa da cidade passa pelos ajustes finais antes do processo da disputa eleitoral que começará no mês que vem. Até o final do mês, como candidato a reeleição, o prefeito José Pavan Junior, deve tomar uma série de medidas e executar ações administrativas que por certo irão marcar o seu marketing eleitoral na campanha em que ele irá se justificar para o eleitorado, porque pretende continuar por mais quatro anos no comando do Palácio 28 de fevereiro.
E do outro lado, os adversários preparam suas artilharias, uns defendem a volta de quem já governou no passado ou no mínimo o modelo administrativo dessa pessoa. De outro lado, estão os que pedem um novo projeto de cidade e por aí vai a guerra. De certa forma, em poucos dias, veremos uma cidade invadida com a propaganda política, com a poluição sonora e visual, pessoas empunhando faixas e bandeiras , carros de som e gente batendo nas portas.


O Objetivo
Por trás de tudo isso, está o interesse de administrar a partir de 2013, algo em torno de R$ 1 bilhão por ano . Como para conseguir esse objetivo vai depender do voto do povo, promessas milagrosas serão apresentadas por muitos agentes políticos, tudo muito bem embalado, bem impresso e muito bem explicado. Se observarmos muito bem as mensagens ficaremos com a impressão de que a partir de janeiro de 2013, Paulínia se tornará viável do ponto de vista econômico, sustentável na visão ecológica e socialmente correta se vista sob o ângulo da qualidade de vida e das ofertas de oportunidades para o exercício da cidadania.


Embalagens
O pessoal que lida com o marketing em vários sentidos, acostumados a dizer que o consumidor vai muito por aquilo que envolve o que está em oferta, o papel, a caixinha em fim, a embalagem. Logo, dependendo de como ou com quem, o candidato ou a candidata estiver envolvido, suas ideias serão recebidas nas ruas , nas residências e por onde mais a campanha passar . Então, não há como impedir que se conte a história e se relembre fatos.


Falando em lembranças
O assunto que mais se fala é o estado em que se encontra o centro da cidade desde que as obras do Manto de Cristal foram paralisadas por decisão da justiça em 2005. O assunto foi a manchete do CROMO na edição passada e acirrou o debate sobre as responsabilidades pelo pagamento de algo em torno de R$ 100 milhões por um projeto não acabado. A conclusão é: o centro precisa com urgência passar por melhorias e quanto ao que foi pago, cabe à Justiça. Agora, todo mundo sabe que a Prefeitura só pode pagar uma obra depois da medição e neste caso, quem autorizou o desembolso deve se explicar. Agora na campanha essa história da Pirâmide vai pegar, um caso cheio de apelos aos interesses do desvio de dinheiro, apelos dos interesses do patrimônio histórico e do sentimento religioso.


As partes
Uma fonte da prefeitura informa que o ex- prefeito Edson Moura, como pessoa física é parte da ação e por isso não sai o acordo entre a Prefeitura e a AMAPAULINIA, a Constran e o comerciante Carlos Capacle. Para celebrar o acordo e a prefeitura apresentar seu plano de melhorias, precisa da assinatura de todos e por sua vez, Moura não abre mão de sua ideia faraônica de uma Pirâmide sobre a Igreja com um sarcófago nas escadarias da mesma. Sendo assim, o próprio Moura é quem causa estorvo, segundo a Prefeitura.


Exigências
O comerciante Carlos Capacle é parte porque ele é autor de uma das ações que paralisou as obras, assim como a Oscip AMAPAULINIA que conseguiu a liminar fez algumas exigências , porém o secretário de Planejamento Esdras Pavan disse que embora elas sejam fora de contexto, a situação se complica por causa da posição de Moura. Então, o processo vai pra julgamento.


Obra importante
Se o pessoal de Moura , leia-se Artur Freire, Mário Lacerda e Cia -, não ficar de brincadeira de usar da Justiça, provocando o Ministério Público para barrar projetos, a prefeitura vai avançar no processo de contratação da empreiteira que irá construir a ponte sobre o Rio Atibaia ainda neste mês. Tentaram melar o edital, inclusive apontando o nome da vencedora com mensagem cifrada e deram com os burros n’água. Depois foram ao Tribunal de Contas.


Sinceridade
Não é possível acreditar que Regina Matos e o filho Rodrigo Eustáquio falam a mesma língua de Edson Moura no processo político. Enquanto Moura junta pedra e agrega pessoas, os dois pregam a discórdia pelos grupos do face. O rapaz que já vendeu para a prefeitura no passado se esquece das histórias e processos que abraçou e expõe o padrasto na rede ao provocar intrigas. Ela, a mãe que cuidou das contas do Centro de Ação Comunitária, o Caco, parece ter esquecido das anotações do Tribunal de Contas e outros gastos que fez . Assim, eles atiram para todo quanto é lado sem medo do ricochetear das balas. É uma metáfora para os inteligentes, viu ?


Aliviado
Esse é digno de registro. O presidente da Câmara, Marquinhos Bernardes, o Marquinhos da Bola , lembrou em evento da prefeitura na noite da última terça- feira, dia 5, que ele foi contra a decisão de Moura pela retirada das bolsas de estudos e agora fica feliz por vê-las de volta por decisão de Junior Pavan, atual prefeito. Marquinhos lembra que na época, sofreu criticas e pressões por se posicionar a favor dos estudantes que fizeram muitas manifestações. O ex- prefeito, Edson Moura nunca justificou sua atitude de frustrar os sonhos dos jovens e familiares.


Hélio do Carmo
Enquanto a maioria dos lideres e dirigentes partidários passaram pelo menos por quatro partidos diferentes nos últimos dez anos, Helinho continua firme no PSB , o atual partido do prefeito Junior Pavan e o mais interessante é que nessas negociações todas, ele acaba sempre sem ser contemplado com cargos ou outras vantagens, é o que ele próprio diz. Hélinho, hoje secretário geral do PSB é assim, desde os tempos em que o prefeito era o seu tio, Dude Vedovello. Por muito tempo, ele foi do PMDB de Moura e saiu para organizar o Partido na cidade, cujo presidente agora é o médico Ademir Gomes, pai de Aroldo Gomes, assessor especial na Secretaria da Cultura.


Chapa pronta I
O PT de Paulínia, concluiu a chapa pura no sábado dia 2 de junho, com Dixon Carvalho, pré- candidato a prefeito e Roberto Yamada , pré- candidato a vice prefeito, em reunião do Diretório quando 16 membros votaram em Yamada, outros oito votaram em Maria Ildete com três abstenções. A coordenação política da coligação PT/PR realizou uma pesquisa com 19 nomes de pretendentes ao posto de candidato a vice.


Chapa pronta II
Embora o nome do possível candidato a vice- seja do PT, o presidente do PR, o médico Carlos Pazetti acredita que o grupo político em torno de Dixon Carvalho continua forte porque agora ele pretende costurar a coligação na chapa de candidato a vereador. O empresário Francisco Fernandes Junior, o Chiquinho Vapor, também conhecido como Chico Vaca Brava , o segundo colocado na pesquisa acrescentou que o fato de o PT ter chapa pura, ele continua com seu propósito de apoiar a candidatura de Carvalho.


No Governo


O tecnólogo industrial, especializado em linhas de terminais de alta e extra tensão, Rodrigo Otávio Guimarães, o Rodrigão do Trem Mineiro aceitou o convite do prefeito Junior Pavan para ocupar um dos cargos de diretor na Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Ele vai promover a interface entre a administração e as empresas prestadoras de serviços, com a perspectiva de aproveitar a mão –de obra ociosa da cidade e preparar trabalhadores para novas vagas .


Fingimento em jogo

No processo de uma disputa eleitoral, tudo é possível. Quem tem algo a oferecer finge agradar e atender. Por sua vez, quem busca finge estar feliz com o que lhe é oferecido e assim todos se enganam com as aparências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.