sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Politica dos Bastidores - A Urna Treme

Política dos Bastidores
Miguel Samuel de Araujo

A urna treme

Em véspera de começar oficialmente a campanha, os candidatos e cabos eleitorais focam nas expectativas de votos e para isso não medem esforços. Já existem histórias ainda não confirmadas de promessas e ofertas nunca antes vistas e de candidatos empenhando palavras à eleitores. Acontece que um eleitor acaba sendo abordado por muitos até o dia da votação. A empolgação é tanta que já tem novato contando com a vitória ou no mínimo uma votação expressiva para garantir um espaço político.


Pagou mico
Entre as máximas que chegam até nós, tem aquela de um candidato que esqueceu o celular na casa de um eleitor. Ao voltar para buscá-lo ele acabou num tremendo bafafá para que o aparelho fosse devolvido. Foi só aí , que caiu a ficha do esperto de que alguém poderia ter acessado a agenda com informações e imagens que podem comprometê-lo . Esse está enrolado,ninguém segura uma fofoca dessa. Se ele bater o pé em tom de ameaça, sua agenda vai parar nas mãos do delegado. Então, que vá pelo bom senso.


O político racha
Depois de tudo acertado, Helinho do Carmo, cismou de bater chapa com o prefeito José Pavan Júnior, candidato a reeleição na Convenção do PSB, marcada para o dia 30. Helinho é da direção do partido e um cara muito escolado na política. Com certeza, os adversários de Pavan o aplaudiram. Agora, a Estadual do PSB, mais precisamente o deputado federal Jonas Donizete, repudiam a iniciativa e intervirão no caso.


Tentação
Circulou nos meios e nos bastidores da política que a direção Estadual do PT do B que tem como filiados o secretário municipal da Saúde , Marcos Teixeira e do vereador Gustavo Yatecola , estaria assediada para deixar a base do prefeito Júnior Pavan. A ideia era tão atraente que os olhos do vereador Doutor Gustavo até cresceram e quase que ele colocou a mão no ouro. Mas foi por pouco, o fato só não se consumou , porque os mensageiros foram interceptados na estrada.


O povo geme
A gente sabe muito bem como acontecem muitas montagens de legendas na cidade , sendo que hoje o caso mais comentado é o do PRB, cujo principal dirigente é um pastor de uma igreja nacionalmente conhecida. Segundo uma fonte, o caso foi do tipo que alguém saiu do noivado e não devolveu o presentinho, ou seja, levou o anel que recebeu para selar o acordo.


Profético
O pastor dirigente da legenda, fez um acertou com o grupo do prefeito José Pavan Junior e segundo contam, o homem de Deus lambeu a rapadura e em seguida, correu para o pessoal do ex- prefeito Edson Moura e devolveu o partido ao grupo do qual saiu para aderir ao prefeito. Pois bem, ai, a gente depara no face com a mensagem de Paulo Mota do mesmo partido e da mesma igreja assim : “ Quando o ímpio governa o povo geme”. Sinceridade, não deu para entender a gemedeira e nem a quem ele se refere como “ímpio “.


Fundamentalista
Não há como deixar de registrar uma pérola expressa numa conversa entre o candidato e o eleitor abordado. Insistente para convencer o interlocutor, o político sai com essa “olhe, eu estou convencido da vitória, Deus já me mostrou”. A resposta foi essa: “olhe se você tem certeza que Deus lhe assegurou a vitória, só me resta dizer amém e esperar o dia sete de outubro para o culto de agradecimento”.


Repercussão da Festa

Foto da Convenção do PMDB , do dia 17 de junho, postada no facebook , revela o contraste do Circo La Fiesta anunciando o espetáculo “ A Galinha Pintadinha”- no terreno baldio em frente a Câmara e o vuco-vuco protagonizado pelo ex- prefeito Edson Moura que chegou no prédio junto de familiares e correligionários. No dia anterior, no mesmo local onde está o circo, pousou um helicóptero adesivado nas cores e com as iniciais do Partido Comunista do Brasil( PCdoB), com o vereador Palito , candidato da legenda que também fez convenção no plenário da Câmara.


Louro José
O vereador Palito que saiu do DEM pelo qual foi eleito e foi para o PCdoB para ser candidato a prefeito, inovou a propaganda e agitação. Uma frota de carros adesivados com a foto do moço e a expressão : “ um olhar para o futuro “ desfila pela cidade. Além de chegar na Convenção a bordo de um helicóptero, a foice e o martelo nas cores vermelhas, tradicional marca do PC do B , foram substituídos no material de propaganda política por um coração , que lembra o programa “ Mais Você “de Ana Maria Braga pela Rede Globo.Para o cara que vos escreve, a mensagem de Palito deveria ser : PC do B, quem te viu e quem te vê , há!,há! há!...


Composições de chapas
Pelo andar da carruagem, não é só o Bonavita que está com o futuro político ameaçado por conta de condenações. Tem mais gente, inclusive ex- presidentes de Câmara enroscados com suas contas no Tribunal de Conta do Estado. Um novo quadro poderá revelar surpresa na Câmara para a próxima legislatura.


Estratégia
Dirigentes e pré- candidatos a vereador pelos partidos da base do atual prefeito José Pavan Junior (PSB) saíram animados da conversa com o publicitário, Chico Santa Rita, no sábado dia 16 , no Espaço Vila Marieta. O presidente do PRT B, Hércules Duarte, avalia que em três meses de campanha, a cidade de Paulínia será tomada por um vendaval de informações que vai definir o jogo.


Sem papas na língua..



Nosso assíduo leitor, o seu Petrúcio, conhecido pela coragem de expressar o que pensa sobre o que acha que está certo ou errado, lembra da luta para que a Pirâmide não fosse erguida sobre a Igreja de São Bento e conta como se sente diante das histórias que hoje cercam a nossa política, conforme revela a ilustração de Mário Gralha


Sensações
Dentre os comentários da glamourosa Convenção que escolheu Moura como candidato a prefeito e Bonavita , como vice, decidimos destacar as impressões da loiraça Lucia Abadia. Pelo tom dos comentários recebidos e cliques em curtir sua postagem, cabe aqui a reprodução na integra do que ela que diz com seu refinado vocabulário no grupo Democracia Facebookiana:
Pessoas que gostam muito de impressionar são iguais aquelas pontadas no coração: até parecem importantes, mas na verdade, são apenas gases. Em seguida, ela disse que depois do fato, decidiu manter comprimidos de luftal na bolsa para aliviar situações assim. São os efeitos da presença de Moura sobre fãs e admiradores.

Show in remix


Nada mudou a não ser a ordem da entrada dos coadjuvantes no palco e alguns novos figurantes, tendo como co-protagonista o herdeiro e um ligeiro flashback.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.