sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Politica dos Bastidores - O Laranjão

A Política dos Bastidores



Por Miguel Samuel de Araujo



O Laranjão
Impressionante como foi muito bem sacado o nome do viaduto da entrada da cidade, foi uma jogada de gênio que fez com que a cidade de Paulínia, embora nada tenha a ver com Limeira, ficasse conhecida como a terra da laranja, do laranjão e do laranjinha há! há! há !.. Agora vem a campanha eleitoral e relembram o chavão “ Laranja neles”....e “ cana neles”.. Essa brincadeira já deu confusão.


A história
É que nos anos 80, diziam que o ex- prefeito Edson Moura, era o político laranja. Ele perdeu duas eleições e emplacou na terceira. Então seus apoiadores adotaram como slogan da campanha a expressão “ Laranja neles”. Agora, com a notícia de que Moura estaria envolvido no esquema de Juquinha das Neves, parece confirmar a expressão que reproduziu muitas laranjas pela cidade.


Falando sério
Mal começou a campanha eleitoral e já deu para perceber o foco das candidaturas. Infelizmente é como sempre, a remoção do que guardam sob os tapetes. Cumprimos um papel dentro dos nossos limites, levantamos dados e informações e oferecemos à sociedade uma versões de fatos que podem servir de orientação para decidir na hora do voto.


Os discursos
Já nas convenções é possível notar com clareza qual é a linha das falas. O grupo do Moura , ataca o pessoal do Pavan e prega a volta daquele estilo de ostentação e culto à personalidade do próprio Moura, como se fosse ele um avatar que salvaria a cidade. Já o discurso de Pavan é mostrando o que herdou de Moura, as dificuldades para organizar as ações e resolver pendengas, como o Mini Pantanal, Certidão Negativa de Débitos (CND) e financiamentos de casas populares.Enquanto isso, Dixon Carvalho reforça o discurso do projeto do PT que tem como base os projetos do Governo Federal e na boa aceitação popular do governo de Dilma Roussef.


Baixa
Justiça seja feita. Deixamos de mencionar na edição passada entre as baixas do mandato do vereador Marquinhos da Bola , a insubstituível ausência de Claudomiro José Amaro, o Mirão, que nos deixou no ano passado . Seu nome será sempre lembrado entre os articuladores da política dos bastidores, como um leitor assíduo e critico de nossas observações. Porém, antes de tudo, um amigão das boas conversas nos pontos de cafezinhos da cidade.


Times prontos
Mesmo do lado dos vereadores que buscam a reeleição, como daqueles que tenta se eleger pela primeira vez, neste final de semana, eles apresentam seus times. Uns já fizeram os acertos reforçaram suas equipes e substituíram os que saíram ou foram dispensados. Outros buscam reforços em outros times e preparam o material de campanha.


Os vices
Embora o papel de um vice seja conhecido de todos, em Paulínia sempre gerou polêmica a escolha de candidatos a vice- prefeito. Se é uma pessoa com muita experiência dizem que pode ofuscar o titular, se é novato nos meios , já antecipam que em caso de precisar substituir o titular, não vai dar conta do recado . O mais interessante nisso tudo é que os mais críticos dessa situação, são exatamente aqueles que defendem renovação na política com novos nomes .


O nome da Vanda
As pessoas se declararam surpresas a escolha do nome da candidata a vice de José Pavan Júnior, Vanda Camargo (PSDB) . Pavan foi eleito tendo Simone Moura como vice. Tirando Simone e colocando a Vanda podemos notar uma significativa diferença. Vanda tem feito um excelente trabalho na APAE, foi do CMDCA , o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conseg , o Conselho da Segurança .


Pianista
Já que gostam de brincadeiras, a piada que circula é seguinte. Dizem que os adversários de Pavan estão mais preocupados com a vice por um único motivo . Há 20 anos como papiloscopista da Policia Civil é ela a responsável pela retirada de impressões digitais de presos e indiciados em inquéritos. Para alguns políticos poderá ser duplo constrangimento, precisar esticar o dedão para dona Vanda suja-lo de tinta e fazê-los tocar piano , há! há! há !..


Com essas e outras
De pérola em pérola, a campanha vai se tornando interessante e os baús vão sendo revirados . Cada um fazendo o seu e tem até uma senhora no Facebook dizendo que processa esse e processa aquele, diz que tem influência nos tribunais. Como uma pessoa forte dessa com forte tráfico de influência deixa a Polícia Federal apertar as banhas de seu queridinho? Essa dona é um blefe, há!, há ! há !.. Agora também tem aquela história que rola no facebook do cara que foi flagrado postando fotos alusivas ao crime de pedofilia . Essa é uma situação que pode dar muitos panos para as mangas.


Programas sociais
Numa rápida conversa com o secretário da Saúde Marcos Teixeira e a da Educação, professora Estela Sigrist ouvimos a preocupação deles com as crianças em situação de vulnerabilidade social . A ideia é fortalecer uma rede com todas as secretarias num projeto único . A Saúde e a Secretaria da Criança e do Adolescente podem puxar a conversa com Esporte e lazer, Segurança e a sociedade.


Conselho
Estela se declara satisfeita com a posição do Conselho Municipal da Educação que a seu ver representa um avanço no processo da democratização das relações no ensino, porque envolve todos os segmentos. A exemplo de outros conselhos, uma vez fortalecido, o Conselho da Educação se torna um importante instrumento para a gestão democrática.


Inaugurações
O prefeito José Pavan Júnior conclui suas inaugurações no final de semana e parte para a campanha da reeleição. Seus adversários políticos estão de olho em cada passo dele, para que órgãos públicos não sejam usados à revelia da lei eleitoral. De máquinas fotográficas e filmadoras em punho, Mouristas estão sempre presente em atos de Pavan. O prefeito tem sido tão contundente em seus discursos que já apostam que os Mouristas em breve serão convencidos.


O filme
Para entender o Trem Pagador
Foi um dos crimes mais audaciosos da história, quando, sem disparar um tiro, um bando assaltou um trem que levava depósitos bancários da Escócia para Londres. Na ação, ocorrida em 8 de agosto de 1963, no condado inglês de Buckinghamshire, a quadrilha embolsou 2.631.784 libras esterlinas, o equivalente hoje a mais de 9,2 milhões de reais! Mas a festa acabou cedo. Por causa de uma série de vacilos, apenas 5 dos 16 membros da gangue escaparam da polícia - o resto foi parar na cadeia, incluindo o folclórico Ronald Biggs, que virou "celebridade" ao se refugiar no Brasil. Biggs escapou da prisão subornando os guardas e passou anos foragido, até que, em 1970, veio para o Rio,


O refúgio da Lei
Por mais consciente que um criminoso esteja de seus atos, sempre que o cerco aperta, ele busca refugio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.