sexta-feira, 30 de março de 2012

A Política dos Bastidores - Questões Pertinentes

A Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

Questões pertinentes

No mundo da política, as pessoas revelam suas faces verdadeiras em atitudes e comportamentos menos esperados e não há como ser de outra maneira. Alguns nos surpreendem e outros confirmam nossas impressões. Vejam a disputa em Paulínia, entre os grupos do ex- prefeito Edson Moura e do atual prefeito José Pavan Júnior. Do lado da oposição, cumprem o papel de apontar falhas, problemas e críticas aos atos do Executivo. Já o grupo do prefeito se defende com ações e projetos, muitos ainda em andamento.


Perfeitos
A impressão que dá, é que a oposição é formada por paladinos da moralidade, da impessoalidade e razoabilidade em tudo. Pessoas capazes com soluções prontas para todas as questões que vão desde a mobilidade urbana, até para o controle das bostinhas dos pombos. Aí, se prestarmos mais a atenção, veremos que não se trata de ninguém mais do que o grupo de Moura que já administrou por três vezes a cidade e só levanta tais questões por causa do rompimento entre Moura e Pavan que os deixou fora da máquina.


A rigor
Não há como negar muitas situações adversas em vários setores e a morosidade da máquina para solucionar problemas sérios em Educação, Saúde, Segurança Pública entre outros. De modos que Paulínia vive a efervescência das ideias às vésperas de uma campanha eleitoral que terá três agrupamentos na disputa: O grupo de Júnior Pavan, o pessoal do Moura e o PT com Dixon Carvalho.


A cidade
Se esse pessoal que se declara oposição está mesmo disposto a debater e buscar soluções para questões que afligem a cidade, que comece pela história de cada situação grave para produzir então um planejamento que atenda as demandas, sob pena de esbarrar em feridinhas. Às vezes, eles se esquecem de que uma única empresa levou mais de R$ 20 milhões da saúde em um período muito curto. Era um contrato para gerenciar as farmácias das Unidades Básicas de Saúde. A Home Care já havia sido denunciada em outros municípios por fraude e outras irregularidades. Mesmo assim foi contratada em Paulínia.


Desta feita
Os questionamentos ao sistema de saúde não deixam de ter sentido. Só que não deve perder de vista esse e outros casos de práticas criminosas . Outro dia vimos uma postagem na rede do facebook em que a usuária defende pena em dobro para os crimes praticados contra o sistema de saúde. Concordamos com ela , desde que as penas sejam retroativas.


Humanização
A secretária Municipal da Saúde, Mônica Rosa Focesi , reconhece uma série de situações críticas da área e aponta a política de humanização como um dos caminhos para resolver demandas. Ela participou da sessão solene de abertura da Campanha da Fraternidade 2012, realizada na Câmara Municipal na noite de quinta- feira , dia 29 de março.


Mobilidade I
Os passivos ambientais e suas causas deveriam estar na pauta daqueles que se acham o dono das soluções. Basta ver o site da Cetesb em áreas contaminadas para ver o que tem para ser remediado na cidade. Tem ainda a pendenga da Constran no projeto Manto de Cristal que levou 90 milhões e nada saiu.


Mobilidade II
Não fosse o empenho da sociedade civil organizada, até hoje Ginásio de Esportes do Jardim dos Calegaris não estaria sendo muito bem usado , como está com as Escolinhas de Esportes da Prefeitura. O espaço havia sido transformado em depósito de material para o Projeto do Manto de Cristal. Hoje, ninguém sabe no que as estruturas esculpidas em mármore poderão ser usadas. Eis aí, outra questão que se for mexer sobra para o Estado Maior do ex- prefeito Edson Moura.


Tuta e Lunardo
Conforme já estava previsto, deu errado a estratégia de levar o PPS ,Partido Popular Socialista, para o grupo de Moura, ou lançar Tuta como candidato a prefeito . A direção Estadual mudou a Comissão Provisória e manteve o PPS na base de Pavan. Com isso, está colocada uma pá de cal na ideia de Tuta ser candidato a prefeito.


Os nomes
Agora, a nova Comissão Provisória está composta assim: Erlei Antônio Bernardo, presidente; José Antônio Giunco, o Zeca da Auto Elétrica, tesoureiro; Carlos Alberto Coelho, o Grilo, José Henrique de Oliveira , Zé Henrique e Marcelo de Souza, membros.


Esse é o jogo
O PPS foi reorganizado em Paulínia com pessoas que estão nos cargos comissionados, entre eles, João Lunardo na época que estava como assessor no Jurídico. Por conta dessa situação, Lunardo ficou sem a presidência do PPS e fora do cargo. Tomara que agora, ele pense para garantir seu espaço político e que o Tuta também saiba medir seu tamanho político.


Impressionante
Tudo não passou de um balão de ensaio. Tuta nunca saiu do traço nas pesquisas e teve sua imagem vendida como pré- candidato a prefeito em condições de disputa, pode uma coisa dessas ? Depois ficou nas expectativas criadas pelo dirigente nacional Roberto Freire, outra raposa da política nacional que sabemos muito bem de quem se trata.


Cavalo errado
O jogo era outro e o Tuta é muito bom para o jogo de bastidores do futebol, em Paulínia e só. No Paulinia FC, Tuta pode ser o cara. Ele compra e vende o passe da meninada. Agora, na política, são outros quinhentos e põe quinhentos nisso há!, há ! há !... Ele achou que dava as cartas na política também numa tabelinha com João Lunardo. Desaforado com o desfecho das coisas, ele foi jogar com o Estado Maior do Taquaral, tendo como interlocutor, ninguém menos que o ex- vereador Mário Lacerda. Não emplacou. Moura nunca, vai dar uma legenda de mão beijada para Lacerda . Se agora, Tuta continuar com essa sede toda , mesmo sabendo de futebol, mais uns passos adiante ,a cartolagem da política o enrola e ainda toma o dinheiro dele. Quem avisa, amigo é ! E de graça


Lavou tá novo

Alguns analistas políticos e observadores jurídicos avaliam que a Justiça Eleitoral terá dificuldades para fazer cumprir a Lei da Ficha Limpa ainda nas eleições deste ano. É que pela Legislação , os promotores eleitorais terão dificuldades para analisar pedidos de impugnação no prazo de cinco dias, conforme a Lei, segundo publicou a Revista Jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.