sexta-feira, 23 de março de 2012

A Política dos Bastidores - Na Dança dos Partidos

A política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Na dança dos partidos

Ele investiu muito de seu tempo para construir uma candidatura e no primeiro obstáculo nem pode pensar em deixar tudo de lado. Sandro Caprino pensa naqueles e naquelas com as quais ele sempre pode contar. Ele deve rever a posição, por as coisas nos devidos lugares, os pingos nos is e retomar o projeto. Sandro Caprino alia a experiência de assessor parlamentar e liderança numa comunidade em um acúmulo político que o credencia para colocar o nome em disputa nas eleições de 2012, por uma das 15 vagas na Câmara. O comando Estadual do seu partido, o PRB (Partido republicano Brasileiro) trocou a direção do diretório municipal, conforme está na nominata publicada no site do TSE na semana passada. Agora o PRB volta para a base de Júnior Pavan.


Meras letrinhas
O mesmo desafio está colocado para Paulo Mota que há muito tempo também constrói seu espaço. Acontece que o PRB na verdade, apenas reafirma o compromisso assumido em 2008, quando participou da coligação que elegeu José Pavan Júnior para prefeito, conforme lembra o próprio comando da legenda em SP. Com o rompimento entre o ex- prefeito Edson Moura e o atual Júnior Pavan, as pessoas também se dividiram e os partidos agora reafirmam suas posições para as disputas de 2012.


Experiente
Sandro Caprino, sabe muito bem como as coisas acontecem nos bastidores da política, o carteado dos homens de cúpula partidária e as composições de legendas. Em 2008, Sandrinho estava na linha de frente do PPS , fechadinho com o então candidato a prefeito pelo PT Dixon Carvalho. De uma hora para a outra, a Estadual decidiu se enveredar para o lado que estava a candidatura Pavan. Lá se foi o Sandrinho, levando junto outras legendas, o PSL e o PC doB. Por pouco, ele não se elegeu e até hoje, todo mundo sabe que se o PPS estivesse na coligação do PT , com Dixon, Sandrinho seria vereador e possivelmente Carvalho seria o prefeito eleito.


Reconhecido
Neste sentido, os pré- candidatos não devem dar ouvidos aos que fazem intrigas, eles devem tocar seus projetos e sendo eleitos se posicionem. Muitos dos que hoje inflamam Sandro e Mota contra o grupo ao qual o PRB está alinhado , são pré- candidatos e querem vê-los de meros cabos eleitorais. São pessoas que viam seus redutos ameaçados e torciam contra eles de forma discreta, sabemos disso. Que eles e os demais do PRB ergam suas cabeças, reintegrem à composição da qual faziam parte em 2008, e mantenham firmes as suas pré- candidaturas . Do contrário, estão pondo em risco a grande chance que se apresenta em 2012, construídas por eles com o fortalecimento do PRB.


Outros casos
O exemplo da situação pela qual passam Sandrinho e Paulo Mota, poderá ser vivenciada por outras pessoas, cujos partidos, suas direções estaduais possam mudar diretrizes. Na fase pré- eleitoral, os caciques das estaduais se mexem mesmo, como é o caso do PSC que está em fase de conversas. O grupo partidário que elegeu Junior Pavan está se rearticulando.


Sendo assim
Os políticos devem ter discernimento para compreender as razões das mudanças. Outros casos são partidos instalados na cidade que perdem filiados. São pessoas que abrem mão de suas possíveis pré – candidaturas. Isso acontece porque a pessoa percebe que o partido no qual está filiado não oferece condições para a disputa de uma vaga na Câmara . Como não há mais tempo para se filiar em outro a pessoa deixa o partido, como foi o caso da Vera da Lista e outras duas que deixaram o PDT.


Matemática eleitoral
Os pré- candidatos a vereador precisam levar em conta que para o partido político eleger um vereador dentre eles, é preciso que se atinja o coeficiente eleitoral . Pode ter coligações na chapa de vereadores formada por dois ou mais partido com 30 nomes no máximo. A coligação precisa ter no total, uma quantidade de votos referente ao resultado da divisão do número de votos válidos pelo número de vaga, no caso 15.


O caso Loira
Por mais que queiram seus adversários políticos, o vereador Loira , está em plenas condições para recorrer da decisão da justiça que o afastou da função. Loira disse que não foi notificado. Seus advogados acreditam na possibilidade de ver prosperar o recurso. Eles entendem que o vereador não foi ouvido no processo, fato que o favorece.


Decisão do Tribunal
O pagamento dos 64 dias de greve dos servidores municipais , não deve acontecer como previa o sindicato e o advogado da categoria. A Prefeitura de Paulínia informa que recebeu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (22), a decisão em relação à ação cautelar movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia, que suspende a decisão que previa o pagamento dos descontos salariais dos servidores, que deixaram de trabalhar em razão da greve, e não aceitaram os acordos. A decisão é do desembargador Coimbra Schmidt.


A Associação Comercial
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia (ACIP), Wilson Machado, vem protelando a convocação da nova eleição , conforme determina a Justiça porque o processo realizado se deu em desconformidade com o estatuto da entidade. A eleição foi anulada, ele recorreu e o Tribunal de Justiça manteve a decisão da Justiça local. O grupo liderado pelo empresário Mizão Santimaria pede que a Justiça determine que Machado convoque nova eleição publicando edital conforme estipula a regra.


Na mira do TCE
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou irregular contrato firmado entre a Prefeitura de Paulínia e a construtora Mello Azevedo em agosto de 2008, para a construção de casas populares e equipamentos públicos de infraestrutura. A licitação foi de R$ 149 milhões.
O ex-prefeito Edson Moura (PMDB) foi o responsável pelo contrato. É mais uma pendenga da administração passada que atrasa a conclusão de importantes projetos que beneficiam a população.


Ponto de encontro
A feira livre que acontece aos domingos no bairro São José, se tornou referência para muita gente que sequer conhecia aquela região da cidade. O local se tornou conhecido a partir das notícias das festas de aniversário da cidade, onde o prefeito José Pavan Junior e secretários estiveram comendo pastel.


Caminho estreito

A aprovação da Lei que impede a candidatura daqueles e daquelas que estão condenados em tribunais, virou tema central das discussões sobre política. Existe gente achando que tudo ainda poderá ser mudado e tem ainda os que acham que em Paulínia, a Lei da Ficha Limpa irá acabar com expectativas sobre candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.