sexta-feira, 9 de março de 2012

A Política dos Bastidores - Exercício

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo
miguelsamuel@bol.com.br


Exercício

Independente da conclusão final, a sessão ordinária da Câmara realizada na terça-feira, dia 6 , foi um rico aprendizado para quem esteve presente, pelo modo em que as pessoas se comportaram. Apesar dos ânimos exaltados, tanto de um lado como de outro, os trabalhos não foram interrompidos e nem a Guarda Municipal foi exigida. A rigor, quem acompanha o processo político em Paulínia, sabe muito bem que dificilmente a oposição na Câmara consegue 2/3 dos votos contra a administração. O fato apenas reforçou as lições que regem os costumes então considerados democráticos da casa.


Constituição da Casa
Assim como no Congresso, a Câmara de Vereadores de certa forma representa a cidade em sua diversidade de ideias, concepções e conceitos. Então, não há como exigir que tudo seja unânime, ou como a gente quer. A constituição foi escrita também dentro de um ambiente de pluralidade , sendo por isso, considerada democrática . Basta ver, que o colégio que escreveu a Carta Magna de 1988, teve representantes dos bancários, banqueiros, trabalhadores rurais, fazendeiros, evangélicos, católicos, metalúrgicos ,químicos , farmacêuticos , Fiesp, representantes de federações ora de trabalhadores, ora de empregados, intelectuais, analfabetos e outros segmentos da sociedade. Ali, travou-se o debate, votou-se emendas e disso tudo saiu nossa Carta , que ainda não agrada a todos.


Desta forma
Temos que concordar que o processo democrático se constrói com a pluralidade e com o tempo. Cabe ao povo o dever de escolher quem melhor o representa nas instâncias públicas. Neste sentido, quem está lá, é porque foi escolhido e tem representatividade na sociedade.


Pensamento atrasado
Se alguém exige curso ou outra habilidade qualquer para que alguém seja candidato a este ou aquele cargo eletivo, desde vereador até o presidente da República, está totalmente desconectado do processo de construção da democracia e impondo uma condição elitista para reger a sociedade, um modelo que só favorece os donos do capital e a especulação financeira.


Posicionamentos
Que os vereadores Francisco Bonavita (PTB) , Siméia Zanon (PSDC) , e CustódioCampos (PT) iam votar pela abertura da Comissão Processante para investigar possíveis práticas de atos de infração administrativa pelo prefeito José Pavan Junor, com seu afastamento imediato e cassação do seu mandato já era sabido . Agora, estranha mesmo foi a posição do vereador Palito, que sempre votou a favor do prefeito. Dessa vez, ele votou com a oposição. Sendo vereador do PCdoB , imaginamos que ele tenha seguido orientação do Diretório Estadual para mostrar força e negociar algo mais concreto lá na frente.


Uma prática
Orientado pelos dirigentes da Estadual , vereador de Campinas , Sergio Benasi e pela dirigente Nádia Campeão, o PCdo B se comportou exatamente assim em 2008, em Paulínia , quando já estava tudo fechado para integrar a coligação do PT com Dixon, candidato a prefeito. Dirigentes do partido em Paulínia já estavam engajados na campanha petista e no apagar das luzes do prazo, eles receberam a ordem para entrar na coligação de José Pavan Junior. A cúpula do PCdoB não se importou com a debanda de dezenas de filiados, entre eles o presidente do Diretório Municipal, que se filaram ao PT onde estão até hoje


Estratégia I
O vereador Palito tem votado com a administração e tem oito pessoas em cargos de comissão ( CC) indicadas por ele . Na verdade, ele quis mostrar o peso político ao grupo de Pavan sem medir consequências. Palito deve estar desapontado por causa da notícia de que o vice de Junior Pavan poderá ser o empresário Valmir Brustolin, do PSDB, e ele vêm pleiteando a vaga de vice de Junior Pavan em 2012, desde o final de 2010, quando foi obrigado a abrir mão de ser presidente da Câmara para ceder o lugar para o atual presidente Marquinhos da Bola e ainda deixou a chapa liderada por Siméia Zanon.


Estratégia II
Dizem nos bastidores que Palito sempre teve como certo, que ele é o candidato a vice de Pavan e que teria ficado ressentido com o grupo do prefeito por ter inclinado para o ninho dos tucanos. Mas há que se considerar o tempo que ainda tem pela frente para entender que tudo pode mudar. O PCdo B sempre foi assim e os membros da cúpula parecem ter um débito político com o ex- prefeito Edson Moura.


Rodashopping
Em audiência no Fórum de Paulínia, representantes da empresa Pró-Shopping e da Prefeitura, no caso o secretário de Negócios Jurídicos Leonardo Ballone, trataram de um acerto para a gestão do Complexo da Rodoviária Shopping . O secretário não respondeu nosso pedido de explicação até o momento de encerramento desta edição.


Estratégia III
O nome do empresário de transportes e criador de avestruz, Valmir Brustolin pode não ser o consenso no grupo de Junior Pavan. Ele foi apresentado por Pavan aos dirigentes dos partidos de sua base aliada em reunião com as presenças de deputados do PSDB e PSB. Segundo fontes da Política dos Bastidores, o PSDB reforça a tática da administração Pavan junto ao governo do Estado. O nome do vice será apresentado oficialmente no final do primeiro semestre, prazo estipulado pelo calendário eleitoral.


Imparcialidade
A grande senha para identificar o tipo conservador na sociedade ou a pessoa extremista seja ela de direita ou de esquerda , é quando essa pessoa se declara, ou insiste que alguém cujas ideias ela discorda, seja imparcial. É onde cada um mostra a cara e a que veio parar no lugar em que está .


Guerra Santa
Por falta de argumentos convincentes para sustentar que as ideias suas prevaleçam, o tipo de direita ou de esquerda , prefere chamar de parcial quem vai por outra linha de raciocínio. Ele insiste tanto a ponto de levar o assunto para um campo que se assemelha ao fundamentalismo, tornando assim o foco do assunto na luta do bem contra o mal. Claro que desse jeito o tipo boçal que apresenta a ideia, representa o bem, né ? Alguns usam até trechos da Sagrada Escritura, profecias e vãs pregações como justificativas e se dizem imparciais.


Pensando bem
O ex- prefeito Edson Moura, parece ter transformado seus aliados, os mais idólatras num grupo fundamentalista e que só o que ele prega é verdade. Com a aprovação da Lei do Ficha Limpa, o grupo caminha para o esfacelamento pelo desencanto com a possibilidade do não aparecimento de outros nomes a altura do mestre Moura.


Humor de Robson Reiz
As tiras publicadas no final desta página, é fruto da inspiração de quem lê e observa as postagens do facebook e racha de rir com as ideias. A vida de Robson Reiz, é o senso de humor que o tornou conhecido pelos personagem criados por ele, como o Crespusculinho , uma história muito engraçada quer pode ser vista no site:WWW.crepusculinho.blogspot.com. No governo passado, Robson fez ilustrações para o público juvenil no Semanário da Prefeitura e trabalhou na agência do publicitário Rodrigo Eustáquio.


Liminar
Em liminar concedida na semana passada, o desembargador Coimbra Shmidt do Tribunal de Justiça de São Paulo, manda que a Prefeitura de Paulínia pague os 64 dias de greve ocorrida nos meses de abril e maio do ano passado, feita pela categoria dos servidores públicos municipais e que foram descontados de seus pagamentos. De acordo com o Sindicato , o montante representa algo em torno de R$ 20 milhões, e, embora caiba recurso da decisão, os servidores acreditam que a prefeitura cumpra a decisão da Justiça. Por sua vez, a assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que a administração só vai se manifestar quando for oficialmente notificada.


Conveniência

O jogo dos interesses que predomina na disputa política leva pessoas à situações que em certas horas provocam o riso e se torna difícil de acreditar. Os que se colocam personagem das ações são às vezes surpreendidos e obrigados a papéis nunca antes esperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.