sexta-feira, 2 de março de 2012

A Política dos Bastidores - Pra frente

A Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Pra frente

Se a ideia era provocar discussões sobre os rumos da cidade, o pessoal do marketing da Prefeitura acertou com o slogan, “ Cidade pra Frente “, lançado por ocasião das comemorações dos 48 anos de Paulínia. Do lado dos que apóiam a administração do prefeito José Pavan Junior, fica a mensagem de que a cidade não pode retroceder de onde está com os indicadores sociais apontando melhorias. A outra visão é dos que criticam os opositores, ao projeto do prefeito. Esses acham que a cidade está pior do que estava nos tempos do ex- prefeito Edson Moura e que a prefeitura quer passar uma borracha no passado e marcar uma nova fase.


Para trás
A nosso ver, a ideia revela uma provocação aos que defendem o retorno do modelo político do ex-prefeito, marcado pela personalidade. Moura se prendeu às grandes obras, muitas delas não funcionais e não deu prioridade ao setor social. Se os aliados da oposição querem a volta do modelo de administração impresso no passado e não apresentam projetos claros para o desenvolvimento social e econômico da cidade, pode- se dizer aí, que eles querem a cidade retrocedendo. É só uma análise para tentar entender o sentido do slogan,“Paulínia pra Frente “ , e contribuir com os debates sobre o futuro de nossa cidade.


De nossa parte
A política deve ser entendida como algo que vai sempre em frente, sempre mobilizando pessoas e isso só é possível se tivermos memória e um olhar certeiro no passado. Vai daí, que o pessoal do Moura se estrebucha de raiva porque muito do que foi feito no passado não deve servir de base para projetar o futuro, a começar pela infra- estrutura urbana da cidade , a lei do uso do solo, os passivos ambientais e o desenvolvimento habitacional com a aprovação de condomínios a torto e a direito. Aliás, quem somos nós para desmanchar o que já foi feito? O negócio agora é pensar pra frente sem se esquecer deles, é claro.


O aniversário
Nunca o governo de situação fica tão exposto aos olhos do adversário em ano eleitoral do que nas comemorações do aniversário da cidade, isso é normal. Agora, uma coisa precisa ser entendida , a rotina da cidade prossegue independente do dia que for. As diversas atividades da Prefeitura para comemorar os 48 anos de emancipação política e administrativa, provocaram reações nos adversários de Junior Pavan que descentralizou as atividades por vários locais da cidade, diferentemente de como era feito anteriormente ,tudo era realizado no sambódromo. O povo interagiu nas atividades, gostou e foi à oportunidade para Pavan durante os festejos fazer uma prestação de contas, tudo num ambiente institucional.


Realizações
O projeto de casas foi o assunto que mais teve ênfase durante as comemorações, junto com a proposta de transferência de renda que atende cerca de 5 mil famílias com uma repasse de cerca de R$ 150,00. Em sua apresentação o prefeito destacou o empenho da Secretária da Promoção Social, dona Ilda Orággio, como uma mulher sensível e comprometida com a causa. E foi aí que o burburinho da comparação das fases dos trabalhos da Secretaria da Promoção Social antes da Ilda e depois dela.


Jovens e Crianças
Na inauguração do Núcleo de Oficinas Sócio-Educativas da Associação Infância e Juventude (AIJ) no Bairro do Bom Retiro, Junior Pavan fez questão de lembrar que se não fosse o empenho dos profissionais da própria AIJ com o apoio da prefeitura , o projeto de oficinas para crianças e jovens não existiria. Isso porque a Associação tem sua origem na antiga Guarda Mirim e estava para ser extinta em 31 de dezembro de 2008, por força de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito entre Prefeitura e Ministério Público, tudo porque a Guardinha estava com muitas irregularidades administrativas.


A história
Não há como comemorar o aniversário sem lembrar fatos e datas que marcaram o tempo. Essa forma de celebrar às vezes esbarra em feridas e provoca desconforto, raiva e feridinhas que o tempo se encarrega de cuidar. Vimos um interessante vídeo sobre a história, no qual o pesquisador Alfonso Rosell destacou a importância das ferrovias no processo de crescimento econômico da região, bem como o sentido da preservação do patrimônio histórico e cultural. A história serve como diapasão para compreender os diversos momentos da vida sócia, econômica e política de um povo.


No bico dos tucanos
A aliança entre PSB de José Pavan Júnior e o PSDB de Geraldo Alckmin, projeta um novo cenário para o quadro político de Paulínia, agora com as bênçãos oficiais do Palácio dos Bandeirantes. Os boca miúda já dão como certo o nome do empresário Walmir Brustolim, como candidato a vice de Junior Pavan que disputa a reeleição. Já, os mais atentos, embora destaquem a importância dos tucanos paulinenses se juntarem a Pavan, assinalam que o nome do possível candidato a vice deve ser escolhido mais para o meio do ano, visto que até lá, outros partidos poderão se aliar à máquina e apresentar outros nomes como alternativas .


Os partidos
Os chefes das legendas agora se movimentam para a rearticulação das chapas de pré- candidatos a vereador, visto que muitos dos que se filiaram em setembro do ano passado como pré- candidatos mudaram de ideia. Alguns marinheiros de primeira viagem pensavam que iam ter suporte para promover eventos sociais e juntar suas bases . Enganaram com a cor da chita. De pré- candidatos a cabos eleitorais, muitos desses nem questão da filiação partidária agora fazem e algumas legendas já sentem o esvaziamento de suas chapas.


Ficha limpa
Esse é outro fator que altera o cenário político, frustra expectativas e revela intenções. No grupo do ex- prefeito onde ele era tido como o forte candidato, bastou à lei ser aprovada para surgir novos nomes. De um lado, mostrou que tem sempre os afoitos e que estavam mesmo na verdade se escondendo no guarda- sol de Moura. Agora, tudo se recompõe com muita cautela e os rumos do PMDB e seus aliados com certeza serão outros.


Humor e Piada

Nesse embate todo, cada um faz o que pode e a rede social do facebook revela faces obscuras de personagens que ora se mostram conformados, ora desesperados. Cada um faz o que pode. A oposição ataca e a situação defende com personagens reais e anônimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.