sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Politica dos Bastidores - Parabéns ao Povo de Paulínia!!

Política de Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo



Parabéns ao povo de Paulínia
Comemorar o aniversário da cidade em ano eleitoral e fazer saudação a todos os envolvidos no processo de decisão sobre que, irá nos representar nos poderes Legislativo e Judiciário a partir de 2013. Aniversário é momento de celebração, de reflexão e também momento oportuno de lembrar a história da cidade nestes 48 anos.


De José Lozano Araujo a José Pavan Júnior
Obras, realizações e outros fatos importantes marcam esse período , como os embates polêmicos nas disputas pelo poder político local. O desenvolvimento econômico resulta numa ótima arrecadação de impostos em comparação com outras cidades brasileiras do mesmo tamanho e vem daí o grande interesse dos grupos políticos, apoiados muitos deles em interesses econômicos. Então a efervescência política desse momento deve ser ponto de reflexão e debate por parte de todos e todas que estão antenados nas disputas de 2012.


Na linha do tempo
Em conversas com os mais antigos, lembra- se que praticamente não havia disputas acirradas para a Câmara Municipal e que os vereadores eram pacatos cidadãos. Prefeito então nem se fale. Houve até um período em que eles eram indicados pelo governador do Estado com anuência do governo federal, isso porque Paulínia se tornou Área de Segurança Nacional-, período da ditadura militar. A rigor era mesmo um artifício dos milicos que tocavam o Brasil com a ponta das baionetas para controlar a Replan, a maior refinaria. O povo nessa época estava longe do poder, não participava de escolha de seus prefeitos.


Pois bem
De modos que o processo democrático em Paulínia, ainda é novo. Ele veio dar seus primeiros sinais em 1985, com a eleição de Benedito Carvalho, sendo o Seu Zé Pavan, o pai do atual prefeito José Pavan Júnior, o último prefeito indicado pelo então Governador Franco Montoro, quando a cidade deixou de ser área de Segurança Nacional. Então, é por isso que muitos ainda não compreendem ou fingem que não entendem que as estruturas públicas vem se aprimorando a partir do uso e aplicação de novas tecnologias. Essas pessoas sempre que podem colocam obstáculos. É o medo de ver o povo próximo do poder.


Na Linha do tempo II
Com o passar dos anos, a expansão da indústria, os interesses políticos ganham outros contornos. Se antes. Quase ninguém queria ser candidato a vereador e os que eram praticamente fazia suas campanhas na base do boca a boca, hoje se falam em gasto da ordem de 200 a 300 mil numa campanha para ser vereador , pessoa que recebe atualmente 3 a R$ 4.900,00 por mês. Da para entender umas coisas dessas? Esse é o carteado que onera tudo desde o momento em que vão se eleger os representantes do povo na Câmara


Ficha Suja
Dentro da ordem natural das coisas, fica difícil contar a história em que seja registrado que a cidade de Paulínia já sua história o seu primeiro prefeito Ficha Suja. Quer dizer que ele foi enquadrado na Lei , recentemente aprovada pelo Supremo Tribunal Superior, que pune com oito anos de suspensão os direitos políticos, todos os que estão condenados por órgãos colegiados, como Tribunais do Estado e da União. Assim referimos ao ex- prefeito Edson Moura, que não pode disputar as eleições de 2012, o que deixa revoltado o seu grupo político que irá contar sua história de um modo diferente


Novo quadro
Com a ratificação do impedimento da candidatura de Edson Moura, o grupo político liderado por ele que reúne gente do PMDB e outros partidos políticos, estão em processo de reengenharia política para encontrar o nome. Uma coisa é o velho Moura animado no palanque e a outra é ele todo jururu com os pepinos a resolver. O nome do Filho dele, Edson Moura Filho, pode ser a salvação da lavoura. Corre por fora com o nome da madrasta de Moura Filho, Regina Matos e o próprio vereador Francisco (PTB) já colocou seu nome para apreciação.


A família
Ainda na tarde da última quinta- feira, encontramos a vice- prefeita Simone Moura num cafezinho do Paulínia Shopping. Ela disse que toda essa história de Ficha Limpa, os advogados de Edson Moura irão resolver e que ela será a candidata a vice- dele, seu maior sonho. Simone, rompida com o atual prefeito nem vai mais ao seu Gabinete de vice- prefeita porque Pavan não a deixa trabalhar.


Com isso
Fica mais fácil de entender os motivos que levam o grupo de Moura se posicionar contra lembranças da história de Paulínia pela rede social facebook. Eles só fazem ataques à atual administração. Embora seja notória a intenção e vontade de voltar a ter o controle político da cidade, o pessoal de Moura não tem projeto. O que mais gostam é de lembrar que ele foi prefeito por três vezes, porém nunca tocam nos escândalos administrativos. Falam muitos atos do atual prefeito, denunciam e repudiam tudo como se fosse o mundo estivesse acabando


Cassação
O ex- vereador Mário Lacerda sabe que o protocolado dele na tarde de quinta- feira na Câmara, pedindo o afastamento do prefeito José Pavan do cargo, não passa de um meio de tumultuar o processo político em meio aos festejos de aniversário da cidade porque precisa da aprovação de 2/3 dos vereadores. Também, sua denúncia principal, a de superfaturamento na contratação de shows que resultou no bloqueio de bens do prefeito e secretários, está na fase de discussão do Poder Judiciário. No processo, o vereador antecipa o julgamento colando a página do processo que tramita no Fórum.


Notório
Sabendo quem é o ex- vereador Mário Lacerda, não precisa esforçar para entender o que ele quer. Lacerda já mudou de lado por mais de uma vez e está na linha de tiro para tirar Pavan do cargo. Para ter sucesso, o processo precisa do apoio de 2/3 dos vereadores e o presidente da Casa precisa colocá-lo para apreciação do plenário da Câmara em sessão extraordinária, cuja pauta será a discussão e a deliberação do processo.


Transparência e controle social

Nos dias atuais, a sociedade se organiza para acompanhar as ações administrativas de governos dos Estados e dos municípios para fazer o combate á corrupção. A CGU (Controladoria Geral da União) vem orientando a realização de conferências. Em Paulínia, a Oscip AMAPAULINIA e outras entidades a Sociedade Civil , realiza sua Conferência neste sábado dia 25, no salão comunitário Nossa Senhora Aparecida , no Jardim América. Informações pelos fones 817 36464/83397997. Maria Ildete Leal usou a Tribuna da Câmara na sessão ordinária de quarta- feira , dia 22, para falar da história das conferências e lembrar as lutas da AMA. Ela convidou o público e os vereadores para a conferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.