terça-feira, 24 de agosto de 2010

Amigos de Moura.

Amigos

Panfletos e carros de som durante duas semanas pelas ruas da cidade, chamadas insistentes pelo programa do Eduardinnho da Rádio, matérias com destaque no jornal do Mário, postagens no youtube e ainda por trás de tudo isso, um esquema pesado de telemarketing. Um aparato digno de campanha presidencial para chamar amigos para um encontro em 15 de agosto em frente o Ginásio do João Aranha.

Público: cerca de 400 pessoas, isso contando cabos eleitorais de candidatos a deputado que foram agitar bandeirolas.
Até aí, seria normal, se o promoter da festa e mentor dessa barulheira toda não fosse outro senão foi o Edson Moura, comandante estrategista das campanhas de Jaiminho (PSC) para deputado estadual e Drº Almério (PMDB) para federal.

Análise I
Os pedidos teceram aqui alguns comentários sobre o evento que sacudiu o meio político de Paulínia por causa da expectativa que gerou e a repercussão que teve. 1) A começar pelo apelo de Moura que convidou amigos. De duas uma, ou ele não tem amigos ou seus amigos são amigos da onça e aí, quem sabe agora caiu ficha dele. A verdade é que não tinha ninguém na Praça e aquele friozinho de domingo á noite não impede amigo de ir se encontrar com outro amigo. Mostrou-se Moura num telão, falando para cabos eleitorais e a potência da aparelhagem de som permitiu levar discursos contundentes para as residências, como se estivesse a disputar audiência com a Record e a Globo naquele horário . 2) Ou politicamente Moura não é mais de nada na política local ,ou seus apadrinhados Jaiminho e Almério queimam o filme dele. 3) Se Moura realmente estiver disposto a eleger deputado da cidade, no mínimo, ele não estaria apostando fichas nesses dois, com todo respeito. Não emplacam os trabalhos e as performances deles não os cacifam nem para candidatos a vereador, que o diga Jaiminho, né? A massa critica deve ter percebido algo estranho no ar e deu as costas. 4) O mais curioso é que na retaguarda deles e de Moura, está Mário Lacerda que se apresenta como homem de marketing e não teve a percepção suficiente para o mico que iam pagar.
5) Marqueteiro que é marqueteiro precisa ter faro, sondar situações, analisar circunstâncias e conjuntura.

Análise II
Independente das conjecturas, o quadro político de Paulínia em 2012, promete ser muito diferente do que estamos acostumados a ver, em função dos rigores do judiciário com a Lei da Ficha Limpa e com decisões cassando direitos políticos de lideres da política local. Aliado a este fator, está um corpo de consciência que se forja na cidade, com cidadãos e cidadãs mais atentos, como ficou evidenciado nos últimos acontecimentos.

Pérolas

Não podemos deixar de registrar frases marcantes como algumas do comício do Jaiminho liderado por Moura, assessorado por Lacerda. A Missionária Nazaré, candidata a deputada Federal pelo PSC, defendeu a Paz, (com Z) mas o som da palavra era de PAS, (com s). Sigla o programa de Ação Social do prefeito José Pavan Júnior, o que ficou engraçado de ouvir. Empolgada, a religiosa segurou firme o microfone, fixou os olhos em Jaiminho e Moura para fulminar : Eu sou contra todo o tipo de corrupção, vou varrer os responsáveis pelos desvios de verba, os que enchem os bolsos e põem dólares na meia e na cueca. Como quem tinha a aprovação dos anfiatriões, ela fechou o discurso assim: eu sou pela Justiça e vou defender ficha limpa.

Parentes
Jaiminho se declarou cristão e disse defender a família. Como ele está de birra com o Pavan pela exoneração da esposa, ouve risos na galera também e ainda teve quem perguntou e o Irai Ramagnolli da Viação Passaredo estava por ali. Ramagnolli é cunhado dele. O clímax da fala de Jaime antes do locutor passar o microfone para Moura, foi quando Jaiminho o anunciou como o prefeito que vai voltar. Voltar para onde, gritou um eleitor, só se for para Miami.

Nossa saúde
Moura se revelou o grande cabo eleitoral do Dr Almério , candidato a federal pelo PMDB ao apontar a saúde, como o exemplo de cuidado que o candidato tem para com o que é público, citou como exemplo o Hospital Municipal. No meio da galera estava ninguém mais do que Aldo Lima Guimarães, conselheiro da Saúde quando Almério foi secretário.

Nossa Saúde II
Moura, nem precisou alongar na falação para alguém lembrar a gestão do candidato como secretário que foi marcada pela contratação do Home Kerr Saúde, empresa que cuidou do abastecimento das farmácias das unidades básicas e levou R$ 22 milhões em pouco tempo. Assim que Almério discursou, um engraçadinho que estava a ouvir de longe , saiu com essa: Pôxa,agora sei porque o Dr Almério foi acusado de mandar remédio para o litoral e não fosse a ousadia de Petson Paes de interceptar a carga tinha ido mais. O homem já estava em campanha.

Saudade
No comício e nos arredores, tinha quem se lembrava do movimento Edson Moura Acredito em Você, liderado por Roberto Coelho, o marido da Rita, Secretária da Criança.

Dito & feito
O movimento dos Acredito em Você, reunia centenas de pessoas para solidarizar-se com Moura por causa de certo jornalzinho, cujo dono era tratado também no diminutivo. Essa é a história que só pode contar quem a vivenciou. Nessa época, esse que vós escreveis previa: assim Moura que deixar o Poder, esses também o deixarão.. Não deu outra.

Duplicata
Um observador contratado pela coluna garante que viu Coelho dentro de um carro acompanhando tudo. O que nós podemos afirmar por declaração dele próprio , é ele está firme na campanha do candidato a governador pelo PSB, o empresário Paulo SKAF e que daí saiu já um piadinha básica : Aos poucos, o Coelho está SAKAFedendo,ou seja Skafedeu-se.

Explicando:
Antes que mal nos interpretem por força do desprovimento de compreensão dos ricos recursos de nossa linguagem, explica-se que o rapaz deu-se por inteiro para campanha de Paulo Skaf e por isso não aparece nas rodas políticas da cidade.

Legítimo
Em política as pessoas são livres para seguir na mesma trilha ou escolher novos caminhos por isso, está no eu direito o presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia, Wilson Machado, o Wilson do jornal Tribuna de subir no palanque para apoiar Jaiminho e chamar Moura de Sempre Prefeito , enaltece-lo , como o grande político da cidade. Existem laços, Moura é inclusive seu padrinho de casamento. Só não dá para entender o discurso bairrista de deputado da cidade, é o mesmo papo de vereador de bairro.

Um exemplo
Os eleitores do bairro João Aranha sempre elegeram pelo menos quatro vereadores e os problemas continuam. Esse é o papo mais simplista da política e desculpa esfarrapada de quem não assume suas intenções. Se for para defender candidato da cidade, porque não Danilo Garcia, presidente do PMDB da cidade partido de Moura?

De calcanhar
O vereador Francisco Bonavita (PMDB) apóia o candidato a estadual, Campo Machado do PMDB e sem querer quase marca contra ao tentar adiantar uma bola. Como homem de futebol, ele apontou a situação precária dos campos de futebol da cidade , quando a palavra Campos , devia ser usada em outro sentido e com cuidado neste momento. Numa roda na churrasqueira da cancha de Bocha da A.E.Paulinense, no sábado passado, um corneta dos mais atentos destacou a manchete: Bonavita diz que Campos parecem pastos e emendou:. “Só agora, no quinto mandato, ele vem falar dos campos, ou é do Campos?”

Com azeite
O que chamou a atenção, foi a ausência de Emerson Gordura, fiel escudeiro de Moura em todos os atos públicos dele. Vereador por duas vezes, ex- presidente da Câmara e secretário de Habitação, ele poderia levar algumas pessoas para aplaudir Moura. Acontece, que Gordura e Lacerda não amarram mais o burro no mesmo toco, depois que Lacerda o arrebentou no meio na Tribuna da Câmara e em texto de Jornal, quando Gordura soltou um panfleto com Pavan.

Muitas histórias
Depois de tudo isso, só falta João Natanael, assessor especial e Emerson Alves secretário de cultura virem a publico para contar porque estão com Pavan. Natanael já disse que não esconde que está simplesmente colaborando com a proposta administrativa que tem á frente o prefeito que ele ajudou eleger. Vejam que impressionante, a vice- prefeita Simone Moura agora diz que é a vice do povo. Antes, ela dizia: eu sou a vice- do meu tio

7 comentários:

  1. Em um pais onde Paulo Maluf tem ficha limpa, o que poderemos esperar.

    ResponderExcluir
  2. Esse colunista até meados desse ano, era vinculado ao grupo dos "vermelhos", AGORA, lastimavelmente, é vinculado ao grupo (do atual (des)governo de Paulínia) dos "traidores, caloteiros e imcompetentes".

    Será que essa situação continuará até dezembro de 2011? Dúvido!!!!

    Pois, o atual fantoche, ops, desculpe, prefeito, é de um mandato só, para tristeza de poucos e alegria de muitos, ainda bem que o mundo gira.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho procuração para defender nem Pavan, nem colunista, porém acho estranho o comentário deste anonimo (do dia 25/8):

    1- Quem seriam os muitos contentes num eventual final de mandato sem reeleição?

    Seria todo o povo que foi prestigiar a convocação do Moura? foram tantos assim?

    2- Porque a colocação do termo "fantoche"?

    Será que o que motiva este comentário rançoso não é exatamente porque o homem não se prestou a tal serviço?

    3- Porque traidor?

    A proposta de Moura não era colocar o Pavan na prefeitura porque era o melhor para Paulinia? ou será que ele pensou que continuaria mandando?

    4- Porque é lastimavel uma suposta mudança de vinculo politico?

    Algumas pessoas tem alvará para fazer o que bem entendem e outras devem ser cerceadas? só os seus interesses são legitimos? outros não podem ter liberdade? pelo que sei Moura era contra Pavan e depois associou-se...isso não é lamentavel? bem pode ser que agora seja...já que o tiro saiu pela culatra..ok, este comentário deu pra entender, pelo menos olhando de sua perspectiva....Viva, pelo menos seu comentário serve pra reflexão!

    sempre alerta!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro , só o fato de não ser anônimo já é mais do que os que se escondem e uma boa leitura mostra que estou mais vermelho do que nunca, ha !, ha !, ha !...

    ResponderExcluir
  5. Segue as respostas das respectivas perguntas:

    1- Quem seriam os muitos contentes num eventual final de mandato sem reeleição?

    RESPOSTA: Mais de 80% do povo de Paulínia, que sofrem com a falta do cumprimento de promessas de campanha do atual Fantoche, ops, prefeito.

    Seria todo o povo que foi prestigiar a convocação do Moura? foram tantos assim?

    RESPOSTA: Se fosse o Fantoche PAVAN Jr., somente teria os cargos de confiança, como foi no caso da inauguração do Hospital. Lembrou!!!??

    Aliás, o Pavan Jr. mandou três pessoas do CACO embora, somente porque foram na convocação do Moura.

    Entendeu agora o que aconteceu naquele dia!?

    O Pavan Jr. se acha o xerife de Paulínia. Só se for em sonho!

    Na referida inauguração do hospital, somente teve algumas pessoas presentes, pois se não fossem seriam exoneradas de seus cargos pela Prefeita Lucila, ops, Fantoche Pavan Jr..


    2- Porque a colocação do termo "fantoche"?
    RESPOSTA: É público e notório que é a Senhora de Cosmópolis, Lucila Pavan, quem manda no atual (des)governo de Paulínia, como foi no primeiro (des)governo do Júnior Pavan (que quem mandava era a mãe do mesmo, Dona Enide Pavan).


    Será que o que motiva este comentário rançoso não é exatamente porque o homem não se prestou a tal serviço?
    RESPOSTA: Por que é traidor? Na eleição o slogan do Fantoche Pavan Jr. era "Conhecendo o Presente, Construindo o Futuro".

    Já no primeiro dia desse (des)governo, passou para "Novos Caminhos".

    Logo, caracterizando em nítido estelionado eleitoral.

    3- Porque traidor?
    RESPOSTA: Por não cumprir com as promessas de campanha, e por mudar o slogan de seu (des)governo.

    Pois, a população apoiou e votou no slogan "Conhecendo o presente, garantindo o futuro", logo, não votou no slogan do incompetente do Pavan Jr. "Novos Caminhos".

    A proposta de Moura não era colocar o Pavan na prefeitura porque era o melhor para Paulinia? ou será que ele pensou que continuaria mandando?

    RESPOSTA: Moura confiou no Pavan, que agiu com trairagem, e enganou o povo e o Edson.

    Desde do primeiro dia do (des) governo Pavan quem manda é a Lucila, Moura nunca quiz mandar.

    Tanto é, que por isso não lançou a sua sobrinha Simone Moura, para Prefeita naquela época.

    4- Porque é lastimavel uma suposta mudança de vinculo politico?
    RESPOSTA: Pois, configura que o Fantoche Pavan Jr., usou e abusou de todos os meios imorais, para enganar o povo e o Edson Moura, para se tornar prefeito.

    O povo votou no Pavan, por causa do Edson, logo, o Pavan ao mudar estando no cargo, enganou o povo.

    Da mesma forma, que Moura era contra Pavan, o Pavan era contra Moura.

    Mas o saudoso pai do Pavan quando prefeito, era a favor de Moura.

    Bem como, o Pavan Jr. apoiou Moura, no mandato de 2005/2008, inclusive tendo o Pavan Jr. vários cargos na administração de Moura naquele período, inclusive, a esposa do Pavan Jr. era a Secretária de Educação, Lembrou!!!

    Ou seja: Moura cumpri o que afirma!

    O Pavan Jr. nada cumpri!

    PS: O PAVAN Jr. GASTOU NO ÚLTIMO CARNAVAL, A SOMA DE DINHEIRO PÚBLICO DE R$5.000.000,00. ISSO É JOGAR DINHEIRO NO LIXO!!!!

    Graças a Deus!!! o mundo gira, e como gira.

    ResponderExcluir
  6. OS POLITICOS de PAULINIA E DE CAUSAR NOJO ,
    O PT JA ERA PARA TER CONQUISTADO A PREFEITURA A MUITO TEMPO,MAS INFELISMENTE OS MILITANTES NAO TEM UNIAO E FICAM COM PICUINHAS ENTRE SI.
    ESTA NA HORA DE UNIREM E CONQUISTAR O PODER NESTA CIDADE;

    ResponderExcluir
  7. O PT, DO CAIXA 2, CONDENADO RECENTEMENTE PELA JUSTIÇA ELEITORAL.

    O PT QUE O CANDIDATO AO CARGO DE PREFEITO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, TAMBÉM, FOI CONDENADO POR CAIXA 2 DE CAMPANHA, PELA JUSTIÇA ELEITORAL.

    O PT QUE O CANDIDATO AO CARGO DE PREFEITO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, FOI CONDENADO COM A AJUDA DO COLUNISTA MIGUEL, POR ABUSO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PELA JUSTIÇA ELEITORAL.

    O PT QUE O CANDIDATO AO CARGO DE PREFEITO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, ATUALMENTE SE ENCONTRA INELEGIVEL.

    O PT NÃO MERECE PAULÍNIA, POIS, PAULÍNIA MERECE MUITO MAIS.

    POR QUE, SIMPLESMENTE, PAULÍNIA PODE MAIS!

    FORA PT! FORA PAVAN!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.