quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

OS 51 ANOS DE PAULÍNIA, FESTA SÓ PARA POUCOS

Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo
O prefeito e a história
Sempre que a cidade  comemora aniversário, não há como excluir o prefeito como chefe principal da festa e situa-lo no ambiente. Paulínia vive uma situação atípica que a própria programação de aniversário anuncia e o prefeito por meio de sua assessoria de imprensa justifica, porém não explica. Como os fatos se transformam em registros, sempre que alguém for pesquisar a história de Paulínia vai entender e ter a compreensão desses 51 anos de emancipação politica e administrativa.
Pavan e a história
Não há como situar o atual prefeito na história politica de Paulínia sem a desvinculação dele com o seu antecessor, Edson Moura Júnior, filho do outro ex- prefeito Edson Moura, de com quem Pavan caminhou junto até 2010 e que só com o apoio deste, é que conseguiu ser eleito de verdade em 2008.Aí, está  o ponto de virada na história. Isso quer dizer que a cidade se desencontra no rompimento político entre ambos. Agora, as causas reais desse rompimento, é que vamos sabendo aos poucos, o que sabemos o bastante,é que vem daí, que a cidade vem se degringolando.  O que nos deixa tranquilos para garantir que de santinho não há nada e ninguém desse povo que assumiu é santinho ou está credenciado para ser paladino da moralidade pública . Os interesses pelo poder estão acima dos interesses do povo. Basta prestar a atenção nos atos, posturas e ações.
Medidas chocantes
 Ao preparar e produzir todo o alarde feito na primeira coletiva, da segunda- feira , dia 9, a assessoria do prefeito não incluiu no escripit, o aumento do Imposto Predial , Territorial e Urbano ( IPTU), então considerado como ato trevoso de Edson Moura Junior, pelos aliados de Pavan. Os carnês estão na gráfica e devem ser distribuídos nos próximos dias. O prefeito não falou em rever os cálculos e estudos da planta de valores.
O Pacote mágico
 Entre as medidas impactantes, destaca-se  a retirada dos projetos de criação de secretarias municipais. Só que  não revoga uma que já está criada, mesmo porque esses projetos não estariam prontos para serem pautados, enquanto que ele deveria  se posicionar sobre a secretaria já aprovada, conforme observou um leitor nosso.
E  mais...
A cortar o carnaval, Pavan no mínimo lembrou a experiência da dor de cabeça de carnavais passados, em que ele e secretários tiveram bens penhorados , é só um fato para ilustrar o raciocínio político que desenvolvemos aqui.
 Governabilidade e realidade
É querer tampar o sol com a peneira, querer mostrar um prefeito José Pavan Júnior, diferente daquele que o meio politico conhece. Ele precisa base aliada na Câmara  com maioria e os vereadores não se prendem no discurso do “ ajuda que eu te ajudo”. È uma barganha da qual o poder esta com os vereadores que se movimentam de forma agrupada e mesmo os que fazem de forma isolada, sabem muito bem o que exigir em troca do apoio. A gente escreve isso aqui para desconversar de cara que se apregoam bobagens  que se apregoam  pelos cantos da política da cidade de agora, chegou o anjo, o avatar de botina que vai  fazer tudo diferente. Prestem bem a atenção
Os indicados e comissionados
Todo mundo sabe que boa parte das pessoas que ocupam os cargos em comissão, os tais CCs, são indicações de vereadores, logo a exoneração ou manutenção deles, mesmo nomeados pelo antecessor Edson Moura Júnior , implica no relacionamento entre o prefeito e a Câmara.
Era da incerteza
 Também, é arriscado dizer  que só o fato de ser nomeado pelo antecessor, a pessoa não reúna condições de colaborar com o atual govrno, até porque no varejo eles se parecem muito diferente e no atacado não há o que confundir. Tem muita gente boa  e ligada a vereador, gente representativa que com certeza deve ser mantida, situação que ora o pessoal do Pavan aceita ou já demonstra a falta de interesse pela governabilidade.
É o tabuleiro do xadrez  sobre o qual  o bispo transita , os cavalos e a rainha trabalham proteger o Rei. Ou mexem corretamente com as pedras ou tomam xeque-mate. Vai da estratégia do jogador
Sem novidade
A nosso ver, agora é preciso separar o que é conversinha do papo reto. Pavan e seu grupo,  é todo mundo macaco velho que conhece a máquina  que  transita com facilidade por ela, tal como, um bugio ou babuíno transitam pelos feixes de cipós das matas cerradas. Logo, o não precisa muito tempo para se inteirar da situação administrativa. O pessoal que assumiu um dia desse,  conhece todo o processo, vivia de marcação em cada passo da administração de Moura Junior . Os secretários de Governo,   de finanças e da Saúde, podem andar de olhos vendados pelo prédio, mudou pouca coisa do que faziam, para o quadro que foi encontrado. Talvez, só tenha  a posição de mesas, cadeiras e armários, o que não leva muito tempo para ajeitar a moda pavanista, há! há! há!..
Nem só de intenções
Medida impactante mesmo, é anunciar um pacote de medidas com planejamento de gastos em infraestrutura, saúde , educação e outras áreas.
Basta acompanhar pelo portal eletrônico para ver o quanto a cidade arrecada, o que quer dizer que a bica do dinheiro não secou e não há motivos para alarde de que o Caixa da cidade está zerado. Essas declarações acabam se tornando afronta ao contribuinte e subestimação ao olhos críticos do povo.  Se o Pavan continuar nessa onda vai agravar o desgaste e ele irá sofrer ainda mais. Já não basta a crise política e, isso aliado a crise de credibilidade é muito ruim.
No ritmo dele
O  próprio marqueteiro do Pavan,  Chico Santa Rita, avaliou o seu estilo como lento e desanrajado , conforme escreveu no seu livro no qual avaliou o desempenho da campanha. Hoje , não tem como tocar a cidade no ritmo da tração animal no mundo as tecnologias da informação da era virtual  No seu governo ( 2009/2012) que foi até julho de 2013, ele não colocou em funcionamento a Cidade Digital, projeto que agilizaria todo o sistema e daria a ele o poder de acompnhar tudo de onde se encontra , tendo apenas em um tablete ou um celular na palma da mão. Seria  uma sala de soluções, linkada com cada secretário . A Cidade Digital, sobre a qual Pavan fez alarde, só  consumiu dinheiro e não saiu do papel. Ao afirmar que a administração de Moura  Junior em nada caminhou, ele acaba por dizer ao povo: está tudo como eu deixei, ou seja: problemas, problemas e mais uns probleminhas que já eram esperados. Logo, de nossa parte, não há outra coisa a fazer que não seja cobrar coerência nas ações
Viva Paulinia
Boas Idéias nos 51 anos anos da cidade  e muita ação por parte desses que brigam pelo poder.. È o que nos queremos..










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.