quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TROCA DE COMANDO DA CIDADE E DOS PARTDOS, ANUNCIAM O AMBIENTE EM PAULÌNIA..

Reaberta a temporada 2016


Como é o costume, em ano pré- eleitoral, em Paulínia já recomeçaram as disputas pelos comandos das legendas e quem controla qualquer um dos partidos, mesmo que sejam esse menores representados na cidade, já começa falar grosso. A pessoa se valoriza e esquece que a Direção Estadual pode destituir uma Comissão Provisória e nomear uma outra nos municípios quando bem quiser.
Cidade em evidência
No processo de negociação de legendas, Paulínia, é uma das praças mais cobiçadas pelos chefes de partidos, todos querem estar representados na cidade e por isso não resistem às propostas de montar suas Provisórias. Assim, ninguém melhor indicado do que o empresário Tuta Bosco, homem que tem bala para bater o martelo em qualquer leilão para inaugurar a temporada.
Informações não oficiais dão conta de que ele assume o controle do Partido Popular Socialista (PPS), até então sob o comando político do vereador Edilsinho Rodrigues, que foi responsável por uma significativa votação de David Zaia, para deputado estadual na cidade.
Representatividade política
Mesmo sem a maioria da Comissão Provisória, não há como negar que Edilsinho é o nome mais representativo no PPS e muito considerado na política de Paulínia, conforme mostra o trabalho de seu mandato e o movimento de pessoas no seu gabinete. Tuta já se declara candidato a prefeito com o apoio dos deputados para os quais ele fez campanha.
Se mostrou cacifado
Embora já tenha uma superestrutura particular para campanha, o nome de Tuta não empina nas sondagens de preferência do eleitorado a ponto de coloca-lo no páreo. Por outro lado, a não ser que ele vá para um partido recém – criado ou em processo de formação, o vereador Edilsinho não deve deixar a legenda pela qual se elegeu sob pena de perder o mandato. Vai daí o nosso entendimento sobre o critério da Estadual do PPS, para dar o controle da legenda ao empresário, um noviço em disputas de poder e já conhecido em seus movimentos na cidade.
Nas cartas ou tabuleiros, é o jogo
O quadro pode representar o alinhamento de mais um grupo interessado no poder local, já de início. Outras articulações de novos correm por fora, como um grupo que se articula em torno do empresário Mauro Torres, o Maurinho, que tem sua foto estampada na mídia no espaço antes ocupado pela empresa dele.
O Poder pelo poder

Se for ver bem, boa parte desse pessoal nem sabe o que fazer pelo povo da cidade, não tem projeto e nem um grupo capaz de assumir o compromisso de administrar Paulínia. Inclusive no próprio grupo ligado ao prefeito, vários se apresentam como candidatos a prefeito e a vice, sem ao menos ouvir colegas já investidos nos cargos que eles almejam, coisa de louco pelo poder e de olho só nos interesses pessoais. De forma irônica e num gesto de sarcasmo, o vice- prefeito Francisco Bonavita, observa que prestígio político e boa votação não saem de qualquer buraco. Ele não comenta a pretensão dos colegas que pleiteiam o cargo hoje ocupado por ele, mesmo sabendo que ele pretende continuar.
O alinhamento do grupo
Principal líder do grupo que controla a máquina administrativa, o ex- prefeito Edson Moura, solta a corda dos pretensos candidatos ao posto hoje ocupado pelo filho dele, o prefeito Edson Moura Júnior, para que eles expressem o desejo de concorrer em 2016, como tem feito o secretário da Indústria e Comércio Wilson Machado. Com isso, Moura, o pai, consegue calibrar o grau de comprometimento e fidelidade de cada um do grupo. Machado se diz disposto a deixar o cargo com o aval de Moura para cuidar da pré- candidatura. Como assim?
“Zé mudança”, o candidato
Pelo jeito que vão as manifestações de intenção de ser candidato, logo alguém vai ganhar definitivamente o apelido. Aventureiros garantem e se apresentam como a “bola da vez” e o preferido do eleitor, porque estão com pesquisas que apontam a inclinação da maioria do eleitorado para mudanças. Aí, ao ser questionado sobre seu projeto de cidade, o pretenso candidato simplesmente responde: “ mudanças. “ Aí, se a gente insiste numa resposta mais objetiva, ele reforça: eu sou a mudança.
Sem projetos
É o perfil mais comum que se apresentou até o momento na praça como candidato de oposição. Os caras são incapazes de fazer um diagnóstico do quadro em que se encontra a cidade e muito menos uma análise política da situação para apresentar algo que os credencie como alternativa de poder para o eleitor em 2016.
Bom cabrito não berra
Situação curiosa é aguardada com o fim do recesso na Câmara com o atual presidente, Sandro Caprino, impondo seu estilo de gestão da estrutura da Casa e relacionamento com os demais poderes e sociedade. É que antes, como líder de Governo, ele teve muito trabalho com gente da oposição que virava e mexia interrompia suas falas com vaias e até ataques pessoais. Agora, ele pode usar de suas prerrogativas e botar os “engraçadinhos” em seus devidos lugares.
O pito da prima
A assessora especial do Gabinete e prima de segundo grau do prefeito, Simone Moura, postou no facebook um alerta aos comissionados que encostam o corpo e fogem das tarefas. Segundo ela, quem não honra o cargo ao qual foi confiado deve deixar a função para quem quer colaborar. Simone integra um grupo de trabalho que se empenha para agilizar a estrutura administrativa do Hospital Municipal e melhor o atendimento ao público.
Surpresa no carnê
O secretario de Negócios da Receita , Sanzio Rodrigues, informa que muita gente ficará surpresa ao receber o carnê do IPTU que, apesar do percentual do aumento ( 57%) , o valor não será tão alto. Há mas de 15 anos, que a planta genérica de valores não era atualizada e o reajuste teve como base o valor venal dos imóveis. Segundo ele, basta conferir nos registros dos cartórios os valores das transações imobiliárias baseadas no valor venal, que está muito abaixo do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.