quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DO NOTÍCIA 23- POLÍTICA DOS BASTIDORES

A Política dos Bastidores
Por  Miguel Samuel de Araujo

Eleições 2014
Estamos já na reta final de mais um processo do qual sairão, presidente da República, Governadores, senadores e os deputados federais e estaduais. As propagandas se intensificam com propostas das mais bem elaboradas, cada uma mais bonita do que a outra que parece uma receita de quitute guardada nos baús de nossas avós. No caso dos deputados, muitas candidaturas estão presentes na cidade. Cabos eleitorais e candidatos  fazem caminhadas pelas ruas, cumprimentado eleitores com seus encantos e promessas.
De olho  neles
Uma vez conhecido os resultados das urnas cabe a cada eleitor e eleitora, o dever de acompanhar o mandato do eleito, tanto para a Assembléia Legislativa como para o Congresso Nacional. Paulínia e região estão inseridas no contexto nacional e convive com problemas que podem ser solucionados com a intervenção de deputados, como segurança, estradas, abastecimento de água, saúde e legislações. Resta apostar que Paulínia continue nas agendas deles.
Mais atentos
O povo que de modo geral só tem contato  com deputados ao vê-los pela TV. O eleitor comum mal se relaciona  com os vereadores da cidade, se esquece que as casas legislativas tem responsabilidades e os representantes , os deputados estaduais e federais estão no poder por força do voto. As pessoas devem discutir a cidade continuadamente com os vereadores e acompanhar os trabalhos da Câmara que agora transmite suas sessões ao vivo pela internet, em um site bem atualizado.
Poderes legitimos
O vereador  é o fiscal do Poder Executivo e o povo fiscaliza o vereador. È o exercício da cidadania.Com o avanço das tecnologias da informação, a mesma regra pode ser aplicada para deputados.
Embate das idéias
Tanto da parte dos vereadores, como da parte do povo que assiste, a transmissão das sessões de Câmara  ao vivo pela Rede de computadores impõe regras de comportamento nas partes, foi o que observamos ao ver a última sessão, isso sem contar as vaidades  expostas de forma clara em discursos feitos por quem aproveita para se aparecer sempre que pode com efeito nas expressões da fala e do corpo. Assistam o  vídeo e confiram. O líder do Governo, vereador Sandro Caprino do PRB demonstra firmeza nas respostas ás criticas de opositores  que colocam dedos em ferida em vias de criar casquinhas.
Carapuça
Não é de hoje  que alertamos sobre o desfecho que poderão ter algumas das criticas do pessoal da oposição ao governo. O fato por pouco não se consumou quando o vereador Fábio Valadão ( Pros) levantou a história da compra de votos com a exibição do vídeo mostrado pelo Fantástico. Caprino não tirou a razão do colega e só destacou que entre os que atacam o prefeito e seu grupo politico, tem gente que esteve junto com ele até há pouco tempo.O líder  os classificou como ingratos que cospem no prato que comeram. Houve reações da oposição, só que  de forma em bem ponderada
Arranhadas e agradinhos
Quem conhece a história das relações entre o grupo politico liderado pelo prefeito Edson Moura Júnior e do  ruralista e ex- prefeito José Pavan Júnior, aposta que tudo não passa de uma encenação dessas bem  parecida com o acasalamento de gatos. Fazem um escândalo medonho, se aproximam e em seguida cada um corre para um lado como se um nada tem a ver um com o outro. Hoje o pessoal do Pavan está rodeando os Moura
Tentativa de um a approuch
A não ser que a gente seja traído ou induzido ao erro por uma fonte, essa movimentação toda do pessoal liderado por Pavan contra os Moura , não é outra coisa que não seja uma tentativa de aproximação com vistas ao processo das disputas locais em 2016. Tudo se evidencia na performance pavanista e nas investidas do pessoal dele aos Moura pelas Redes Sociais. Nossa fonte captou rumores no grupo que não sobrevive fora da máquina e muito menos sozinho. Tudo vai depender do desfecho eleitoral. Os que não querem a reconciliação pública entre os grupos apostam que em Paulínia,  como candidato a deputado estadual, Pavan Júnior (PSB) terá menos votos do que o vereador Danilo Barros ( PCdoB).Se isso ocorrer, o grupo que se abriga sobre a Gosma que borbulha sobre o leite quando ferve  se acaba, se dilui  no processo politico.A rigor, segundo nossa fonte, é esse tal Gosma que borbulha sobre o leite quando ferve, o estrategista do grupo , que tenta o approuche  com os Mouras.
Confiabilidade
Depois de rachar o cabo da caçarola, não há como evitar que o leite derrame depois que ferve. Embora diga não confia mais em Pavan Júnior, Moura não quer mais mesmo, é lidar com aquele grude que escorre pela chapa quente. Foi o que conseguimos entender das conversas.Com isso, o cara detona os Moura pelas Redes Sociais para barganhar seu espaço e vai daí, os ataques diretos que ele faz ao líder Sandro Caprino nos grupos.Pois não é que  no grupo Muda Paulínia, até a Lúcia Abadia o classificou como grande estrategista, há! há! há.
O  futebol do poder
 Agora, o trio do ataque formado por Lúcia Abadia, Paulo Gomes e João Gosma que fica sobre o leite quando ferve joga assim: Um levanta a bola, o outro mata no peito e rola para o outro que fica na cara do gol. O time dos Moura se defende com o trio formado por Sandro, Artur e companhia.O Gosma sobre o leite tenta quebrar as pernas do Sandro que aprendeu pular driblando. Basta ver a sessão pela internet. Muito engraçado
Jogo Ingrato
A evidencia da critica de Moura pai ao ex- prefeito José Pavan Júnior de que ele não cumpre o que combina , se evidencia na atitude do ruralista em relação á deputada estadual Ana do Carmo e dirigentes do PT de São Bernardo do Campo, para os quais ele jurou apoio político e jurídico, quando deles precisou para governar sete meses. Foi um mico que até agora não está esclarecido. A verdade é que Pavan se tornou candidato a deputado estadual pelo PSB contra o PT e o seu pessoal , incluindo a vereadora Angela Duarte  que fez a maior onda com a deputada está dividido entre as candidaturas de Marina (PSB) e Levy Fidelix (PRTB).
Juro em falso
 Em reunião no Hotel IBIS , da qual participou um grupo de filiados do PT, Pavan se emocionou e se declarou feliz pela oportunidade de estar se aproximando do partido que ele sempre admirou desde seu surgimento em São Bernardo. Sob os aplausosde petistas presentes,  ele disse que seu grupo estaria firme para ajudar na reeleição de Ana do Carmo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.