sábado, 20 de julho de 2013

A Politica dos Bastidores - Leite Quente

Politica dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araújo


O sermão

Bem que dizia o Senhor: cuidado com os escribas”. Não precisa tanto, Mestre, basta ser coerente e não usá-los em suas atividades para propagar mentiras porque a meleca que se forma sobre o leite quando ferve esparrama quando a chapa esquenta. Nós estamos a vivenciar o fato politico em Paulínia , em que a meleca aqui citada grudou na chapa quente por conta de próprias ambições . E agora , entra em desgraça em seu próprio grupo, se é que tem grupo..


As artimanhas
O cara levou algumas vantagens nos tempos de Edson Moura e se aproveitou com o rompimento , dominou a situação nos tempos de José Pavan Junior até que ousou a brincar com nomes importantes da República Brasileira e autoridades do Judiciário. E mais: ele levou o povo no bico com a história de que mesmo perdendo nas urnas em outubro de 2012, o ex- prefeito continuaria no poder..


Estratégias
Para concluir o seu objetivo, essa pessoa usou dos expedientes impróprios e hoje temos dúvidas se Pavan entrou na dele ou consentiu . De uma coisa, estamos certos : era ele quem comandava tudo desde uma ajuda para um necessitado até a doação de uma área de terra. Para qualquer assunto que alguém recorria ao prefeito , a resposta era: “ fale com o Nata, aquela coisa que paira sobe o leite quando ferve, quase atrapalhou o caminho de Moura Junior


O cara
Pouca gente percebeu que João Natanael que nem nomeado chegou a ser, manipulou tudo , inclusive as informações de que ninguém ia tirar Pavan do poder. Ele chegou a assumir que caso Moura Junior se tornasse vitorioso e viesse a assumir a prefeitura, ele João Natanael descia a avenida principal da cidade, vestido de Carmem Miranda , ou pelado  em cima de um caminhão. Só que agora, ele prefere ficar bravo com a gente para despistar as cobranças. A gente lembra aqui de brincadeirinha , há! há! há!..Ninguém quer ver essa coisa que fica sobre o leite quando ferve..


Camuflado
O rapaz que vivia falando em nome do Pavan sem ser nomeado para qualquer cargo, por muito tempo , hoje é acusado de ser uma espécie de manipulador de fakes no Facebook para repassar a idéia de que muita gente acreditava na palavra dele. Dizia que mesmo na condição de segundo mais votado , Junior Pavan ia chegar até o final de dezembro de 2016 no comando da cidade.


Ousadia
A intenção da gosma que esparrama do leite quando ferve, viu a vitória de Pavan em primeira e segunda instâncias. Um dinheirão foi investido nesse jogo sem qualquer certeza real de vitória, embora o rapaz apresentasse argumentos de que a vitória era certa. Derrotado no Tribunal Superior Eleitoral, o grupo de Pavan passou a propagar que um embargo de declaração poderia garantir a continuidade e que ainda haveria recursos no Supremo. Tudo viagem na maionese que custou muitas viagens até Brasília. Tudo mentira para ganhar tempo e iludir o povo


Reprise do filme
Não há como assegurar com certeza, mas parece que a estratégia do grupo foi baseada no caso de um certo candidato a prefeito que ficou quatro anos ( de 2004 a 2008) falando para quem quisesse ouvir que ia derrubar o então prefeito Edson Moura e assumir a prefeitura. Depois ficou de 2009 a 2012 , com a mesma conversa., o que só serviu para embalar uma campanha e angariar apoio. Hoje, só um tonto entra nessa. O CROMO parou de ir na conversa e hoje sem o menor vinculo com esse grupo, sofre a retaliações por parte deste que está fora do poder..


Não precisava tanto
Pavan podia ser vencedor nas urnas se esse estrategista se preocupasse com todos ou pelo menos com parte dos candidatos da coligação e não centrasse fogo só na candidatura que interessava somente a ele e a mais ninguém. Tem candidatos que até hoje esperam por ele para conversar, inclusive os cargos prometidos, enquanto quem a ele interessava e nomeou e empregou várias pessoas..


Afoitos
Aí, quando a gente se aprofunda no papo, pode concluir que a cidade se perdeu pela ambição de Pavan, muito bem assessorado por esse cara que viveu e aprendeu o que sabe com Edson Moura.
Ora, se Pavan aceitasse acertar as pendengas com Moura, conforme foi combinado para as eleições de 2008, tudo corria muito bem e não precisava gastar tanto e a cidade não se desgastava tanto. Natanael sempre estufou o peito para dizer que teve participação decisiva no conflito entre Moura e Pavan quando estes romperam


Enganados.. Será ?
Pavan e a esposa Lucila ficaram de refém de Nata e agora que a chapa esquentou , o leite ferveu a meleca derramou, o casal deve estrar pensando no prejuízo que foi bem maior do de fizessem outros entendimento com os Moura. O estrategista das galáxias, homem que se dizia ter foça junto aos tribunais, se esqueceu da história do matuto que ofereceu a leitoinha a um magistrado e pior: se fez isso, só entregou uma banda. há! há! há!....


Quarenta meses
Agora , a cidade tem menos de sete semestres para se consolidar a período da administração e o prefeito Edson Moura Junior precisa dos vereadores e da sociedade civil organizada nesta fase . A cidade ficou anestesiada entre setembro do ano passado até 16 de julho deste ano. Aliás , esse ambiente desde o período pré –eleitoral quando Pavan começou a ouvir e seguir orientações de Natanael que se baseava nos ensinamentos do publicitário Chico Santa Rita. Agora ainda , o grupo de Pavan alardeia que irá reverter a situação. Esse boato serve como alento para o próprio Pavan e outros, como o ex- secretário de Planejamento e demais que com certeza terão que se explicar atos e atos, como por exemplo: Cidade Digital, Ponte sobre o Rio Atibaia , doações de terra e PauliPrev. Não deixar Moura Junior assumir a prefeitura se tornou questão de vida e morte, ou seja a sobrevivência politica para esse pessoal. Hoje, tudo recai sobre o troço que fica sobre o leite quando ferve e esparrama sobre a chapa que esquentou.


De nossa parte
A gente contribui com a sociedade na medida que as coisas vão surgindo.
Com certeza se baús forem revirados, contaremos com detalhe o que existe dentro. Sabemos que o ex- secretário de planejamento centralizou muitas ações em seu gabinete e por muito tempo, foi aliadíssimo de Nata , o homem forte que cuidava das coisas de Pavan


Notinha

A última ação de Pavan Júnior foi na noite de segunda- feira , dia 15 –quando ele divulgou uma nota agradecendo a generosidade do povo de Paulínia para com ele e um breve relato de suas principais realizações..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.