sábado, 27 de abril de 2013

A Politica dos Bastidores - O poder e os dias atuais

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


O poder e os dias atuais

Quando menos se espera, um novo comportamento da sociedade influencia nas decisões politicas e interfere nos resultados, embora os agentes do processo sejam sempre os mesmo. De um lado o povo e, do outro, estão homens e mulheres movidos pela sede de poder.


A cidade não para
E daí, é que percebemos ações administrativas por parte de governos acontecendo independente do processo judicializado de disputa pelo comando politico e administrativo de Paulinia . Isso quer dizer, que mesmo que em ritmo lento, a máquina anda, apesar da instabilidade na chefia..


Tudo calmo aparentemente
Embora o clima esteja quente nas barras e bastidores dos tribunais, no caso de Paulínia, o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, as secretarias municipais algumas delas conseguem ir além da administração e atendimento das demandas espontâneas. O povo é atendido normalmente, os responsáveis pelos postos de chefia conseguem delegar tarefas e todo mundo se acostumou com o clima de expectativas pelo julgamento do recurso de Edson Moura Junior contra José Pavan Junior pelo TSE.


Entenda o caso
Nas eleições de 2012, Edson Moura Junior substituiu o pai dele, o ex- prefeito Edson Moura como candidato. Moura pai, estava impedido de disputar por estar enquadrado na Lei a Ficha Limpa, tem condenações em tribunais. Como a substituição se deu nas vésperas do pleito, ou seja, ás 19 horas do sábado dia 5, a Justiça local anulou a votação dele, diplomou e empossou o segundo colocado, no caso candidato á reeleição José Pavan Junior. Hoje, a continuidade de Pavan á frente da Prefeitura ou a posse de Moura Junior depende de decisão do TSE.


Assunto repetitivo
De nossa parte, já estamos até cansado de tanto nos referir ao assunto aqui nesta página por reiteradas vezes. Só que ele não deixa de ser o principal fato politico que envolve a cidade, vocês não acham ? Havia uma expectativa de que esse recurso estaria na pauta desta semana para ser votado. Nem na terça e nem na quinta- feira isso aconteceu e a votação está suspensa por causa de um pedido de vistas, feito na sessão do dia 9.O tempo passa e agora crescem as expectativas porque a relatora será substituída..


Na linha do tempo
Paulínia aprendeu a conviver com situações processuais. Basta lembrar que em 2004, Dixon Carvalho derrotado por Edson Moura ficou até 2008 dizendo que a qualquer hora iria se tornar prefeito. Em 2009, o papo foi o mesmo e desta vez contra Junior Pavan . Até equipe para assumir o governo chegou a ser montada por Dixon Carvalho. Ficou só no discurso. O que se observa, é que a mesma mãozinha gorda e recheada que esteve com Moura no passado, hoje está com Junior Pavan .Porém, em outra conjuntura com o mais magro, mais esperto e com muito mais bala na agulha.


Enquanto isso
Do lado da sociedade e das representações democráticas, - instrumentos e canais de interlocução com o governo e participação popular em ações de politicas públicas, ficam todos obstruídos.


Só um exemplo
Por mais que se empenhe, o Conselho da Educação está patinando para consolidar as conversas sobre o plano municipal e em sua reunião ordinária realizada na quinta- feira , dia 25, esperou em vão a presença de um representante da secretaria para dar uma série de explicações. Ainda não saiu oficialmente a nomeação da secretária e quem faz o papel de interlocução com diretoras de escolas e a professora Regina Marciano, diretora de Departamento, embora quem assine pela pasta é a professora Ana Lourencine.


A situação
A assessoria de Impressa da Prefeitura ,informou que a nomeação da Regina, confirmando sua nomeação como titular da pasta, deverá sair nos próximos dias, assim que o processo de aposentadoria dela que está em curso for concluído.


Quadro crítico
O saldo da reunião entre conselheiros que assistimos na reunião, foi um rosário de lamúrias com muito fundamento por conta de problemas que se arrastam pelo tempo. Na Educação Especial, crianças padecem pela falta de profissionais especializados e falta de acessibilidade. As paredes dos prédios com rachaduras e goteiras pelo telhado, isso sem contar a falta de segurança nas portas dos estabelecimentos e nos transportes das crianças.


Educadores , pais e outros sonhadores
O que ouvimos entre os conselheiros, foi um sentimento e compromisso com o sistema de Educação que precisa ser enquadrado no Programa do Governo Federal. Constatamos um sério prejuízo no processo de comunicação entre conselho e governo, um quadro ainda muito distante da gestão democrática. Porém, há que se ressaltar o empenho dos conselheiros para dialogar e buscar em parceria e cooperação as soluções.


Comunidade camuflada
De acordo com levantamento apresentado no Conselho, existe em Paulinia algo em torno de 300 crianças no processo de educação especial na rede, número que chama a nossa atenção. Durante a reunião , chegou a ser levantada a hipótese se bater nas portas do Ministério Publico , caso a gestão não se manifeste. Houve sim, ponderação e ficou acertado uma conversa com a secretaria.


Neste sentido
Vendo daqui do lado de fora, ficamos com a impressão de que os Conselhos, em que pese a boa intenção de seus integrantes voluntários, vivem num mundo diferente do mundo em que vive a a gestão. Logo nos propomos aqui, um Fórum entre os conselhos com foco especifico, como por exemplo a Criança, unindo CMDCA , Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Cemasp ( assistência Social ) e outros. Assim temos um panorama geral


Nossa saúde
O secretário Ricardo Carageleascow deixou a parta escancarada para que conselheiros saibam o quadro real e o ajude a endireitar o sistema. Assim, no minimo uma oposição fajuta, da qual fazem parte alguns que já tiveram chance na gestão dão sossego para quem quer trabalhar de forma comprometida a partir das verdades.


Humanização
Sem ter que gastar, a Saúde acabou com aquela mania de macas nos corredores. O secretário contou aos conselheiros quem em muitos casos haviam camas sobrando e idosos em cima de macas pelos corredores do HMP, o que revela desleixo do pessoal e falta de respeito com os pacientes.


Legalidade

Aspectos jurídicos envolvem os debates sobre a legalidade dos projetos do Executivo e dividem a posição dos vereadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.