sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Politica dos Bastidores - Mão Gorda

Politica dos Bastidores


Por Miguel Samuel de Araujo


Mão gorda

O que mais se pergunta hoje em Paulínia-, é porque a votação do recurso do ex- candidato Edson Moura Junior(PMDB), contra o atual prefeito José Pavan Junior (PSB) não se consolida. Ou, o processo ficou muito complexo em função das circunstâncias em que se deu, ou existe uma mão pesada sobre as os volumes que compõem o processo e segura a votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um mistério..


De olho na tela
Todas as terças e quintas- feiras, povo sai das novelas e de outras coisas mais que gosta de assistir na boca da noite, só para se ligar na TV Justiça, um exercício cultural que acaba por ensinar expressões do clássico linguajar jurídico. Aquela ministra novinha virou estrela, a ponto de sua imagem estar mais fixa nas mentes dos paulinenses do que a estrela maior da novela das oito.


Passo a passo
A novinha pediu vistas no processo e parou tudo na vez passada e pregou um susto no colega mais velho que antecipou o voto. Agora mudou a relatora e ainda tem um ministro novo na história, que poderá pedir para ver aquele calhamaço de papéis antes de votar. Vai daí, que já tem gente admitindo que para o caso de Paulínia, não há pressa tanto por parte dos ministros, como por parte das partes propriamente ditas..


Recapitulando
Esse processo que se torna o foco principal das conversas politicas, começou quando Edson Moura pai, renunciou sua candidatura e colocou o Moura Filho no lugar. Como a substituição se deu ás vésperas do pleito, o caso foi para a Justiça que anulou os votos do moço. Agora, tudo está no TSE e as expectativas são de que o assunto será votado e resolvido na próxima semana. Só expectativas..


De modos que
Pelas redes sociais, veiculam se profecias e análises de um lado, enquanto na outra ponta da linha, uma senhora comanda um verdadeiro barraco eletrônico atacando um fake que ela entende ser traira do grupo e ter atrapalhado tudo o que estava previsto para o seu coletivo conhecido como pessoal do 15. A rigor, essa senhora que pediu para que não citássemos o nome dela mais aqui, lidera e não é de hoje, um pelotão de pistoleiros virtuais pelo facebook que protege o ex- prefeito Edson Moura.


O perfil deles
Trata- se de um pessoal irado, bravo por estar fora da máquina, sem emprego e perspectivas de vida, tudo porque seguiram a pregação de que em breve o poços de petróleo do mundo iam secar e só Paulínia teria a alternativa


CQC- como eles colaboram
Não tampamos o sol com a peneira, a cidade tem uma série de problemas em várias as áreas e o pessoal do contra investe em alimentar produções de programas televisivos com os problemas como se isso vai dar o poder de volta ao grupo deles. Matérias veiculadas pela EPTV serviram só para mostrar uma grande obra que não deu o retorno pela cidade, se comparado com o volume investido e reforça a idéia de que o grupo gestor não planejou o uso do dinheiro da cidade.


Dinheiro público
Algo em torno de R$ 200 milhões foram investido no Polo Cinematográfico e a cidade ainda bancou produções cinematográficas , usando um grande montante em dinheiro.


Contam a própria história
Então, os críticos da atual gestão colaboram com nossa intenção de recontar a história das obras faraônicas sob o outro olhar, um olhar mais critico que reflete na situação em que as coisas se encontram, por causa da forma de maquiagem que a cidade se apresentou no passado. Agora, vivemos a Paulínia real, com seus fatores positivos e com muita coisa a ser feita


De fato e de direito
Hoje não tem como negar que a cidade tem um prefeito em pleno exercício das atribuições muita coisa a ser resolvida . Apesar do ambiente conturbado, é grande o esforço da equipe e de colaboradores no sentido de endireitar o que se perdeu no tempo. Os secretários não escondem a situação e não se negam a contar como tudo começou e porque se chegou ao quadro que requer cuidados especiais em alguns setores, como saúde, educação, esporte e lazer.


Nossas vidas
A sociedade organizada tem consciência da história e se propõe a colaborar para melhorar a qualidade de vida. O secretário do Meio Ambiente , Ricardo Ferro, deve uma explicação mais detalhada sobre as obras de recuperação do Parque das Flores. Bem que a exemplo de outros colegas , ele deveria reativar o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente , o Condema. Assim ele tem o respaldo e a colaboração de representações da sociedade.


Dever de todos
Assim, o secretário atual já se mostra mais antenado do que o antecessor Henrique Padovani. Ferro nos disse há muito tempo que a situação do Parque das Flores depende de órgãos do Estado. Reconhecemos o cabedal do titular da Secretaria do Meio Ambiente, seus títulos e formação. Só que a situação está critica, a ponto de em breve termos que parodiar de forma negativa o poeta dizendo que “ os nossos bosques tem menos vida “.. Se for o caso, tem gente que colabora neste sentido, assim resolve a situação e ainda melhora nossa qualidade de vida.


Fundamentalismo caipira
Infelizmente o que se observa em Paulínia é um sentimento de rancor que se traduz numa oposição fanática sem projeto de cidade e que de forma messiânica expressa a crença em um líder que levou a cidade no bico. O apego é tanto que fazem culto e vigília de orações pela volta da pessoa ao comando da cidade


No que resultam vigílias
Já conhecemos exemplos assim em Paulinia. O ex- candidato a prefeito Dixon Carvalho, organizou vigílias contra o atual prefeito José Pavan Junior. Daniel Carvalho e Anderson Henrique, hoje engajados no Movimento contra a corrupção, fizeram parte dos grupos que varavam noite no casarão de Dixon no Parque São Quirino, onde era oferecido aos presentes uma farta mesa com salgadinhos, refrigerantes e sucos.


Ritual de pregações
Eles contam que um grupo se reunia para ouvir pregações e profecias de pastores e pastoras dando como certa a vitória do então candidato Dixon, que declarou em um vídeo que gastou grana com litros de azeite para limpar a cidade contra o demônio representado segundo ele, na pessoa de Pavan. Deu no que deu, nem precisa contar o desfecho da carreira politica de Dixon Carvalho


Discernimento de cada um
Hoje, um outro grupo, também concentra suas energias espirituais contra Pavan. O pessoal se reúne sob a liderança de Mário Lacerda no Hotel Ibis também contra o prefeito. Do ponto de vista da religiosidade, Pavan deve ter uma forte proteção contra energias negativas. Em postagens no face, até a ex- primeira dama já disse que tem destilado seus venenos contra ele..
Fica difícil compreender esse movimento todo se para os cristãos todas as autoridades são colocadas pelos poderes e vontade de Deus. Então, concentrar energias espirituais contra quem está na eminência de suas atribuições , além de não ser coisa boa, atrapalha e coloca a sociedade em desordem espiritual... È nossa opinião..


Barba de molho

O ex- prefeito Edson Moura está mesmo preocupado com os processos que responde em todos os âmbitos da Justiça , além de outras pendências pessoais que tem tirado dele horas e horas de sono e aquela serenidade aparente que sempre demonstrou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.