sábado, 13 de abril de 2013

A Politica dos Bastidores - Longe do Palco

Politica dos Bastidores

Por



Miguel Samuel de Araújo



Longe do palco

O meio politico de Paulínia, se envolveu num imaginário exercício de bastidores sobre a decisão do TSE em Brasília, no julgamento do recurso de Edson Moura Júnior. O recurso busca a reversão das decisões em primeira instância e que foi confirmada pelo Tribunal de segunda instância. A decisão anulou os votos de Moura Júnior nas eleições de 6 de outubro de 2012 e assegurou a reeleição do atual prefeito José Pavan Júnior


Falatórios e desencontros
A cidade foi envolvida com os comentários de todo o tipo e em todos os lugares onde pudesse rolar de pessoas de todos os níveis de conhecimento politico , com prognósticos rasgados de boca em boca em todos ambientes como os corredores e salas dos órgãos públicos, cafés de padarias e conversas em redes sociais.
Todos já com o resultado na ponta da língua, como quem viaja pelas cabeças dos ministros da Corte. Na verdade, o julgamento iniciado na terça- feira, dia 9 de abril , teve os trabalhos interrompidos em função de um pedido de vistas. Os trabalhos terão prosseguimento na terça- feia dia 16 ás 19horas com transmissão pela TV Justiça.


O caso
Edson Moura Junior , substituiu o pai dele, o ex- prefeito Edson Moura , impedido de ser candidato a prefeito por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Moura Junior venceu não foi diplomado e nem pode tomar posse porque a Justiça anulou seus votos. No lugar dele, assumiu o segundo colocado, o candidato á reeleição, José Pavan Junior.


Para entender
A Justiça local não aceitou o registro de Moura Júnior porque a substituição e a renúncia do pai dele se deram nas vésperas do pleito, ou seja -, por volta das 19 horas do sábado que antecedeu o dia do pleito .
Moura Junior recorreu e perdeu em todas as iniciativas. Agora, os ministros do Tribunal Superior irão deliberar sobre o recurso.


O debate
Para quem assistiu o julgamento pela TV Justiça na terça- feira , dia 9 , ficou claro que a disputa pelo poder se tornou um processo que depende e muito da habilidade das partes no campo jurídico. Foi bonito de ver e de ouvir embate entre juristas de renome acerca da compreensão das leis. Também ficou claro o entendimento de cada um á luz da conjuntura atual em que a sociedade clama por transparência no trato das coisas públicas , em confronto com a intenção de se manter um status quo que permite fazer do jogo pelo poder, o jogo dos interesses.


Em rede nacional
Mais uma vez, a cidade de Paulínia ganhou evidência em rede nacional através da TV Justiça e teve escancarado alguns fatos inusitados que marcam sua história para todo mundo ver.


Todo mundo viu
Só aí, já se justificou o momento proporcionado pelos integrantes da Coligação Sorria Paulínia, os protagonistas de situações citadas pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel que se posicionou contrário ao recurso de Moura Junior e a favor da manutenção de Júnior Pavan no cargo.


Tranquilo
Apesar da boataria, o prefeito José Pavan Júnior segue despachando em seu gabinete. A assessoria de Imprensa, classifica em nota distribuída, como ato desleal, as informações desencontradas


Avaliação do mandato
Neste sábado, dia 13 de abril, o vereador Dr João Mota do PT recebe, amigos, eleitores e simpatizantes do mandato para uma avaliação dos primeiros meses de atuação parlamentar. O evento previsto para começar ás 13 horas no Hotel IbIS deverá servir de base para a elaboração de propostas a serem elaboradas pelo gabinete . Mota pretende se reunir periodicamente para avaliar e ouvir opiniões de eleitores. O outro vereador petista, Custódio Campos, usa dessa prática desde o mandato passado.


PEC sobre direitos

O mandato de Campos prepara um debate sobre a PEC Proposta de Emenda Constitucional, que assegura os direitos das empregadas e empregados domésticos, para o dia 17 , ás 19 horas no plenarinho da Câmara.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.