sábado, 20 de abril de 2013

A Politica dos Bastidores - E o barulho continua!

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo


E o barulho continua

Pois é. Agora vamos crer que da próxima semana não passa, pode ser na terça ou na quinta- feira, segundo nossas fontes. O recurso de Edson Moura Júnior para assumir a Prefeitura no lugar de José Pavan Júnior está nas mãos dos ministros do TSE. Junior Moura substituiu o pai Edson Moura, como candidato e teve o registro negado pela Justiça por força de denúncia do Ministério Público Eleitoral de que a substituição aconteceu nas vésperas do pleito, ou seja, no início da noite do sábado que antecedeu a eleição. Moura Júnior nem fez campanha e teve mais votos. Só que o juiz ocal diplomou e deu posse ao segundo colocado.


Cidade apreensiva
O embate, tendo de um lado Moura Júnior para assumir a prefeitura e de outro lado, Pavan Júnior para permanecer no cargo como prefeito reeleito, deixa o meio politico e a cidade em clima de suspense. Sempre tem que estimula o ambiente como aquele grupo que montou uma vigília de orações em favor de um dos lados.


Expressão de fé e de paz
Para os manifestantes, agora é Jesus na causa. Vamos esperar para ver o julgamento do recurso para observarmos o comportamento deles e ouvi-los depois. Caso, o resultado não os agrade que eles o aceitem pacificamente e tenham compostura porque foi a vontade de Deus, né ? È assim que tem que ser..È melhor assim porque previne ataques de loucura como aconteceu com o cidadão que tentou entrar de carro no Paço e ainda pela porta dos fundos, há! há! há!..


È o que dizem
Surgiu até uma piada de que o moço estava orientado politicamente para acompanhar a votação do Tribunal Regional Eleitoral e no final encenar a entrada pela porta da frente. Era só para encenar, né ? Ao conhecer o resultado, além de errar a porta, o cidadão acelerou e foi com tudo contra a porta de vidro que fica nos fundos do Prédio..


E a Câmara
Pelo visto, o presidente da Câmara, Marquinhos da Fiorella está vendo de longe as manifestações e disputa pelo poder na cidade. As sessões tem transcorrido em ambiente de normalidade com votações de projetos, requerimentos, moções e indicações. Pelo que observamos o foco das perturbações está mais adiante porque a consultoria jurídica da Casa apontou inconstitucionalidade no projeto do Executivo sobre a urgência no projeto de vencimentos dos médicos. Coisa simples também, já foi consertado e voltou para a pauta


Aproveitou o acúmulo
Profissional da saúde, a vereadora Ângela Duarte tem participado de reuniões do Conselho, o que não faz o médico Gustavo Yatecola Bonfim, vereador de segundo mandato. Se cada um usar o acumulo que tem para contribuir com a gestão. Os vereadores Tiguila Paes e Zé Coco também tem acompanhado as reuniões . Siméia Zanon manda representantes, enquanto que em reuniões anteriores Custódio Campos se fez presentes. O Conselho é um importante espaço para debater as questões relacionadas á saúde. Agora, o Conselho prepara a Conferência prevista para antes do mês de agosto com profissionais e usuários do sistema.


A história dos 100 dias
Ao fazer um balanço de 100 no comando da pasta, o secretário de Saúde, Ricardo Carajeleascow fez um relato estarrecedor de como encontrou o sistema que a partir de agora começa a ser reorganizado na perspectiva de um modelo que leva em conta a humanização e o acolhimento, dando a ênfase necessária para os recursos humanos e logística.


Caos no sistema
Pela exposição de Carajeleascow, a grita geral contra o sistema , orquestrada e liderada por opositores da administração de Júnior Pavan, é fruto na verdade de ações deles próprios. O secretário reconhece que a situação caótica está posta e todos tem o dever de contribuir para a reorganização administrativa e técnica.


Obras
O decano dos conselheiros da Saúde, Aldo Lima Guimarães ouviu atentamente o relato do secretário e se declarou solidário ao secretário pelo abacaxi e pelos pepinos que tem pela frente, que vai desde as gambiarras nas obras até os desvios de função. Seu Aldo como é chamado destacou a disposição de Carajealescow de abrir o jogo com os conselheiros, o que não fazia assim tão francamente os antecessores. Em outras palavras, o próprio Aldo enfatizou e necessidade da unidade de todos ( usuários, trabalhadores e gestores) em defesa do sistema


Obras porcas e outros desmandos.
A UBS( Unidade Básica de Saúde) do Amélia, um prédio relativamente novo já está em estado de deteriozação, uma obra que foge dos padrões exigidos para sua finalidade. Em visão humanista , o secretario observou que nem a acessibilidade tem sido respeitada nos prédios da saúde..


Robson Reis
A partir da presente edição contamos com a participaçõ do ilustrador Robson Reis com suas charges e tiras que tiram o fôlego de leitores de raiva ou de tanto rir. Robson Reis é professor de desenho, animador e ilustrador conhecido na região por seus trabalhos que podem ser no site: www.robiscos.com


Dengringolou
O realista e franco relato feito pelo secretário da Saúde só vem confirmar nossa linha de trabalho que se estriba na história para registar problemas. A exemplo de Aldo Guimarães, só quem viveu as politicas públicas ao longo dos governos passados e vive os dias atuais da administração é que pode dizer como as coisas tem sido tratadas. Não eximimos com isso, agentes da administração atual, entre os quais tem gente que já vem de tempos idos- , da responsabilidade pelo quadro em que algumas coisas se encontram. O fato novo é que agora, estamos mais livres para apontar problemas e a sociedade civil vai tomando o pé da situação e com isso colabora para melhorar.


Clausura I
A Escola Estadual Padre Narciso, no João Aranha , colocou Paulínia na mídia nacional, não pelos bons índices alcançados nas avaliações de órgãos do governo. Foi por conta do espetáculo patrocinado por duas alunas que em plena sala de aula se pegaram de socos e pontapés.


Clausura II
O prédio da Padre Narciso é fechado de baixo em cima e fica isolado do povo, como se fosse uma unidade de internamento de jovens e adolescentes em conflito com a lei. O que mais chamou a atenção nesse episódio é que ninguém se prontificou para dar um apoio ás mocinhas e seus familiares que por causa da repercussão devem estar deprimidas a estas horas.


Apoio necessário
A nosso ver, de acordo com o ECA , Estatuto da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar deve se inteirar do caso e produzir um relato para o Ministério Público. A simples suspensão e ou expulsão das alunas depois tudo o que aconteceu só contribui para deixa-las expostas ao bullyng, um transtorno ainda maior.


PEC, PEC, PEC .. Ai.. que raiva!..
Em conversa flagrada em fila de supermercado, senhoras ricas e de classe média alta da cidade estão de pulos nos saltos por causa da iniciativa do vereador Custódio Campos ( PT) por promover um debate acerca da Proposta de Emenda Constitucional que assegura os direitos trabalhistas ( Férias, FGTS e outros) para os empregados e empregadas domésticas. As patroas ainda não se acostumaram com a idéia de ter que registrar as carteiras de suas auxiliares nos afazeres do lar e regulamentar a jornada de trabalho delas.. Para nós aqui, é sofrer por antecipação, instalar desde já o conflito entre empregadas e patroas..


Doutor João presta contas
È neste sábado dia 20, a partir das 13 horas no Hotel Ibis, que o vereador Doutor João Mota recebe amigos, eleitores e aliados políticos para uma avaliação do seu primeiros 100 dias de mandato.


O hábito faz o monge.

Um profissional da Saúde é caracterizado pelas vestes brancas, um alto executivo pelo traje social, um policial pela farda ou brasão da instituição na lapela, e um advogado no exercício de seu ofício normalmente é caracterizado pelo terno ou traje social. Agora, um cidadão com um nariz postiço dando Show em plena Sessão de Câmara, pode ser caracterizado como líder sindical, ou simplesmente um espetáculo de humor ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.