sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Politica dos Bastidores - Só Barulho

A Politica dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

Só barulho

O estardalhaço feito em torno da adesão do candidato a prefeito Sanzio Rodrigues do PMN ao grupo do ex- prefeito Edson Moura não justifica o peso eleitoral que o fato representa. Sanzio deixou de ser candidato, que aliás, nem deveria ter sido - porque caiu a ficha dele de que uma candidatura a prefeito é coisa séria, coisa de homem grande na política. Isso, ele ainda está longe de ser. Não tem como levar a sério até pelo que representa, o PMN, o partido da dona Telma não tem nada na cidade. Basta conferir a votação do DR Marquinhos da Água em 2008, para prefeito que não produziu nenhum saldo político. Então na esperteza, talvez para não reprisar o episódio Marquinhos, Sanzio correu para os braços de Moura e ganhou fagulhas dos holofotes midiáticos.


Em casa
Não é novidade. Quem bem conhece Sanzio, sabe da profunda admiração dele pelo ex- prefeito, embora até os últimos instantes tenha tentado se aproximar do atual prefeito José Pavan Júnior. Um assessor de Pavan avalia que o moço valorizou demais o passe, quer dizer, para renunciar, ele exigiu muito mais do que ele representa politicamente .


Na cantoria
Agora, Moura segue o cortejo, cercado por sua Corte, como um faraó embalsamado. O grupo dele se esforça na tentativa de colar a imagem dele em Edson Moura Filho, para quem tenta repassar o espólio. Moura Filho só se assemelha ao pai no modo de tocar os negócios e no volume de processos que responde..


Em Guararapes
Trabalhadores da Usina lutam na Justiça para receber o mínimo que lhes é de direito, conforme os processos que correm na Justiça do Trabalho em Araçatuba. Isso nós comprovamos. Aí, alguém vem com a história de que ação trabalhista é vida particular. Ora, como alguém se apresenta como apto para ingressar na administração pública se nos negócios, não funciona bem como gestor?


Pauliprev
Esdras Pavan, secretário de Planejamento que recentemente assumiu o comando do instituto Pauliprev, garante que o prefeito exonerou o pessoal comissionado e que nada no sistema de administração dos recursos é feito sem a aprovação dos conselheiros. Esdras nos disse que está sendo feito um comunicado aos funcionários e que ele em breve irá divulgar um relato com mais detalhes, inclusive explicando quem é a empresa de consultoria que atendia a Pauliprev.


Alarde
A ex- presidente do Sindicato, Iria Onira levantou dúvidas e questionou a administração sobre o dinheiro da aposentadoria dos servidores. Ela é conselheira eleita do Pauliprev e está licenciada para disputar uma vaga na Câmara. Esdras disse que logo o servidor ficará esclarecido sobre como tudo se passou. De nossa parte, o servidor tem razão de cobrar seus direitos sem entrar no mérito da disputa pelo poder na cidade. É normal nesse período ocorrer enxurradas de denúncias por todo lado e precisamos filtrar tudo.


Chumbo trocado
Nesse sentido, também chega por aqui, as pipas que dona Iria deixou no Sindicato dos Servidores quando renunciou o cargo de presidente para o qual foi eleita. São contratos duvidosos e comprovantes de depósitos em dinheiro feitos em sua conta pessoal. Como a gente apenas relata, estamos averiguando o material que poderá virar uma extensa matéria sobre o episódio nunca explicado que foi a renuncia de Iria. É algo meio desagradável que só fica muito claro se a gente colocar frente a frente, Iria , advogado Jamir Menalli e outros personagens . Aí a cobra fuma e a gente publica para todo mundo saber. Bem que Eudinei Cabral, o presidente licenciado para ser candidato a vereador, poderia falar um pouco dessa história.


Vejam bem
Cabral é o cara que sentou na cadeira de Iria, presidente que renunciou. Não é possível imaginar que ali ele ficou o tempo todo balançando as perninhas, né ? Cabral é um cara esperto e sabe das coisas, inclusive seria o momento de contar como encontrou o sindicato quando Iria saiu. Iria é candidata a vereadora e Cabral também é. Então fica aqui a sugestão de um debate entre ambos para o servidor saber qual dos dois, se Iria ou Cabral - merece o voto da categoria. É importante que o servidor tenha um representante na Câmara e tem muitos candidatos, e o foco está mais para
Iria e Cabral.


Refrescando a memória:
Quando a gente falar que a história quase sempre do mesmo jeito, com mudança apenas de alguns personagens, os mais novos duvidam. Por isso, reproduzimos aqui um trecho de um panfleto distribuído na campanha de 2.000 que é muito engraçado e prestem bem atenção como Moura se refere ás pessoas.....


Na surdina
Às vezes, longe de aglomerações é mais fácil para tramar as estratégias políticas...Se for para a feira, terá que dar satisfação para muita gente e com isso expor o tamanho da capivara, claro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.