sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Politica dos Bastidores - Lamentos e Artimanhas

Política dos Bastidores
PorMiguel Samuel de Araújo

Lamentos e artimanhas

A histórianunca se repete. Quandoalguém usa de qualquer tentativa para contrariar a ordem natural dos fatos com certeza irá provocar uma farsa ou tragédia. Assim, como cada campanha é uma campanha, jamais em 2012, tudo se dará como se deu em 2008, 2004 e 2000. Então, partidos e lideranças políticasaprendem com as experiências e amadurecem seus propósitos de um Projeto de Poder local com as possíveis composições feitas à luz da sabedoria para que as perdas ocorridas de formas inevitáveis não se tornem só base para lamúrias enquanto o tempo passa. Que essas perdas fortaleçam suas táticas políticas no plano da estratégia


Impedidos
Está no site da Justiça Eleitoralmuitos nomes de candidatos barrados em suas pretensões e está em curso processos de debates sobre as substituições de nomes. Uma situação difícil de lidar e com importanteslições para todos. Candidatos a vereador podem reforçar a campanha do colega e agregar suas propostas a ele com o compromisso de participar de um possível mandato com propostas de trabalho.


Os candidatos
Apesar dos nomes impedidos, não é notadodesfalques consideráveis em chapas de candidatos a vereador, exceto a do PMDB, que deixa de ter a candidata Simone Moura, vice- prefeita e prima do ex-prefeito Edson Moura. Ela com certeza contaria com o apoio explícito delee carregaria a votação da coligação. Agora, os votos do PMDB poderão ajudar a votação de Sandro Caprino do PRB. Outro nome que corre por fora é o de Cesar Pietrobon, ex- cunhado de Moura, só que o sucesso dele vai depender de artimanhas: unir os parentes e desvincular o nome dele de Edson Moura.


No pastel
Ivonete Pietrobon, irmã de Césinha,fez corpo a corpo na feira do São José no domingo passado em busca de votos para o candidato. Em algumas situações, elateve o cuidado de focar só com o nome do irmão candidato a vereador e desviar do assunto quando o nome de Edson Moura, seu ex-marido e ex-prefeito era citado. O ex-maridohoje casado com Regina Matos, é assunto nas rodas políticas por estar considerado inapto pela justiça para ser candidato a prefeito


A substituição
Pela toada que vai, é provável queEdson MouraFilho substitua o pai que está em demanda na Justiça Eleitoral. Moura paitem condenações nos Tribunais e o nome dele se enrosca todo na Lei do Ficha Limpa. Diante dessa possibilidade,a estrutura da campana será alterada porque Regina Matoshoje esposa de Moura pai , não será a principal mulher da campanha porque IvontePietrobon não desgruda do Filho. Outra coisa, o nome de Moura Filho está associado ao nome do pai em processos por serem sócios nos negócios.


Coronéis de cana
Repousa no Fórum Trabalhista da cidade de Araçatuba cerca de uma centena de ações trabalhistas contra a empresa, BiossauroAlcool e Biodiesel, da cidade de Guararapes, interior de São Paulo. Embora, não esteja em seu nome aempresa é de Edson Moura. Cerca de 100 ex-funcionários da empresa, passaram por dificuldadese na cidade Moura Pai e Moura Filho eram visto por lá, sempre acompanhados de outros conhecidos aliados políticos. De uns tempospara cá, eles não voltaram mais e nem deram satisfação, o que deixou muitos revoltados . Um ex-funcionárioque pediu para ficar no anonimato afirmou : “Sabemos que Edson Moura tem um império, é um homem muito rico e poderia pagar os salários atrasados desde fevereiro” .


Desconforto
Outroex-funcionário que também pediu para não ser identificado contou que a empresa está abandonada e sofreu um roubo de fios de cobre. Na cidade, segundo essa pessoa, o empresário Moura tem muitos credores que esperam por ele na cidade de Guararapes. Um grupo convidou o CROMO para ir à cidade, ouvir depoimentos e produzir fotos.


Projetos para a cidade
Impressionante como todos os candidatos apresentam boas ideias na campanha. Só que projetos sérios como de proteção e garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente não existe nada que se aproveita, o que nos faz concluir queas pessoas pensam só nos que votam e não nos filhos de eleitores. O momento seria propício para debater as questões que apontam para um projeto de cidade que seja sustentável.


A campanha
Comissionados da Prefeiturase declaram satisfeitos com a receptividade por parte de eleitores da mensagem do prefeito e candidato à reeleiçãode José Pavan Júnior. Segundo eles, os projetos da área social e a notícia da construção da ponte sobre o Rio Jaguariagradou moradores da cidade porque irá desafogar o trânsito.


Expedicionário
Enquanto a água turva corre sob a ponte, nossa leitora assídua,Mary Gilbert reclama do transito na avenida dos Expedicionários por onde circulam caminhões em alta velocidade colocando em risco os veículos de passageiros que por ali trafegam. Mary tem razão e o mais triste nessa história é que a maior parte dos caminhões não sãode Paulínia.


Abandonado
Um leitor nosso observou em um material de campanha que mostraa defesa do ex-vereador Emerson Gordura. Ele que teve sua candidatura impedida pela justiça por causa das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando era presidente da Câmara. Dizem que o ex-vereador só teveEdson Moura a seu lado quando mais precisou. Equívoco, onde está aquele empresário que tocou obras no prédio? E os vereadores do grupo, entre os quais Francisco Bonavita (PTB)? Na verdade, Gorduraperdeu foi o bonde mesmo.


Uma disputa

A corrida eleitoral parece mais os Jogos Olímpios onde cada competidor exibe suas qualidades na modalidade esportiva que pratica..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.