sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Politica dos Bastidores - A lama, do chiqueiro de porcos esparrama

Politica dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

A lama, do chiqueiro de porcos esparrama.

Nada mais do que um dia após o outro, para promover a justiça e expor as pessoas que por falta de escrúpulos agridem as famílias e fazem o que é de pior para garantir seus próprios interesses, sob pena de fazer mal às pessoas de seu próprio grupo político. Em 2009, uma pessoa foi flagrada pelas câmeras de uma agência dos Correios postando fotos com cenas de pedofilia, colocando sob suspeita uma liderança política da cidade. Vamos preservar o nome da pessoa. Agora, todos sabem que ela é um tipo braço direito do ex-prefeito Edson Moura.


Cruéis desdobramentos
O caso deu até Polícia Federal, o rapaz pego postando fotos foi preso e o processo corre em segredo de justiça no Fórum de Paulínia. Passados mais de três anos, a reedição desse material pornográfico gravado em CDs chegou ao Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e pela cidade, a pessoa responsável pela distribuição sinalizou que os CDs seriam distribuídos em massa pelas ruas e com isso prejudicaria a campanha do PT. Essa é a história que marcou o quadro politico de Paulínia nesta semana.


Show de excrescência
O ambiente criado entorno da notícia de que o candidato a prefeito pelo PT, Dixon Carvalho, estaria envolvido na denúncia de ato hediondo, alegrou o grupo de seu principal adversário que comemorou e saiu com sua tropa de choque atrás de eleitores e apoiadores da candidatura petista. Vai daí, que a gente pode medir o grau da responsabilidade das pessoas que almejam o poder. Agora, o PT Estadual decidiu examinar o processo que está em segredo de justiça e se posicionar na semana que vem.


No PT, é assim...
Por força de sua história desde que foi fundado há 32 anos, o processo da democracia interna tem sido o ponto que faz a diferença entre o PT e outras legendas. Isso incomoda grupos tipo esse do ex-prefeito Edson Moura que vive sob a cultura do personalismo e idolatria de um homem. Para assim se manter, eles jogam com todas as armas, sem pensar no estrago. Um dia, irão pagar por isso.


Atos individuais e coletivos
A construção de um projeto sólido de Nação Brasileira com sustentabilidade e o fortalecimento de laços democráticos entre instituições é a novidade da política brasileira que assusta os que tem visão carcomida . Pessoas se responsabilizam por seus atos e esses atos estão desvinculados do partido que segue com seu projeto. Então, histórias como essa do Mensalão não atinge o PT porque os órgãos da República Brasileira avocam para eles, a tarefa de esclarecer, clarear fatos e julgar responsáveis.


A história
O Partido dos Trabalhadores foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo. O Partido surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de trabalhadores, no final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerdas então existentes. Assim, o PT foi fundado com um viés socialista democrático. O Partido dos Trabalhadores foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, no dia 11 de fevereiro de 1982.


Agora, o jogo por aqui
Com a situação de Edson Moura considerada inapta para disputar as eleições pela Justiça local e com recursos em instâncias superiores, o quadro político ora desenhado promete sofrer alterações com gente nova, jogo para quem estarão voltadas as atenções em virtude das circunstâncias que o novo cenário será construído. Com isso, as lideranças da política local e demais pessoas interessadas precisam estar atentas a cada movimento de pedras nesse complexo tabuleiro. É o que temos a dizer aos mais inteligentes e inteirados nas ideias depois das eleições de 2012. Paulínia será outra bem diferente dessa em que vivemos.


Os espaços
Não há vácuo que perdure na política por muito tempo e no caso de Paulínia, haverá de ser construído a unidade das forças democráticas num arrojado projeto de cidade que passa pelo debate da sustentabilidade e da mobilidade urbana, temas que poucos dos políticos da cidade dominam.


Nosso Centro
A ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Iria Onira, agora achou o responsável pela desorganização do centro de nossa cidade: a OSCIP AMA PAULÍNIA. Em uma publicação que faz circular na cidade, ela atribui também ao atual prefeito José Pavan Junior, a responsabilidade pelos grandes problemas que a cidade enfrenta e que por muitos anos se arrastam. Iria só ainda não contou porque ela renunciou a presidência do Sindicato , quando tudo parecia correr bem com a entidade de classe, inclusive conforme ela mesma dizia na época: o Sindicato está bem financeiramente...


Pirâmide não
Como parte da AMAPAULINIA, Iria foi uma das ardorosas defensora da luta contra as intenções do ex-prefeito Edson Moura de construir o Manto de Cristal, conhecido como a Pirâmide sobre a Igreja São Bento. Na época, a esposa de Moura, Regina Matos, comandava uma galera que ficava a colher assinaturas de transeuntes na tentativa de derrubar a liminar do juiz, Daniel Fabrtetti, que parou com o projeto megalomaníaco. Iria hoje é aliada de Moura e está como candidata a vereadora pelo PDT, cuja presidente não é ninguém mais do que a própria Regina de Matos Moura. O slogan de Iria é: “essa é de briga”, há! há! há!...


Só para lembrar
Iria foi a líder do movimento que instituiu o regime estatutário e é por mais de uma vez, integrante do Conselho do Pauliprev, o instituto previdência da categoria. Como Conselheira, ela recebe algo na casa de R$ 2 mil por mês para participar de reuniões e deliberar os interesses dos servidores.


De modos
Nada custa repetir que política é como nuvens. Dependendo de como quando olhamos, ela está de um jeito e numa posição. Agora os políticos são as pessoas que formam as nuvens e eles se deslocam com o vento. E a gente vai amadurecendo com esse processo e passa a rever opiniões e conceitos.


Debate no Facebook
Interessante o posicionamento do internauta: Não sendo candidato, se Edson Moura indicar uma porta, ela se elege para prefeito . Deu para entender porque a prima Simone conseguiu no máximo vice, há! há! há!..


Como se fosse numa guerra
Sempre está a frente da batalha um comandante, uma espécie de estratego, o general com medalhinha no bolso da camisa que coloca os seus soldados na linha de frente para matar , morrer ou passar vexame .Obstinado pelos motivos que o levam almejar e tudo fazer pelo poder, ele pode provocar sua própria derrota pelo simples esvaziamento do arsenal de armas e munições ou por causa de um desertor que trocou seu exército pelo exército do adversário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.