sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Politica dos Bastidores - O Voto no PT

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

O voto no PT

Em meio a morbidez da campanha eleitoral em Paulínia, faltando pouco mais de 40 dias para as eleições, lideranças das principais candidaturas a prefeito se perguntam em quem votarão os eleitores e eleitoras, cujos votos já eram declarados ao candidato do PT, hoje suspenso de suas atividades partidárias por 60 dias, de acordo com a deliberação da Direção Estadual. O eleitor petista vota 13 e não existe outra legenda com esse número.


O potencial
Em eleições gerais (para presidente, governador, senador, deputados estadual e federal), a legenda do PT sempre foi muito bem votada na cidade de Paulínia. Pesquisas de opinião feitas fora do período eleitoral apontam a vocação do voto petista num significativo percentual do colégio eleitoral da cidade.


Campanha curta
O candidato do PT terá pouco tempo para se tornar conhecido e terá tempo igual aos outros que, a partir de agora se aquecem para se mostrar aos eleitores , embora já com campanhas adiantadas nas ruas. O cenário apresenta um importante número de eleitores indecisos. O processo eleitoral apresenta um quadro muito diferente dos demais até porque além do PT tem outras candidaturas com problemas jurídicos por causa da Lei da Ficha Limpa.


Disciplina interna
A rigor, o filiado ao PT que respeita seu partido não faz afronta à instância superior. Os que assim se comportam estão a serviço do adversário que causou tudo. Não é novidade que o ex-prefeito Edson Moura, sempre quis ter o controle de todos os partidos na cidade , sendo o Partido dos Trabalhadores, a única legenda que nunca esteve sob os braços dele. O partido cresceu na cidade e ameaçou os donos do poder que usam de meios indecentes para impedir que se abra a caixa preta do comando.


Efeito Moura I
Todo mundo sabe que a história que tem como alvo o desgaste do PT, partiu dos escritórios ligados ao ex-prefeito Edson Moura, na pessoa do advogado dele Artur Freire, flagrado quando postava o material alusivo ao crime de pedofilia envolvendo a imagem do então pré-candidato a prefeito pelo PT , Dixon Carvalho. Aí, virou processo em segredo de justiça e agora mais recentemente veio a público e o PT afastou o filiado, o que prejudicou sua candidatura.


Efeito Moura II
Já faz algum tempo, que pessoas ligadas ao ex-prefeito insinuam pela rede Facebook que esse material seria divulgado. Pessoas de peso como a esposa de Moura, dona Regina fazia postagem, como quem tivesse anunciando um grande efeito. Essas pessoas apostaram que o grupo de Moura levaria vantagem com o eleitorado petista. Há muito, sabe-se no meio politico que existe uma desavença pessoal entre Moura e Carvalho e que esta desavença se acirrou quando o nome de Dixon Carvalho passou a aparecer bem em pesquisas de opinião.


Efeito Moura III
Agora, estimulados pela boataria do próprio grupo de Moura, alguns partidários da candidatura de Dixon se rebelam contra o ato da direção Estadual do PT, o que provocou intervenção no Diretório Municipal. Os partidários de Dixon ainda não deram conta de quem está se beneficiando da crise, quando na verdade parte dos militantes do PT já se reorganizam para recolocar sua campanha nas ruas.


Baixas
Enquanto os caciques se acertam, os grupos se mexem. Fomos informados de baixas de candidaturas a vereador no PCdoB, cujo candidato a prefeito é o vereador Palito. Fato dessa natureza expõe a fragilidade no processo de montagens de chapas de vereadores. Outras candidaturas deixam seus grupos, ora para virarem cabos eleitorais de outros candidatos, ora desistindo do pleito eleitoral.


Espíritos de porcos
Por outro lado já surgiram os malucos apedrejando placas, retirando faixas e quebrando cavaletes. Outro caso registrado foi o acidente provocado por uma armação dessas de madeira instaladas em um dos balões. Para controlar a baderna, a Justiça proibiu a colocação de materiais de propaganda nos espaços públicos da cidade. Bem que os cavaletes podiam ficar nos balões se não fossem essas palhaçadas , atos de malucos a serviço de quem não se sabe.


Elefantes brancos
O foco da campanha do prefeito José Pavan Junior, candidato a reeleição é a reorganização da herança administrativa, pagamento das contas do antecessor e obras sociais nunca antes priorizadas. Já o antecessor por sua vez ataca o atual prefeito e diz que ele abandonou seus projetos. Moura queria que Pavan continuasse os projetos grandiosos como o Manto de Cristal ( Pirâmide sobre a Igreja de São Bento ) e a Paulínia Filmes , entre outras megalomanias. Cada um acredita no seu staf para levar bem a mensagem.


Mobilidade Urbana
A prefeitura abriu uma importante conversa sobre o tema numa conferência realizada nessa semana. Antes tarde do que nunca, se ao longo do tempo, as administrações se preocupassem com a mobilidade urbana, do ponto de vista técnico para as políticas públicas muitos conflitos estariam amenizados. Um deles é o trânsito de caminhões na Avenida dos Expedicionários que perturba o tráfego de carros. Os caminhoneiros fazem da avenida a rota de fuga dos pedágios.


Carrapatos
Moradores do bairro Patropi se declaram preocupados com possível proliferação de carrapatos nos terrenos depois que a prefeitura colocou placas avisando do perigo. Um leitor nos mandou uma foto de cavalos pastando na região. Não sabemos ainda como a Secretaria da Saúde está cuidando do caso para prevenir a febre maculosa.


Cada voto é um flash
Enganou redondamente quem pensou que pelo menos em sua campanha para vereador pelo PSDB, que nosso considerado Edgar Castellon daria folga para suas teleobjetivas. É mesmo de máquina em punho que ele roda a cidade distribuindo seu material de propagando no qual se apresenta como fotógrafo do povo.


Homenagem
O meio político sentiu a morte de Antônio Roberto Coelho no último sábado, dia 18 de agosto. Coelho foi o fiel escudeiro de Edson Moura desde a campanha de 2.000 para a prefeitura. Foi secretário de Transportes e presidente do PDT local.


Barulheira
Sem se preocupar se o eleitor entende ou não, cabos eleitores vão tomando conta da cidade com papéis e som alto. Alguns chegam ser inconvenientes em suas abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.