sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Politica dos Bastidores - Tempo para arrumar o time!

A Política dos Bastidores

Miguel Samuel de Araujo

Tempo para arrumar o time
Dentro de um mês, as candidaturas e chapas de candidatos a vereador devem estar alinhadas porque a campanha propriamente dita começará em julho. A partir desta data, as propagandas terão que obedecer a Justiça Eleitoral e os candidatos tanto para o Legislativo como para o Executivo não poderão fazer qualquer manifestação em espaço público. Por outro lado, o visual da cidade começa a mudar com faixas, placas, painéis, papéis pelas ruas, além dos carros de som com anúncios e aquelas irritantes musiquinhas tudo em volume muito alto.


Fora de época
Embora tenha prazo para começar as campanhas, a gente já percebe as propagandas a base dos disfarces como as mensagens do Dia das Mães, Dia do Trabalho com as fotos dos pré- candidatos. Se não é propaganda eleitoral porque a maioria nunca se apresentou assim em anos anteriores e com certeza não se manifestarão da mesma forma nos próximos três anos


O clima
A cidade está em pleno clima de disputa, é fácil de perceber. Daqui até 6 de outubro, a coisa vai ferver. A gente só espera que a radicalização não traga prejuízos para a sociedade, no mais já acostumamos. O Poder em Paulínia é disputado em ambiente pesado, no qual às vezes prevalece os interesses dos grupos envolvidos.


As heranças
Uma matéria veiculada pela EPTV reacendeu uma labareda que mais dia menos dia ia chamuscar a cidade. O centro da cidade já devia estar em processo de revitalização e isso só não ocorre por conta de uma demanda judicial. A Justiça suspendeu as obras do Manto de Cristal, também conhecido como a Pirâmide sobre a Igreja São Bento. De um lado, o pessoal ligado ao ex- prefeito Edson Moura acusa o administração de não zelar por aquele espaço.


O estorvo I
A rigor, Moura é o responsável por uma obra que oferecia agressão ao patrimônio histórico e representava um vilipêndio ao patrimônio religioso porque a comunidade católica não aceitava uma edificação encobrindo a Igreja. A Oscip AMAPAULINIA conseguiu uma liminar paralisando as obras. Há que se compreender que o texto da liminar do juiz Daniel Fabreti destaca a proibição de qualquer intervenção que mude as características do entorno de 100 metros da Igreja. Ele também reforça que a medida liminar não impede a manutenção do espaço com a execução de trabalhos de descupinização, corte de mato e limpeza.


Estorvo II
Na quinta- feira, durante uma entrevista em seu Gabinete, o prefeito José Pavan Júnior lembrou da história da revitalização do centro como uma parte da herança do antecessor e que agora depende de um acordo na Justiça entre as partes interessadas . Segundo ele, até o ex- prefeito agora é parte interessada. Pavan ainda se referiu ao que já foi pago, algo por essa pirâmide, algo em torno de R$ 100 milhões, mas que esse agora já é outro problema. Ele quer mesmo é revitalizar o centro da cidade sem a pirâmide sobre a Igreja.


O projeto
A AMA Paulínia apresentou uma proposta que elaborou desde os tempos passados e que não foi levado em conta por Edson Moura. Essa proposta foi apresentada aos membros da atual administração e aguarda definições. O ex- prefeito nunca respeitou A MA como instituição da sociedade civil, chegando a reprimir suas manifestações por transparência na forma de lidar com o dinheiro público. Quase no final do mandato, Moura oficiou a AMA e pediu uma reunião para fazer um acordo, porém a proposta dele não foi aceita pelos membro da Oscip e nem pela comunidade católica.


Novas ideias
As expectativas em torno dos setores da Saúde, do Turismo e das Finanças cresce com os novos secretários apresentados na quinta – feira. Cada um com seus desafios e o mais exigido é Genésio Pires do Turismo que também precisa de uma série de documentos e autorizações de órgãos de governos Estadual e Federal para cuidar do Mini – Pantanal, mais precisamente do Pier que funcionou por muitos anos a revelia da legislação. Mais uma buchinha que o Pavan herdou.


A Saúde
Marcos Teixeira espera também montar uma proposta que leve em consideração o acolhimento e a humanização na saúde a partir do envolvimento de toda a equipe da Secretaria. Ele ainda vai ter como reforço a experiência da antecessora Mônica Focesi que vai cuidar da parte da informação . Ela poderá montar um importante banco de dados para a Secretaria a partir dos registros da Ouvidoria da Pasta.


No time
Carolina Bordignon que foi substituída na Secretaria de Finanças por Luciano Lima, na administração há 14 anos, também continua no governo, só que no Gabinete do Prefeito como assessora sem perder o status de secretária, isso quer dizer , sem prejuízo nos vencimentos.


Boca Aberta
Enquanto isso, o ex- vereador Mário Lacerda, bem ao estilo Seu Aldo continua atirando para todo quanto é lado com seu Notícia 23. A diferença é que hoje, Seu Aldo é bem mais centrado do que ele. Voltou a ser conselheiro da Saúde e se propõe a construir o melhor para que o modelo agora sob a batuta de Marcos Teixeira avance. Lacerda, com certeza não voltará a ser vereador e nem dono daquele belo Notícias 23 que fizemos no passado quando Dude Vedovello era prefeito. Continua fazendo um jornal panfletário e com meia porta de sua lojinha de bugigangas.


Profecias
O ex- vereador e seus aliados anunciaram publicação cifrada o resultado da licitação da obra da ponte sobre o Rio Atibaia e se afundaram na água. Quem ganhou o certame foi outra empresa conforme está no site da Prefeitura. Esse pessoal agora vive a perturbar a ordem jurídica com medidas junto ao Fórum e o Tribunal de Contas do Estado, ações que nunca fizeram no passado. A obra sobre a ponte é uma delas que está atrasando por conta de denuncias politiqueiras nunca antes feitas.

Prefeito visita obras













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.