sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Politica dos Bastidores - Parabéns!!

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

Parabéns!..

A Procuradora do Trabalho, Ana Lúcia Ribas Saccani Casarotto, felicita a Associção pela Infância e Juventude , a AIJ, pelas atividades desenvolvidas e destaca que hoje a entidade serve de modelo para as demais instituições que atuam na área. As palavras da Procuradora estão expressas em um termo lavrado em reunião realizada no dia 2 de abril , na sede da Procuradoria Regional da 15ª Região em Campinas.


A Associação
Oriunda da extinta Guarda Mirim que tinha até dezembro de 2008, 654 funcionários, a AIJ opera hoje com 302 empregados em atendimento à criança em situação de vulnerabilidade social em varias regiões da cidade, com atividades sociais, esportivas e recreativas, além de palestras sobre vários temas . Tem ainda o Espaço Família com a participação de familiares, psicólogos e assistentes sociais. Os projetos atendem cerca de 1200 criancas.


Jovens e adolescentes
Depois de extinta a antiga Guardinha por força de um Termo de Ajustamento de Conduta em dezembro de 2008, a instituição entrou em processo de reestruturação a partir de 2009. Além dos trabalhos nos núcleos e oficina, ela mantém um abrigo de adolescentes nas conformidades de decisões da Vara da Infância e Juventude. Outro projeto é o Jovem aprendiz. A procuradora Ana Lúcia oficiou a Fiscalização do Ministério do Trabalho para que atue junto às empresas para que estas cumpram a Lei Federal que trata do Jovem aprendiz.


Isso é Política
Ao destacarmos aqui, os trabalhos da AIJ com os elogios da Procuradora do Ministério do Trabalho, mostramos que existe um projeto de terceiro setor levado com seriedade e que além de empresas parceiras é subsidiado com verbas da prefeitura e tem seus balancetes aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O presidente Zaqueu Pereira de Souza , bem como a gerente, Celi Cristina Alves Facchini, se declaram dispostos a qualquer informação sobre os projeto e convida os interessados a conhecê -los


Crianças e famílias
A rigor, a experiência nos ensina que as políticas públicas com pesados investimentos na área social com o foco na família e na criança com perspectivas de mais qualidade de vida para as gerações futuras, devem ser o constante debate em toda a sociedade e no nosso caso , Paulínia não deve ficar fora do contexto da Região Metropolitana de Campinas, tendo em vista, o inevitável avanço do processo de conurbação. Nossa cidade viveu seus últimos anos sob a ausência desses compromissos e de abertura de debates com a sociedade sobre temas dessa natureza.


O debate sério
Nas comemorações da Páscoa percorremos pela periferia da cidade, mais precisamente no Jardim Amélia e adjacência, onde fomos surpreendidos por um exército de crianças em pleno estado de vulnerabilidade social, o que atesta a falta de políticas públicas focadas na família e na criança em anos anteriores. Logo , não adianta empinar o narizinho e sentar diante de um teclado e postar no face que antes era muito mais eficiente e que as políticas sociais atendiam todas as demandas. Pura balela de madame decadente que em certos momentos sente o peso na consciência por não ter feito o dever de casa quando devia. Esse é o debate que propomos nestes bastidores.


Na linha do tempo
As crianças em estado de vulnerabilidade social e o quadro de pobreza em que vivem as suas famílias, é um quadro que começou a ser desenhado pelo menos há dez anos, basta ver a média de idade das crianças e de quanto tempo são as demandas apresentadas pele clientela da Secretaria da Promoção Social. Boa parte são casos antigos. E é por isso que se torna urgente a construção da Rede de Proteção e Garantia dos Direitos


Reflexão em família
O que nos move é a luta para não voltarmos ao passado. As políticas sociais e afirmativas devem ser articuladas com toda a sociedade. Logo, não há como imaginar um governo municipal que seja egocêntrico , focado na ostentação e megalomania, um costume de culto à pessoa e não do esforço coletivo por melhores qualidade de vida. Corre mos o risco de voltarmos ao exemplo daquele governante que não deu condições as famílias e deixou um exército de crianças crescerem perdidos nos descaminhos do crime. Tempos depois, esse mesmo modelo apresentou a solução mágica para o problema social: colocou a Rota nas ruas.


Disputa pelo poder I
Em Paulínia, as discussões sobre problemas da cidade acontecem sempre em vésperas de eleições. Só que desta vez, ela se dá por conta do rompimento político entre os ex- prefeito Edson Moura e o atual José Pavan Júnior. Nossa observação vai no sentido de esclarecer os que chegaram no meio da guerra de ideias e não sabem da história.


Disputa pelo poder II
O ex- prefeito foi claro num programa de rádio ao anunciar que saiu da base do governo por causa de acordos políticos mal resolvidos. A rigor, dizem nos bastidores que Moura ajudou Pavan se eleger como sucessor achando que ia tomar conta do caldeirão, distribuir a feijoada para quem ele bem quisesse. Ainda levaria consigo todo o feijão da roça e os porcos. No caso para o prefeito eleito, cumpriria o papel de capataz.


Outros no jogo
No rebote desse rolo todo , surgiram novas frentes políticas, como a do PCdoB que na noite da quinta- feira, dia 3, inaugurou seu diretório municipal, quando apresentou o vereador Adilson Palito como pré- candidato a prefeito com a chapa de vereadores.Os vermelhos estão animados porque na cidade, o partido nunca esteve nesse patamar, com seu candidato a prefeito aparecendo em pesquisas.


Seu próprio caminho
Só para lembrar, o PCdoB deu uma dentro pelo menos ao tirar a legenda das mão de Grimaldo José dos Reis, homem unha e carne com o ex- prefeito Edson Moura. Não dava para imaginar onde estava com a cabeça , os dirigentes da legenda Davi Ramos, Nádia Campeão e companhia quando vimos a foto de Moura na mesa comandando o Encontro Municipal que tirou delegados para o Estadual. Na verdade ali , não passou de uma manifestação do movimento Fora Pavanm isso porque Grimaldo e outras estavam fora do grupo do atual prefeito.


Autonomia
Se mais na frente o PCdoB se coligar com o grupo de Moura ou com outros como as candidaturas Dixon Carvalho (PT) ou José Pavan Júnior ( PSB) é outro assunto. Mas pelo movimento já deu para ver que ele foi mais habilidoso do que o colega vereador de cinco mandatos, Francisco Bonavita (PTB), que colocou Edson Moura no centro da mesa que apresentou sua candidatura a prefeito. Deu na cara a intenção. Nosso considerado Cearense nunca foi e nem será candidato a prefeito, nem aqui e nem na China.


Auge da festa
Agora intensificam as conversas para consolidar as composições, alianças e coligações. Como na política tudo é muito imprevisível e os desfechos se dão na própria dinâmica das coisas, não duvidamos que tudo acabe em pizza, desde que com a entrada dos socialista do PCdoB no jogo, a Pizza seja servida no Palito. Se forem afoito nos talheres, alguém poderá se ferir com garfo e faca, há! há! há!.. É nossa opinião


Arrebenta a pipoca
Do lado de fora da mesa do jogo, a militância segue orientações de seus líderes e agitam como pode para fortalecer os grupos, cada um fazendo seu papel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.