sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Politica dos Bastidores - O Poder em Xeque

Política dos Bastidores

Por Miguel Samuel de Araujo

O Poder em xeque

Grandes órgãos de imprensa são questionados sobre as fontes de recursos por conta das últimas noticias de que o contrabandista Carlos Cachoeira seria um financiador deles e que este mesmo homem que está preso seria o caixa de campanhas políticas. Somos suspeitos para afirmar que a mídia é o quarto poder, isso porque sempre que afirmações assim partem de quem lida com a mídia, fica a impressão de ostentação , imponência e intenção de se colocar acima das leis. Então, logo que é assim, há que se destacar o sentido dos três poderes a quem está a incumbência de manter a harmonia na sociedade com a independência do Executivo , Legislativo e Judiciário.


Reformas e os meios
Ao longo do tempo, mais precisamente de uns oitos anos para cá, a mídia tem contribuído no sentido de expor mazelas , jogos de interesses individuais e de grupos fechados dentro da estrutura de poder. Pessoas investidas no dever de zelar pelo ordenamento jurídico e administrativo da sociedade, são mostradas pela Imprensa como personagens de matérias sobre crimes de corrupção , desvio de dinheiros e formação de quadrilha. Agora a grande mídia que mostrou tudo isso está no banco dos réus. Estão sob suspeita, a Veja, o Estadão, a Folha de São Paulo, as TVs Globo e Record, conforme um vasto levantamento publicado pela Revista Carta Capital.


Os meios e os fins
A diversidade de notícias com ângulos diferentes, oferecem nichos mercadológicos para as empresas que exploram desde o sensacionalismo até os textos mais moderados. Virou um mundo de informações sem contar que isso é explorado pelos portais, como o Portal R7 da Igreja do Bispo Edir Macedo. No caso em Paulínia, temos jornais e portais de notícias para todos os gostos e posicionamentos. Não há razões para mentes doentias e brios feridos se manifestarem . Querem debater ou criticar o mérito da notícia veiculada, tudo bem. Agora atacar pessoas, serve só para mostrar o tipinho que é na vida real.


Tem motivos
Nós pagamos o preço da democracia. Exatamente nessa polarização dos ruídos e na poluição visual que o povo vai compreendendo por onde o rio corre. O curso do rio pode ser estancado e não por muito tempo porque as águas se acumulam e depois de muito forçar as comportas são rompidas. Então, se é para discutir o tema como deve, vamos separar o jornalista, o profissional, o operário da notícia do empresário, aquele que faz negócios para manter suas atividades, bem como aqueles que financiam as notícias por terem interesses nelas.


Justificativas
No mundo capitalista em todo lugar onde tem mão de obra, fala-se em dinheiro e em lucro e empresas de comunicação não seriam diferentes. Colocamos essa posição aqui para esclarecer algumas cabecinhas de que o discurso da imparcialidade não passa de hipocrisia em todos os sentidos. A idéia se encaixa em todos os casos, tanto na grande como pequena mídia. Agora vem a campanha e não venham dizer que elas não estão estribadas nos interesses dos investidores, isso vale para todos, sem excessão.


Vamos combinar uma coisa
Por favor parem com essa conversa fiada de que estão nas discussões políticas porque amam a cidade e querem apenas mais qualidade de vida. Chega dar vontade de repetir as postagens do facebook nesse sentido , para que o leitor e leitora vejam as carinhas das madres e frades que morrem por Paulínia. Nesse facebook tem mesmo uma leva de interesseiros, tanto de um lado como de outro, com raras execeções. A gente acaba entrando mesmo para tirar um barato, até porque na política patacuada também faz parte e só os protagonistam não aceitam. Vai daí que a gente se cansa e tem horas que fica com vontade de levar tudo pelo lado da ironia, da brincadeira , da gozação e do sarcasmo. Se você caro leitor ou leitora , não entende o que falamos aqui, entre nos grupos do facebook que falam da política em Paulínia.


Humor
Nossos colaboradores, Robson Reis e Mário Gralha se divertem com os comentários e é dai que saem nossas tiras e charges. A esposa do ex- prefeito, Edson Moura , dona Regina Matos acaba revelando o sentimento de quem, está fora da vida glamourosa de quem ostenteou o poder como primeira dama e não perdoa desafetos. Não cremos que com isso, ela ajuda o grupo . Mas se ela optou por isso, problema dela e de quem não consegue convencê-la do contrário.


Seguidores
Na esteira dessa postura mais uma meia duzia de oportunistas reforçam suas postagens. Basta ver que ela posta e eles ora comentam , ora clicam curtir e na recíproca a cada postagem de um desses fiéis, está em baixo o curtir da Regina. Agora, conforme ela mesma postou, ela deu para fornecer informações da vida pessoal dos desafetos para seus aliados, como quem municia um exército na guerra virtual.


Mário, Artur & Cia I
O pessoal do DEM que agora é dirigido pelo Cridão portanto do lado do prefeito José Pavan , não sabe o que fazer com o calhamaço de processos feitos em nome do partido. Enquanto pensa se vai ser candidato a vereador sob a batuta de Cridão, o ex- vereador vê o insucesso de mais uma de suas investidas do grupo na Justiça contra uma ação de Pavan. Fizeram veicular na mídia o resultado de uma licitação para depois apontar direcionamento do Edital e deram com os burros na água. Com isso, pelo menos por enquanto , o povo de Paulinia pode acreditar que a obra da ponte sobre o rio Atibaia não será barrada desta


Mário, Artur & Cia II
A estratégia desse pessoal , é na verdade algo pessoal contra o prefeito José Pavan Júnior e tem lá seus motivos. Eles ficaram fora do governo. São os sem cargos que se vingam . Só que eles não percebem que a cidade se prejudica e eles deviam estar a estas horas economizando saliva para pedir voto para seus candidatos. A denúncia contra o Projeto de Cidade Virtual que querem barrar não proposperou, enquanto as escolas já recebem as lousas digitais. Um dia, o povo haverá de saber o que está por trás desse denuncismo todo.


Nos corredores, o som do bumbo..
A queda de braços que acontece na Justiça entre o Sindicato dos Servidores e a Prefeitura por causa do desconto dos 60 dias de greve , só não tem outro desfecho por causa da disputa política. Se o prefeito sentar com os servidores, o presidente do Sindicato Eudinei Cabral trepa no caixote e discursa grosso como candidato a vereador. Politicamente estão em campos opostos e os servidores no mesmo campo de interesses: querem os salários. Então não seria de bom grado, o presidente se afastar da da luta para cuidar da campanha até para o sucesso de seus projetos neste monento . É só uma ideia, como diz a galera, #ficadica#.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.