sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Politica dos Bastidores - Salários, o povo paga!

Política dos Bastidores
Miguel Samuel de Araujo
miguelsamuel@bol.com.br


Salários, o povo paga!

É tudo uma forma de compreender o sentido das palavras e fazer de uma notícia um fato político. Nossos leitores mais críticos se declaram indignados e não conseguem digerir a manchete do CROMO da semana passada que afirma que a população poderá pagar os salários do pessoal que fez a greve de 64 dias. Ora, a manchete expressou a possibilidade de a prefeitura pagar conforme decisão do Tribunal e não há em que discordar. Se tem decisão da Justiça, uma vez esgotadas todas as possibilidades de recursos, ela será cumprida. Oras, tudo o que a Prefeitura paga, na verdade é o povo, logo, é a população quem paga. Então não há porque uma polêmica em cima da manchete do jornal.


Radicais
Os opositores do prefeito José Pavan Junior talvez quisessem uma manchete assim: Pavan terá que pagar quem fez greve, ou: Justiça manda Pavan pagar. Se a gente publica uma ação do governo e usa, por exemplo, o título: Pavan entrega obras, Pavan anuncia bolsa de estudos, ou Pavan diz que entregará casas em 2012. Pura intriga da oposição e tem uma galera que vai no barulho, há! há ! há!..


Pensando bem
Esse pessoal que critica a administração, não é oposição que mete medo pela forma de agir, aliás são parceiros do governo e até fiscais da cidade. Com as questões levantadas, ajudam a cidade se tornar melhor. Na verdade, isso só ajuda o prefeito que às vezes nem aproveita a possibilidade para agradecer e resolver as pendengas apontadas. Ajudam tanto que atribuíram ao prefeito Junior Pavan um titulo de homem forte e poderoso


Coisa de Filme
É como no Velho Oeste, o Xerife decide, comanda , tem a força sobre a sociedade. Então, o prefeito é chamado de Xerife. É só lembrar as cenas dos filmes, a imagem do prefeito vem na mente. Tem até os que não escondem o apego que chegam a chama-lo carinhosamente de Xerifinho. Romeu Tuma quando foi superintendente da Polícia Federal também era conhecido como o Xerife do Brasil, e se vangloriava disso. Entenderam o jogo das palavras, né?


Com isso
A gente fica refém das pessoas. Por exemplo, a assessoria de Imprensa passa a notícia de que 1.000 crianças iniciam as aulas em dança. É uma notícia e se a gente postar no face, já acusam disso e daquilo. O mais deprimente é que a retaliação parte de gente de alto coturno, como um ex- rabino Sami Goldstein, tido como pessoa culta e de QI acima da média. Então, também na prática está desmontada a tese de democracia virtual, tudo conversinha de que quer a todo custo que suas ideias prevaleçam.


Agora é o que a gente acha
Nosso objetivo é provocar a polêmica, abrir conversa e contribuir no sentido de formar opinião. Isso não quer dizer que todos estão contemplados. Agora, as artilharias apontam para o vereador Custódio do PT por causa de uma aparição dele dando um abraço no prefeito José Pavan Júnior durante um evento do Dia das Mães. Até um dia desses, as mãos que ora digitam palavras pesadas com Custódio, faziam o contrário. O elogiavam pelas críticas ao governo e pelas cobranças . De repente parece uma coisa porra-louca que não sabe onde quer chegar.


Posição
Outra coisa, Custódio é vereador da cidade e foi eleito fora da estrutura política que por muito tempo abrigou Moura e Pavan. Pode ir onde quiser e não há como impedir que ele saia em fotos com quem quer que seja Ele é um numa Casa de 10 cadeiras e faz o que pode . Um único vereador não tem o poder de mover pedras. O PT, seu partido - está dissociado politicamente dos entreveros entre o grupo que hoje administra a cidade e o grupo dissidente.


Os partidos
Pelo andar da carruagem o vai e vem das legendas só vai parar mesmo às vésperas do prazo para os registros das candidaturas. Comenta-se na boca miúda que o ex- prefeito Edson Moura está babando feito um boi apartado para modificar a Comissão Provisória do DEM, hoje alinhada ao prefeito Junior Pavan com Cridão na presidência.


Cascalho na estrada
Ontem o boato forte dava conta de que o PRB estaria deixando a base de apoio de Junior Pavan para retornar ao grupo de Moura. Não confirmamos no site a notícia até quando concluímos essa edição. Dizem ainda que o empresário Tuta estaria disposto a gastar para ter a presidência do PPS para mostrar força á Edson Moura. A gente que sabe como esse jogo se dá, fica imaginando o que rola nestas transações.


Pavimentando
Enquanto grupos rivais se digladiam para controlar a legendas, a candidatura do petista Dixon Carvalho, parece que terá só o PR como aliado. No próximo dia 2 de junho, os petistas decidem pelo fechamento do nome do vice e oficializa a chapa de vereadores. O PT vem visitando os bairros da cidade nos finais de semana e mobilizando os filiados.


Juntando os cacos
Duas demissões ocorridas no Centro de Ação Comunitária abriu uma conversa sobre o modelo da Gestão atual e da anterior sobre a aplicação de recursos, favorecimento de parentes e outras irregularidades. De um lado, a ex- presidente Regina Moura, esposa de Edson Moura aponta perseguição política como os motivos, enquanto que a coordenadora Célia Muraoka rebate de que as demissões se deram por questões administrativas. Se conseguirmos uma papelada que nos foi prometida, em próximas edições algo interessante será publicado por aqui. Será um espanto para muita gente.


Anotado na ficha
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo divulgou no dia 11 de abril de 2012, que julgou irregulares a concorrência e o contrato feito entre a Prefeitura e a Construtora Mello Azevedo para construir um conjunto de casas. Para o ex- prefeito Edson Moura sobra uma multa e mais um registro em seu prontuário. Também sobra uma dorzinha de cabeça para João Bonomi, ex-secretário de Obras e Hamilton Campolina, ex-secretário de Negócios Jurídicos.


Acessibilidade
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência prepara a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência para acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, com o apoio de várias secretarias municipais. Esse segmento social nunca teve a atenção devida dos governos, embora ele represente algo superior a dez mil pessoas em Paulínia, segundo as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas , o IBGE.


Exclusão
Prova disso é o plano de acessibilidade do próprio prédio da prefeitura, onde a própria presidente do Conselho, a professora Isis Maria Ramos, tem dificuldade para se locomover livremente em sua cadeira de rodas. Ela precisa de ajuda por causa das rampinhas desnecessárias. Os projetos do prédio do Paço, assim como o do Theatro e outros próprios não levam em conta os direitos dos cadeirantes , cegos e portadores de outras deficiências de acessar e usar todos os serviços públicos de forma livre e independente.


Mário Gralha


Com seus traços irreverentes, nosso chargista responde aos críticos de seu trabalho , sem perder o humor e o olhar para fatos que marcam a política de Paulínia. Recentemente, ele foi questionado por sua conduta como se ainda estivéssemos na ditadura, tendo sua vida particular exposta numa situação estimulada por alguém que prega a liberdade de expressão só no discurso. Gralha vive de seu trabalho e mora dignamente com sua família onde é possível morar. Quem sabe um dia, sua história ou histórias que ele ilustra serão contadas em um Gibi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.