sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Política dos Bastidores - Denuncia x Denuncia

A Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Denúncia X denúncia

Independente da seriedade e gravidade que o caso possa representar e em que pese possíveis irregularidades,cumprimos o dever de assinalar aqui que até que provem o contrário, o estardalhaço que se faz pelos cantos contra o Projeto Cidade Digital de Paulínia, não passa de um jogo de interesses de quem perdeu no certame licitatório por falta de qualificação e agora quer porque quer levar uns por fora. Essa, é a primeira impressão que tivemos ao tomar conhecimento da situação e levando em conta, quem que é a pessoa que articula os interesses da empresa que ficou de fora. Aumenta ainda mais a nossa suspeita quando temos a certeza de que quem está por trás de tudo isso, é um tipo lobista de quinta categoria. Enquanto não revelarmos com detalhes esse jogo de interesses, essa pessoa continuará por mais algum tempo, posando de anjo da guarda da moralidade pública e municiando usuários das redes sociais com uma informações vazias. Na verdade trata-se de alguém que só ataca por estar de fora dos negócios com a atual administração e que no passado tentou sem sucesso emplacar um projeto semelhante ao Cidade Digital


Pessoalidade
Sendo assim, não há necessidade de publicar foto e nem de o nome da pessoa que com o discurso de interesses do povo e pregação da moralidade, prefere levar a cidade ao atraso em suas ações administrativas para garantir interesses particulares. O pior que esse jogo de interesses usa de expedientes escusos, como fazer que uma parte do Poder Legislativo entre no barulho, a ponto de representante da Casa de Leis recorrer ao MP e fazer alarde baseado só no “ ouvi dizer “. Só prospera uma denúncia de superfaturamento com as devidas provas, o que se torna difícil de fazer no mercado digital, um segmento que a cada dia apresenta novidades. Não duvidamos de nada, não fazemos acusações e nem assinamos em baixo do Projeto da Administração. Apenas colocamos sob suspeita esse alarde todo, levando em conta como ele se dá e pelas mãos e orquestração de quem tudo acontece. È o que apuramos até o momento


Pobres denuncismo e ricos interessses
Em ano eleitoral, nós usamos sempre de cautela ao receber denúncias para que nossas ações não sirvam de moeda de troca e nem como ferramenta para defesa de interesses.Uma hora, alguém sai no maior escarcéu dando conta que o prefeito irá tirar o transporte dos universitários e dá com os burros n`água . Depois apregoam por todos os cantos que mais de 500 crianças iam ficar fora das atividades de iniciação esportiva. Outro blefe. Atos assim, se tornam feio para quem denuncia e mais feio ainda para quem sai correndo atrás de um rojão que nunca espocou. Aqui, nós tomamos o máximo der cuidado, usamos da devida cautela e mesmo assim, vira e mexe, quase somos pegos de surpresa.


Dossiê
Ainda como rescaldo daquela história que envolveu o vereador Bonavita e a Prefeitura no caso das subvenções, o secretário de Negócios Jurídicos Leonardo Ballone nos enviou um relatório com uma série de dados que mostram como o Paulínia Futebol Clube apresentou falhas no sistema administrativo ,deu brecha para o Tribunal de Contas do Estado ( TCE) reprovar suas contas e recomendar que a Prefeitura não repasse mais recursos para a entidade.


De nossa parte
Esse já é um assunto encerrado. O prefeito tirou o Paulínia da lista das instituições que recebe subvenção até porque de acordo com um conselheiro do TCE, ao se tornar clube de futebol, a agremiação não é mais projeto social e deixa de ter as características apresentadas quando foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Agora, se o vereador ou a própria diretoria do Paulínia FC quiser continuar esse debate, o espaço está aberto e os documentos referentes as irregularidades poderão ser apresentados, bem como o clube poderá continuar rebatendo Ballone não gostou nem um pouco da forma como a ele se referiu o vereador e muito dos termos usados pelo jurídico do clube em sua resposta publicada no CROMO .


História , comemorações e realidade

Não há como Paulínia das festas. Sai do Carnaval já nos preparativos para as comemorações do 47º aniversário que acontece no dia 28 de fevereiro. Umas das marcas dessa data é a instalação do letreiro com o nome original do prédio , que foi dato pelo prefeito , José Lozano de Araujo quando a cidade foi emancipada.Depois que a sede administrativa do município saiu do prédio onde está instalado o Forum, o prédio da Prefeitura construído depois passou a ter um nome que representa um passado de ostentação e ousadia muito distante da realidade.Agora , o prédio da prefeitura volta a ter o nome real: “ Palácio 28 de fevereiro “


As obras
O secretário Antônio Carlos de Campos Elias, informou ontem que o modelo de planejamento urbano adotado em Paulinia, ao longo dos anos, nunca levou em conta a construção de escolas e creches, haja visto que nos bairros mais novos como o São José, não há espaço para que esses equipamentos sejam construidos , o que obrigou a prefeitura a recorrer ao São José II. Com isso, cria-se uma demanda que demorada ser resolvida.Falando neste bairro, de acordo com o secretário,a administração em se empenhando para resolver a situação que mais aflige os moradores que são as enchentes em dias de chuva.


Obras II
Tanto o secretário de Obras, como a secretária da Educação Estela Sigrist, reconhecem que alguns prédios escolares precisam de reformas, porém é uma situação que perdura por muito tempo, como é o caso da Escola José Dalmo que foi construída ainda quando o atual prefeito administrou a cidade pela primeira vez , em 89 e 92. Segundo ela, existem casos que é quase é preciso demolir o prédio e levantar outro, como foi o caso da Emei Carolina Ferraz no Jardim Morumbi. Embora a obra seja tratada como uma reforma , ali praticamente é outra escola que foi levantada. De seu lado, Estela garante que nenhuma criança ficará fora de sala de aula, apesar do atraso nos cronogramas das obras.


Bom de gramáticaEmbora tudo parece correr bem por aqui, na vizinha Cosmópolis, a Câmara de vereadores está envolvida até as tampas com a suspeita de superfaturamento na compra de dicionários de língua portuguesa. No passado, a Casa também esteve envolvida com a compra de um toldo que na época deu muita dor de cabeça para os vereadores.


Significado das coisas
A secretária Estela Sigrist também destacou como importante , a idéia de envolver as partes interessadas na educação, a proposta de convidar os pais e familiares de alunos para auxiliar nos serviços de pintura e conservação de prédios escolares.


Como é feito
A prefeitura compra o material e ainda coloca a mão - de –obra também. A participação da comunidade e professores , segundo ela é uma forma de envolver todos os segmentos do setor de ensino numa ação ampla pela educação. Estela se declara consciente de suas iniciativas e nem se mostrou disposta em comentar as criticas de um grupo na rede facebook liderado pela esposa do ex- prefeito Edson Moura, a dona Regina Matos


Nada é definitivo

Impressionante , a dinâmica das coisas no mundo dos políticos nos surpreendem . Pelo que estamos vivendo hoje, todas as nossas previsões poderão falhar e no segundo semestre quando começar a campanha novos atores estarão nos palcos e palanques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.