sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Política dos Bastidores - Os Trutas!

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo

Os trutas

Na gíria popular, quando alguém se refere a um amigo do tipo muito ponta firme se refere a ele como um truta. Quando ouvimos de alguém: “fulano é truta”- pode saber que se trata de alguém com quem tem fortes laços estabelecidos. Agora, se vemos nos vidros dos carros a frase: “amigos do truta”, podemos interpretar que se trata de uma galera que é chegada num peixinho frito, ou seja , os caras que adoram fritar truta. Então nesse caso, truta não é aquele amigo tão chegado, é alguém que está na frigideira. A linguagem serve para compreender aquilo que está implícito, camuflado, mas que deixa ficar muito clara as intenções. Na política, o uso da linguagem figurada tem feito muita gente surtar e ninguém pode provar nada.


Amigos da Onça
Contam uma anedota de que um grupo de apoio de um pretenso candidato queria alavancar o seu nome com favores, festinhas e até mesmo ajuda em dinheiro então bolaram a fórmula. O cara disponibilizou grana para o grupo e como ele não era conhecido, preferiu ficar na moita para medir a aceitação. Aí, os amigos queriam divulgar que estavam a distribuir notas de cinqüenta reais e como não podiam espalhar para todo mundo passaram a se apresentar como os amigos da oncinha. Logo surgiu o grupo dos pescadores com adesivos de garoupa nos vidros traseiros de seus carros e logo foram acusados de estarem distribuindo notas de cem reais.


De modos que
Parece-nos muito precipitada à idéia de lançar o nome do empresário Tuta como candidato a prefeito pelo PPS, partido que tem em seus quadros mais de meia dúzia de pré – candidatos a vereador, tudo gente em cargos de comissão (CC). O barulhaço todo em torno da possível candidatura pode colocar o rapaz numa fria e queimar seu futuro político, se é esse mesmo o caminho que ele escolheu. Mas tudo bem, as notícias dão conta de que o Tuta montou uma super assessoria de marketing e política. Se foi dessa assessoria que saiu a idéia dos adesivos, fotos enormes espalhadas por todo canto, eles sabem muito bem onde querem chegar e escolheram o jeito de caminhar.


Tem um porém
Ainda estamos em fevereiro e a campanha dispara em julho. O candidato que se apresenta agora fica desde já exposto a críticas e sua vida já começa a ser vasculhada. Então se não houver uma blindagem, quando começar oficialmente as disputas, o nome da pessoa está em plena esculhambação. Esse toque é de quem acompanha o processo político desde os tempos que não tinha rede de facebook, Orkut, twiter e outros recursos eletrônicos.


Tá fora
O presidente do PPS, João Batista Lunardo, está desde quinta- feira, dia 9, fora da Administração Municipal. Ele foi exonerado do cargo de CC6 que ocupava como assessor na Secretaria dos Negócios Jurídicos. A portaria com o ato administrativo deverá ser publicado nas próximas edições do Semanário. Não localizamos Lunardo para falar sobre sua saída do Governo e aqui fica em aberto para ele se posicionar.


O partido
Desde o ano passado, circulava pelos bastidores do Palácio 28 de Fevereiro, a notícia de que a Comissão Provisória do PPS teria um novo presidente, porém até agora isso não se confirmou. O partido tem sua base formada por pessoas que ocupam cargos de comissão, pessoas nomeadas pelo prefeito. Aqueles que forem candidatos devem deixar seus cargos no prazo estipulado pela legislação eleitoral, ou seja, os que ocupam funções de diretor e secretário saem seis meses antes das eleições e assessores três meses antes do pleito. Lunardo é pré- candidato a vereador pelo PPS.


Saudosismo
Agora, virou mania, se divulga um ato da administração é puxar do governo, o legal mesmo é ficar no saudosismo da Cidade Feliz para uns e tristonha para outros. Como a gente dá notícia e comenta as coisas por aqui, merece registro e em alto relevo, caixa alto e letras garrafais, o caloroso debate entre dona Regina Matos, esposa dos ex- prefeito Edson Moura e o assessor da atual administração Marcelo Souza, pela rede facebook na calorosa tarde de quinta- feira, dia 9. Foi engraçado de ver. Pelo estilo das postagens, vimos que a dona Gina perdeu as estribeiras, dava até para imaginar sua expressão facial diante do teclado. Ela ofendeu todos da atual administração, envolveu dona Lucila na conversa, dizendo que ela vive por aqui e Lucila passeia em Miami.


Conversa atravessada
A impressão que deu é que Dona Gina tem um nó na garganta e soltou tudo em num debate de mais de 300 comentários, sendo quase a metade dela, tudo em pouquíssimo tempo. Ela destilou o suco pancreático diante do teclado, com referências a certa mesada, dando a interpretar que fora do poder, isso não existe mais para ela e a coisa está periclitante. Depois ela falou que nos corredores do Gabinete, circulam tapwere, nos levando a entender que ali algumas pessoas se alimentam. Na verdade, ela entrou na provocação de Marcelo e não fosse o adiantado da hora, o Marcelo precisar sair de onde estava e Regina ter seus afazeres, o duelo ia noite adentro. Se não apagarem as postagens, elas podem ser conferidas no grupo Movimento Paulínia do facebook.


Rogério Ceni
Como um goleiro que sai para o ataque para salvar o time, Regina Matos vigia a rede social e a qualquer comentário que pode trazer lembranças que contrariem os propósitos do marido, ela entra de sola contra o autor. Aí, são indicadores da disputa desse ano. Os grupos se armam de informações e usam dos recursos eletrônicos, reuniões, eventos e até velórios, aproveitam tudo para mostrar a performance. Daqui para o meio do ano muita coisa haverá de sair pela cidade.


Enquanto isso
Muitos políticos quando candidatos se preocupam mais com os ataques e defesas pessoais do que discutir propostas de políticas públicas. Fazem o que bem entendem e não querem questionamentos e preferem revidar críticas com ataques, ameaças e insinuações principalmente contra órgãos de imprensa e quem neles trabalham. Pura herança do autoritarismo, que se revelam na expressão mais imbecil do tipo: “você não sabe com que está mexendo”. Outro dia, sobre nossos escritos, um leitor saiu com essa: “olhe aquela pessoa tem costa quente, conhece gente que não se abaixa”. Ai veio nossa resposta: joga gelinho no lombo ou apresente um pingüim a ela que tudo fica certo, há! há ! há !..


Enquanto isso também

O prefeito José Pavan Junior visitou as obras das casas e ascendem às críticas dos opositores que vê interesses eleitoreiros na ação, e os governistas rebatem dizendo que a oposição ficou oito anos sem apresentar um projeto. Nós aqui, apenas damos as notícias e somos chamados de tudo, somos taxados disso e daquilo por todos e todas os que acham que deveríamos fazer do jornal um panfleto de suas posições. Assim é o jogo da política de Paulínia que se reproduz ao longo dos anos.


Acessibilidade
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência pede que seja feito um censo com essa população que de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro e Estatística (IBGE) chegam à marca de 12 mil pessoas na cidade. A presidente, a professora Isis Maria, informa que o Conselho quer colaborar na produção das políticas públicas para essa comunidade e antes é preciso saber qual e a deficiência, faixa etária, condições sócio –educativas e econômicas dessas pessoas.


Controle Social
Essa é uma bandeira que sempre defendemos, mesmo nos tempos do mais alto autoritarismo vivido em Paulínia. Agora, a AMAPAULÌNIA retoma a conversa sobre o tema com uma conferência. A Conferência será no dia 25, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida. A Consocial segue orientação da Controladoria Geral da União (CGU ) órgão do Governo Federal que estimula a participação popular pela transparência e ética no serviço público. Informações e inscrições até o dia 20 de fevereiro pelo email: amapaulinia@terra.com.br e fone (19) 81 736464


A AMA
A Oscip AMAPAULINIA foi fundada em 2005 e tem como missão o estímulo ao debate em defesa da cidadania, controle social e sustentabilidade. Hoje a diretoria faz um balanço positivo de suas ações que permitiram avanços significativos na formação da consciência das pessoas.


O Parque da Represa
O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Ferro, informa que o desassoreamento da área do Mini Pantanal só poderá ser feito depois de um extenso levantamento de informações ambientais e de órgãos do Estado. Com relação aos Pieer, os passeios de barcos e do Catamarã dependem de autorização da Marinha, que a prefeitura não tem. A falta de licenciamento desde os anos 90, quando o secretário do meio Ambiente era o militante ambientalista Henrique Padovani. Só que agora está embargado. O secretário de Turismo e Eventos, André Matos não se pronunciou apesar da nossa insistência


Vale ingresso

Definidos nomes de candidato a prefeito, a luta agora é para a vaga de vice. Só em Paulínia que isso acontece e olhem que a as campanhas dos pré- vices são mais animadas do que as dos próprios candidatos, principalmente agora na fase em que todos querem mostrar força . E tem quem se diverte com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.