sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cidades & Bastidores - Vacina

Vacinação continua  com agendamento   e agora vai precisar de comprovante de residência

Os moradores de Paulínia que ainda não se imunizaram vão precisar apresentar um comprovante de residência para conseguir a vacina de combate à Febre Amarela. A decisão foi tomada por dois motivos principais: pelo número limitado de envio de doses  fornecida pela Secretaria de Vigilância do Estado de São Paulo e para evitar que moradores de outros municípios tentem obter a dose em nosso município. Com a redução de doses, o governo adotou a vacinação forma gradual, priorizando os municípios das áreas mais afetadas. Em função disso, a Secretaria de Saúde de Paulínia, por meio da Prefeitura, alterou o protocolo de acesso à vacinação contra a febre amarela.
Além do comprovante de residência, o cidadão vai precisar continuar fazendo o agendamento para receber a imunização. Duas Unidades Básicas de Saúde, sendo a UBS do Centro e UBS São José, estarão disponíveis para a realização do agendamento presencial a partir desta sexta-feira dia 02 de Fevereiro, as 8:30, para o morador que ainda não recebeu a imunização realizar o agendamento para receber a vacina. Os documentos necessários para o agendamento serão: Comprovante de Residência, RG, Carteira de Vacinação e o Cartão da Unidade de Saúde que o morador frequenta. A vacinação ocorrera na UBS Centro de quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 16h, e na UBS São José de terça-feira e sexta-feira, das 10h às 16h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a prioridade é vacinar quem mora na cidade. Em 2017, após a realização dos mutirões em diversos bairros na área urbana e área rural da cidade,  mais de 42 mil pessoas foram imunizadas contra Febre Amarela em Paulínia. Já a Vigilância Epidemiológica revela que  nenhum caso de macaco morto por febre amarela foi registrado no município. A vacina é uma prevenção e deve ser recebida pelo morador que ainda não se imunizou.



Quem deve ser vacinado? Precisam ser imunizados indivíduos a partir dos  nove meses de idade. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais de saúde. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.



Febre Amarela - A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Muitas vezes, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas, pois são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.



Serviço: Agendamento para Vacinação: UBS Centro e UBS São José



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.