sábado, 28 de julho de 2012

A Politica dos Bastidores - Barrado no Baile

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Barrado no baile

É possível pensar o que se passa nas cabeças das pessoas que acreditam piamente que o ex- prefeito Edson Moura voltará a administrar a cidade de Paulínia. E é com o devido respeito que vamos tecer alguns comentários que talvez sirvam para esclarecer o que o peso das emoções impede. Basta compreender o jogo das leis e a esperteza do próprio Moura, que muito bem assessorado sempre soube e sabe do que redundaria e podem resultar seus atos administrativos.


As consequências
Ainda no seu primeiro mandato 93/96, o promotor de justiça de Paulínia, Marcelo Rosseto nos falou que um dia Moura ia se dar mal com sua teimosia . Sempre acreditou na sua capacidade de se articular nos tribunais e menosprezou a Justiça local, como agora faz anunciando que a campanha vai para as ruas, mesmo com a decisão do juiz Ricardo Augusto Ramos, que em sentença o declarou inapto para ser candidato ao cargo de prefeito por conta das condenações que ele teve em função de crimes praticados nas três vezes que ocupou o cargo.


Orientado
De olho em seus próprios interesses, nunca faltaram aqueles conselheiros, tipo assessores amigos para fundamentar as ações administrativas do ex- prefeito,com isso, esses também tinham êxito em suas intenções. Agora, deu no que deu. Fizemos uma breve leitura da sentença do juiz Ricardo Augusto e notamos que Moura tem um acúmulo de condenações nas quais estribam o juízo do magistrado.


Enquanto isso
Ainda existe um pessoal apostando fichas na possível candidatura de Moura , ao invés de preparar o grupo para a substituição dele. Isso lembra o episódios já conhecidos que poderão resultar na revolta de apoiadores que estes poderão sentir -se enganados . Os cabeças da campanha não pensam em jogar a toalha para arrecadar recursos.


Sucessor
Assim como já vem fazendo, podia liberar o Edson Moura Filho e apontar para o moço para ver no que vai dar , já que no final das contas, essa é mesmo a alternativa, isso se não houver embaraços jurídicos. Moura Filho é solidário em processos do pai, inclusive com condenações. Então, a situação do grupo político é preocupante neste momento.


Debanda
Não é de hoje que os sintomas políticos dos quais padece Moura se manifestam, basta lembrar a presença do filho nas reuniões política e a declaração na Convenção do PMDB e partidos coligados ,quando Moura apontou o filho como reserva. Outro fator que chama a atenção é o desanimo na chapa de vereadores que ficam sem ação para colocar a campanha nas ruas.


Migração
Diante da incerteza para onde irão os votos do Moura? Essa é a pergunta latente no meio político, isso porque é sabido que o ex- prefeito não transfere votos. A eleição da prima como vereadora em 2004 , foi prova dessa capacidade de transferir votos. A moça se garantiu por pouco na chapa com pouco mais de mil votos quando era esperada uma votação expressiva.


Inapto
Por necessidade de esclarecer os que ainda acreditam na remoção das montanhas com um simples toque de dedo, esclarecemos que o juiz, Ricardo Augusto Ramos, declarou Edson Moura incapaz para disputar as eleições conforme justifica na sentença. Isso é como uma pessoa que está interditada pela justiça, fomos claro? Inapto é o mesmo que não apto, incapaz. Logo, a luta do moço, é o direito de espernear, não para ser candidato e sim para convencer a justiça que está apto a se candidatar. A rigor, para a Justiça, ele não foi além da pré-candidatura. É o nosso entender


O que diz o juiz
“Em seu despacho, o juiz relaciona uma série de atos administrativos de Moura, com condenações em primeira instância e confirmados em tribunais, além de rejeição de contratos e licitações por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Agora seu grupo deve se reunir e imaginar o cenário político sem a presença dele , deixar de lado as paixões e tietagem política ligados ao lado emocional do processo.


Projeto de Cidade
Agora, com o deferimento da candidatura do prefeito José Pavan Junior, candidato a reeleição, o quadro aponta a disputa entre a máquina administrativa e a candidatura do petista Dixon Carvalho , com Palito do PCdoB e Sanzio Rodrigues (PMN) correndo por fora. A cidade pode inaugurar um novo ambiente político sem a presença de Moura, até porque mesmo se ele for substituído pelo Filho, a presença marcante na campanha será da família Pietrobon , que tem Cesar , tio de Moura Filho, candidato a vereador. E aí, para ter sucesso, a imagem do ex- prefeito inapto deve estar desvinculada da coligação na campanha eleitoral.


Nosso papel
O que precisa ser entendido que a gente publica fatos e versões sem a intenção de magoar pessoas, embora existem oportunistas de plantão querendo motivos para ter alguma vantagem junto ao inapto. Então, surgem paraquedistas na história apregoando remédios jurídicos como aquela criatura que adora se declarar capaz, apta para o tráfico de influência, outro crime - e diz ter solução para todos os embaraços jurídicos. Alias, se essa pessoa tivesse mesmo esse poder, o próprio Moura teria sido cassado como prefeito na década passada porque essa se comprometeu com adversário dele fazendo viagens e mais viagens à Brasilia, há! há! há !.. Agora, atacar quem faz jornal é o foco para se mostrar forte perante um grupo.


Sorria, você está sendo filmado
Magia do cinema, Festival de Cannes, tudo passa, o que fica é a imagem e a história de uma trajetória glamourosa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.