domingo, 5 de junho de 2011

A Politica dos Bastidores - A Greve

Bastidores da Política
Miguel Samuel de Araujo


O aprendizado

O período de quase dois meses sem atividade regular no serviço público deixa várias lições para todos nós , principalmente para o pessoal da Educação que agora pensa em como repor esse tempo para os alunos da rede. Os dirigentes do movimento, diretores do Sindicato dos Servidores de Paulínia, podem não assumir de público as lições da greve e a administração também tira suas conclusões. Nesse episódio , ficou claro o peso e o papel de cada um no momento em que a situação chegou ao extremo.


As famílias da cidade
Exemplo de paciência, tolerância e compreensão vem da parte das mães e pais de alunos, do pessoal que usa os serviços da saúde e outros serviços . Pessoas que cumprem com o dever e que ora por falta de alternativa, ora por acreditarem que os pesadelos uma hora acabam, souberam esperar com paciência. Foi um período de muito sofrimento.

Eles merecem

O Sindicato em sua primeira ação , assim que tudo normalizar deve agradecer e se desculpar com o povo pelos transtornos causados durante essa viagem longa , mas tão longa que esteve á beira de um final trágico , o que só não sentido por que se envolveu no movimento até o pescoço . Se houvesse na cidade uma organização popular de usuários da saúde e dos demais serviços públicos, a cidade ia chegar ao caos com endurecimento de ambos os lados


Mobilização
Se o Sindicato quiser mesmo desfazer a idéia de que os servidores só pensam neles e se esquecem que são pagos pela população que então que se junte com o povo e demonstre essa garra toda usada durante a greve para melhorar a qualidade no atendimento. A humanização e o acolhimento , dependem mais da postura individual e das equipes.Aliás Depende mesmo, é do humor de quem fica no balcão para atender os que procuram pelos serviços


Vitória de Pirro
O fim da greve , poderia ser chamado de” O dia em que o povo ganhou”. Ganhou porque soube manifestar seu descontentamento com o quadro que se desenhou na cidade . Soube ter calma e agora merece o respeito que sempre mereceu da parte dos servidores e Poder Executivo. São cerca de 5 mil servidores dos quais dependem uma população superior a 80 mil habitantes.

Quando foi ?

Muitas pessoas se perderam na contagem do tempo e para estas só caiu a ficha quando pegaram o holerite . Será que agora os credores vão entender os motivos da não quitação de seus débitos dando dando a eles anistia ? Bem que o advogado Jamir Menalli poderia poderia dar um jeito, montando um plantão de esclarecimento para o servidor rolar seus compromissos financeiros, inclusive para quem tem ex- esposa com filhos e carnês de prestações de carro para evitar a busca e apreensão.


Finalmente

A prefeitura está recuperando o Parque das Flores, um problema que vem desde os tempos dos Calça Black que fizeram muitas gambiarras e obras desnecessárias. O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Ferro, está satisfeito apesar da demora dos órgãos do Estado para liberar a obra . Agora, tem ainda o Pier do Mini Pantanal que está fechado por falta de licenciamento de órgãos governamentais


Lembranças
Em 2001, mo ex- prefeito começou a falar que o petróleo ia acabar em 20 anos. Passados deez anos, só falta aparecer Petróleo em Iguape, terra de onde veio Gerson de Souza. Então , esse negócio de criar expectativas é quem aquela história de que em Paulínia um mega Parque Temático do qual muitos viraram acionistas comprando ações vendidas pelo Banco Shain Cury.


Movimento do Acredito
Aí, quem não se declarava estar crente em tudo o que o homem falava estava automaticamente fora de qualquer parada da alta corte. Foi assim que eu por muito tempo a cidade passou a viver de ilusões , com obras grandiosas sem função e que nunca terminam como aquele mega restaurante do Rodoshopping


Esperança á veda
Parece que virou escola, essa onda de vender expectativas furadas em Paulínia . Recentemente , um advogado do tipo já calejado e acreditado vendeu a idéia de que a causa dos dias parados na greve dos servidores era favas contadas. Agora, esse advogado não tem como convencer o pessoal a voltar aos postos de trabalho , gerando conseqüências graves para os próprios grevistas e para a população que ansiosa espera pelos serviços públicos


Tudo politicagem
O movimento durou o tempo necessário para estimular os adversários do prefeito no ressurgimento do protesto que pede a saída dele. Esse quadro lembra aquele outro cacique da cidade que está há pelo menos três anos dizendo que o julgamento do processo que o coloca na cadeira de prefeito não passa da próxima semana. Agora , estamos ás vésperas do processo eleitoral eles turbinam os movimentos pela disputa do poder local


Enquanto isso
A gente continua por aqui, abrindo espaço para todos e todas , incomodando os que acham que levam o povo na conversa pela vida toda . Temos respeitado posicionamentos e respondido, no intuito de estabelecer o debate sobre nossa cidade


O Fora dos Fora. Do governo
Mário Lacerda promete outra mega mobilização de tipo parar o trânsito para pedir que o prefeito José Pavan Júnior deixe o cargo. Lacerda e outros fora do Governo também querem negociar o espaço deles.Poxa, um de cada vez. Primeiro precisa resolver com os servidores e depois avalia se não estoura a folha de pagamento com tantos cargos pedidos nessa barganha, né ?


Todos ganham

Mulheres que trabalham como bábás juntaram uma graninha extra esses dias cuidando das crianças das servidoras em greve. As mais espertas receberam adiantado e não ficaram esperando o Jurídico do Sindicato reverter na Justiça o pagamento dos dias parados. Agora, sem pagamento as servidoras nem podem contratar as babás.

13 comentários:

  1. Boa tarde Miguel,

    Meus Parabéns pelo seu trabalho voluntário na associação "Criança Feliz".É de pessoas assim que precisamos em nossa cidade, preocupado com nossa criancinhas, sempre querendo ajudar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Miquel!
    Sinto lhe informar que nosso movimento grevista continua de pé. E quero mais uma vez dirigir a este blog e sua matérias que nosso movimento é trabalhista.

    lógico que sempre tem os políticos de plantão para pegar carona em nosso movimento, mas como já disse não foram convidados, estão aí fazendo o que querem sem ser de nosso conhecimento.

    Você me conhece e sabe que sou inimigo declarado do Mário Lacerda. Na minha visão, estes que estão aí como movimento fora Pavan, são um bando de covardes que só estão se aproveitando da nossa garra como você mesmo cita no seu texto acima.

    Realmente devemos desculpas a população, pelo motivo que os cidadãos não tem culpa de muitas coisas. Com certeza o que sempre queremos foi poder atender a todos com o máximo de profissionalismo. Essa cidade só não está pior por causa da nossa dedicação, pois quando retornarmos ao trabalho, lá estará esperando um número enorme de crianças com mínimo de estrutura, e se não for pelo nosso desempenho aí sim fica insuportável o atendimento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Anônimo !

    Fui voluntáro no Conselho Municipal do Conselho da Criança e do Adolerscente (CMDCA ) e voluntário no Conselho Municipal do Conselho Municipal dos Direito da Pessoa com Deficiência.Ainda bem que vc reconhece o profissionalismo da gente, viu ?

    ResponderExcluir
  4. Caro Roger Dance

    Eu reconheço que é o trabalho do servidor que garante o funcionamento da máquina administrativa e vejo toda a legitimidade do sindicato e na pauta. O que descordo é da forma comno o presidente Eudinei Cabral e o advogado Jamir Menalli, conduzem. È puro corporativismo e de certa forma comodismo da categoria que não enxerga o que devia e quanto a gente tenta mostrar se revolta. A discussão é politica sim , ms de políticas publicas, como por exemplo qual é a politica para a saúde, para a segurança e para a educação ? Dependendo de qual é a politica , é como se define a relação com os servidores.
    Entendeu agora, amigo ? O que não pode e ser oportunista a ponto de colocar pedido de cargo na negóciação, como faz esse movimento que querem empinar aí.
    Agora, vamos debater bem esse tema porque com isso ganha o povo de Paulinia

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela materia sobre a greve, e pelo trabalho que vc desenvolve de levar sempre a informação de forma clara, honesta e sempre verdadeiro, isso é q faz a diferença entre jornalistas e jornalistas... Parabens saiba q VC faz a diferença, sou sua fã... tenha uma otima semana... bjs Re:)

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Miguel.... Gostaria de saber qual é o seu cargo e vc recebe salário ou não??? Grata... Mary

    ResponderExcluir
  7. Porra, Mary que cargo, meu !..

    Vc viu meu contrato ? E vc ainda quer bolsa de estudos ? Vai brigar com a Cris Toreti porque ela foi justa ? Vai jogar ovos para defender o estudo gratis para os filhos Ou precisa contar isso aqui ? E tem outras histórias que fizeram vc ficar contra o Gilmar que poucos sabem, né ?
    Quer baixar o nivel mesmo ?

    Quer saber mesmo ? Eu ganho bem menos do que a bolsa de estudos que vc queria injustamente na mão grande quando sua familia tem uma baita renda e vc queria esfolar o sonho dos pobres trabalhadores.
    Diga que é mentira e me economize,tá ?

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Querido Miguel...

    Que bom que admitiu que está recebendo do Criança Feliz...
    Mais um que vive às custas do dinheiro de Paulínia...
    Obrigada
    Mary

    ResponderExcluir
  9. Ola Miguel! É uma pena q pessoas se preocupem com o que as outras façam, sem motivo para isso.
    O que essa senhora Mary esta preocupada com sua vida quando ela mesma, como vc disse acima, tentou ganhar bolsa para a facudade dos filhos. Será que as pesoas não veem que não são as únicas que precisam garantir o pão de seus filhos? Como as pessoas gostam de cuidar da vida dos outros né? Quando vc esteve com problemas finaceiros alguem foi te ajudar? Acredito que não! Então manda quem quer cuidar de sua vida ir as favas. E pelo que sei parece que dona Mary nem mora mis por aqui, certo. Te conheço e sei de suas qualidades e defeitos, aliás todos temos qualidades e defeitos. Será que ela não tem?
    É facil criticar né, dificl é ajudar as pessoas.
    Se eu fosse vc Miguel nem me dava ao trabalhio de responder a certas pessoas.
    Beijos a você, a Lurdis e ao Miguelzinho.
    Cuide de sua familia,deixe os falatórios rolar.
    BJS Ana Claudia

    ResponderExcluir
  10. È isso

    Esse blog cumpre a função de expor pessoas. Eu me arrependi de dar atenção á Mary que sonha em ver o marido secretário, pouca gente sabe disso. Ela vive á ler o site do TSE e STF , esperando o milagre para a semana que vem e que por esse meio nunca vem. Ela é uma interesseira e falsa moralista,

    obrigado aí pelas palavras

    ResponderExcluir
  11. Querido Miguel...

    Não se estresse...
    O fato é que VC está recebendo de uma Instituição que é mantida pela grana do povo...
    Agora o que é muito importante é: "Qual o projeto que VC está desenvolvendo???"

    Beijos
    Mary

    ResponderExcluir
  12. Eu faço um trabalho de jornalista, que é minha formação. Produzo condições de comunicação social, deu pra entender, né ? . Outra coisa, como todas as instituições da sociedade civil e do terceiro setor, vc sabe o que é isso, a nossa instituição é subsidiada e não mantida, ela mantem parcerias com uma série de empresas

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.