segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DISPUTA POLÍTICA : EM PAULINIA, 2012, É O ANO QUE NÃO ACABOU

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araújo

Clima político é de
2012, o ano que não terminou

Como torcedor numa arquibancada, o povo assiste o jogo todo e cada canelada de olho em cada movimento do juiz. Torce, grita , dá risada sem tirar o olho do relógio. Agora se pudesse decidir com certeza por sabedoria o povo jogava para ver a cidade funcionar, terminar o ano com as ações de governo engatilhadas para 2015 e já pensar em 2016, quando será a grande decisão.
Resiliência
É um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. A vontade de vencer as barreiras propicia forças na combinação de fatores, que asseguram ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Só no facebook
O uso da linguagem oral, impressa e no modo de se portar, deixa claro que tudo não passa de um mero jogo de palavras.  No frigir dos ovos, tudo converge para o mesmo beco, o beco do poder pelo poder. Só que existe uma necessidade negocial , de se mostrar diferente nas redes sociais , para uma massa desavisada que vai ao delírio com as postagens.
Então Vejam
Em meio a tudo, tem até quem monta chapa para a disputa da Mesa da Câmara, para ter  só os votos de seus membros e nisso apostam tudo,  mesmo sabendo que no andar da carruagem não chegam juntos até o final, ou no mínimo,  a condessa haverá de ordenar a parada do trajeto para ajeitar a peruca que está solta. É tudo em prosa figurada, só que a gente vai esmiuçar tudo mais lá na frente. Guardem bem esse aviso e por isso a gente que escreve sofre  retaliações. São os resquício de um tempo  ainda  introjetados no inconsciente de algumas pessoas e que afloram quando elas exercem poderes.
Unidade por Paulínia
A gente só não identifica se é falta de memória, ou algo assim. A verdade, é que entre os que criticam a política da Educação na gestão atual, estão dois ex- secretários dessa mesma pasta na gestão 2005/2008, que inclusive deram continuidade ao processo político da cidade na sucessão do ex- prefeito Edson Moura.Eram do mesmo grupo e seguiram a mesma orientação.. Uma pessoa se tornou o articulador das políticas do sucessor, José Pavan Júnior , e a outra pessoa chefiou o Gabinete do prefeito,  que é ninguém mais do que seu marido. Logo, essas pessoas deveriam desarmar seus espíritos , porque com a memória do povo e principalmente,  com a cabeça e a cara do servidor  não se deve brincar.

História das Casas
Ainda vai dar pano para a manga, a novela das casas do Residencial Pazetti. Um relatório aponta que pessoas com rendas de R$ 10 a 30 mil reais compraram nos módulos 1 e 2 e teve casos de mais de uma pessoa da família. Não vamos dizer os nomes para não espantar, é gente graúda e ainda tem casos de casas sendo comercializadas. Quem poderá muito bem esclarecer com mais detalhe é a dona Iraci Delgado, que dava as cartas no Gabinete. Ela teve como coadjuvante ,o Rodriguinho do Gabinete, rapaz ligeiro que inclusive junto com Esdras Pavan,  pilotava os processos das doações de áreas de terra na gestão passada.
Sendo assim
Se não é para tapar o sol com peneira que fique tudo esclarecido,  e pelo menos aquelas pessoas que entraram de figurante no final do filme, possam ler todo o roteiro  e interpretar. Que muita coisa não vai bem é verdade, agora a gente nem precisa relacionar aqui e nem apoiar tudo do jeito que está. A Cidade Digital não saiu do papel, nem a ponte que corta a cidade foi além de uma placa, a obra do HMP emperrou. Logo, se é que pensam no povo, o pessoal do Pavan, deveria primeiro dar uma mãozinha e deixar o atual prefeito Moura Júnior dar uma ajeitada na cidade. Em 2016, disputa de novo ou se junte para não formar outro grupo, o que não pode é fazer o povo de bobo. Simples assim.
Os gastos de outrora

Se é para discutir gastos, estamos de acordo, desde que nos lembremos dos valores das tendas , e de quanto foi para uma conhecida empresa que fez o Arena Music. Ainda precisa compreender onde e como foram gastos pela gestão Pavan Júnior, os valores economizados com o Festival de Cinema , que foi suspenso. São coisinhas que a gente parece esquecer fácil.


Estaremos mais fortes em 2015


São experiências e resultados que nos movem em direção aos objetivos e é com esse propósito que nós do JORNAL O CROMO  concluímos  a nossa última edição de 2014 -, com um convite os leitores e leitoras para uma reflexão acerca de nossa cidade sem a pretensão só de apontar problemas a serem resolvidos e muito menos  apresentar  soluções a eles, ou punir possíveis responsáveis, esse não é o nosso papel  . Agora é hora de pensar.  Refletir e  agir-, com a compreensão de cada situação enfrentada e  planejar 2015 com a disposição para vencer desafios, sem transgredir regras e normas, porém firmes no propósito de vida melhor para todos e todas .  Nosso desafio lançado,  é de que busquemos a unidade por Paulínia em 2015,mesmo cientes de que logo em 2016 teremos que conviver com as disputas de projetos para gerenciar os rumos da cidade e se tivermos que escolher, que nossa opção seja por um projeto que nos convença de que é viável em todos os sentidos e que ele será bem conduzido . Para isso, nosso sentimento foca no fortalecimento das instituições e planejamento de ações proativas a partir do debate propositivo desarmado do revanchismos , do ódio , vaidade e busca pelo poder a qualquer custo. Paulínia merece.
São nossos propósitos para ótimo NATAL e FELIZ ANO NOVO
         Direção  e equipe do Jornal O CROMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.