sábado, 27 de outubro de 2012

A Politica dos Bastidores - Liberdade & Liberdade

Política dos Bastidores

Por
Miguel Samuel de Araujo

Liberdade & liberdade

Tema aparentemente simples , recitado por todos os cantos desde que não esbarre no calo daqueles e daquelas que se acham acima das leis e da própria liberdade alheia. Em síntese, liberdade mesmo no sentido stricto senso da palavra, dificilmente teremos no meio politico porque a disputa pelo poder limita as ações e a expressão das pessoas,muitas das vezes de forma covarde e truculenta, conforme estamos constatamos no ambiente das relações que se dão na sociedade local, entre as forças politicas e representantes de movimentos da sociedade.


Cidadania
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade


Pois bem
Trazemos aqui , o conceito enciclopédico para esclarecer de vez o uso do engodo por parte de algumas pessoas ou a ignorância dos mesmos quando se levantam contra o movimento cívico promovido por cidadão, conscientes do foco de suas ações e centrados no alvo principal que é o combate de uma prática já comprovada nociva aos costumes da sociedade nos dias atuais. Sendo então , a nossa liberdade vigiada e cerceada pelas ameaças e truculência, vai aqui um conjunto de apontamentos que certamente irá reforçar o movimento pelos direitos da cidadania em Paulínia que neste momento acontece em defesa do que é público e pela defesa das legitimas representações do Poder Judiciário e do Ministério Público.


De modos que
Para os atingidos pelo movimento, fica mais fácil instituir o rótulo e colar naqueles que se levantam contra os interesses pessoais , classificando os de partidários disso ou partidários daquilo , patrocinados por esse ou patrocinados por aqueles a ponto de formar uma cortina de fumaça sobre o manto da lei numa clara tentativa de inibir a fluência normal no interior das instituições incumbidas de zelar pelos interesses coletivos.


Agem na estupidez
Agora , nos tempos modernos com o avanços das novas tecnologias, eles usam das redes sociais para como quem quer ensinar o direito , formar uma opinião acerca de seus mesquinhos e não muito bem esclarecidos interesses, desqualificando importantes instituições como o Ministério Público, os meios de comunicações , representantes de movimentos sociais , como se fossem daqueles que incendeiam viaturas, atiram bombas em fóruns e delegacias, claro que com o uso de outros métodos: o método da retórica escrita e postada.


Tom de ameaça
Onde já se viu , uma pessoa apresentada como idônea, de cultura invejável, formação acadêmica das mais qualificadas que domina pelo menos quatro idiomas , que viajou o mundo e conhece o Estado e suas instituições insinuar que pretende fazer um abaixo assinada para mandar a digníssima representante do Ministério Público do Estado de São Paulo para o Acre. Cabe perfeitamente interpretar a mensagem postada no Facebook por Sami Goldstein, como um recado de quem sugere o desaparecimento da promotora. A interpretação é de gente que leu postagem dele e a situou no contexto acirrado da disputa pelo poder local no momento em que Giovanna Altiere propôs ação de impugnação da candidatura de Edson Moura Junior á prefeitura de Paulínia.


Os partidos
No contexto da cidadania, é legitimo e de direito que as pessoas participem de partidos políticos e assumam posições. Essa prática é muito comum em Paulínia porque as legendas são montadas sempre um ano antes das eleições sempre representadas por pessoas que tem alguma liderança ou influência . Entretanto, quando as pessoas se juntam em torno e uma idéia, os contrários a esse iniciativa se revelam e acusa o movimento de ação partidária como se pertencer a um partido ou tomar partido não fosse direito do cidadão. Impressionante o que presenciamos na cidade onde as pessoas reivindicam a cidadania.


Repressão
É preciso ficar claro que tomar partido ou se filiar a um partido politico é atitude legitima para prática da cidadania. O cidadão pode ter sua religião, seu time de futebol, seu partido político e pertencer a outros agrupamentos sociais desde que se comporte de forma ordeira e pacífica. Logo, não há porque o terrorismo contra um grupo que apela pelo cumprimento da Lei da Ficha Limpa. Ora, o cidadão que é alvo não enquadra na referida lei que os demais que são contra o movimento, são contra a Lei por convicção.


Tom apelativo
Os integrantes do Movimento de Combate á Corrupção , foram duramente atacados e criticados por parte de um grupo da cidade e por falta de coragem de assumir a verdade sobre o que possivelmente defendem, eles acusam os movimento de serem pessoas de partidos ou integrantes de grupos de apoio de candidaturas. O comportamento só veio a confirmar o que já estamos apontando há algum tempo: esse pessoal é retrógrado e não tem como escamotear a verdade.


Fika a Dika
O que precisa ficar claro é o poder de mentes aguçadas. Alguém faz uma brincadeira com capivara, já fazem ligação do roedor com ficha criminal. Depois o autor lembra que capivara hospeda carrapato, já basta para relacionar os carrapatos com políticos . Outro dia deu uma discussão muito engraçada no Facebook por causa de um casal de carrapatos postados e por pouco não teve gente surtado. Símbolos carregam os significados de acordo com o que está no universo de quem o vê. Ninguém acusa ninguém. As mentes já estão prevenidas.


Bullying
Vejam como são as coisas, no intuito de desqualificar pessoas, não quer olhar de frente para as questões, na semana passada, pessoas tidas como politicamente corretas partiram para críticas a esse que vos escreve. A pessoa em questão dedicou mais de uma postagem no Facebook para falar da barriga do Miguel Samuel, pode? Depois reclamam quando a gente responde com sarcasmo., há ! há ! há!...


Do movimento
O que precisa e deve ser compreendido é o mérito do movimento. Ele é contra a corrupção, o que de certa forma pode interpretar o jogo das disputas na cidade como a polarização entre os que são contra e os que combatem os que são contra. Para não ter que desenhar vamos ser claro: são a favor e os contra a corrupção. Melhor ainda , de um lado, estão os favoráveis ao cumprimento da Lei da Ficha Limpa e do outro, os que se incomodam com a Lei da Ficha limpa porque possivelmente a eficácia da referida Lei, esbarra nos interesses dessas pessoas que são contra o Movimento. Pronto, esta aí , para cada um pensar..


História
Em 2005, quando a AMA PAULÍNIA movimentou a sociedade contra a obra da Pirâmide em cima da Igreja de São Bento , os contrários ao Movimento contra a Pirâmide também usaram a mesma tática para desqualificar as pessoas . Levantaram a vida partidária dos integrantes da AMA, como se pertencer a um partido político fosse um crime hediondo.


Pluripartidário
Um dia vamos abrir um debate para esclarecer cabecinhas de que ter partido, tomar partido é direito. No caso da luta contra a Piramide em 2005, o partido mais atacado como sendo o responsável pelo movimento cresceu tanto que quase conquistou o poder e, 2008. Então, já está na hora dessas cabecinhas que hoje atacam o Movimento de Combate á Corrupção, por coincidência as mesmas que defenderam a Pirâmide mudarem a batida do zabumba que agora os tempos são outros.


Mário Gralha


Nosso chargista é uma pessoa que não faz discriminação, defende o direito de crença e combate o racismo. Um cidadão que vive o pleno livre pensar . Por isso sofreu ameaças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.