domingo, 11 de novembro de 2012

A Politica dos Bastidores - O momento e os movimentos

Politica dos Bastidores



Por Miguel Samuel de Araujo


O momento e os movimentos

Vivemos um período de rico aprendizado politico na cidade de Paulínia com movimentação de pessoas sobre acontecimentos, principalmente no que diz respeito aos posicionamentos do Ministério Público e do Poder Judiciário. È visível a postura dos que clamam por justiça, sensibilizam a população por uma causa e assumem o que defendem. Eles são diferentes dos que querem ganhar tudo no grito, uma cultura já impregnada na sociedade, tipo a “ Lei do Gerson “ que só faz levar vantagem a qualquer custo .


A Lei
Tanto as posições da parte da Justiça como do Ministério Público, tem sido inspiradas na Lei da Ficha Limpa e o primeiro movimento só veio a referendar , ratificar e de certa forma mostrar para a sociedade a eficácia da Lei. Ora, alguém não aceitar e interpor recursos, contestar e fazer suas cargas no autos do processo, é legitimo e cristalino , ambiente onde trava-se o debate de acordo com as regras do Estado e com o devido respeito aos representantes das instituições.


O estranho
Agora, não é normal a rebeldia de um grupo que por ser contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa , sair por aí colhendo assinaturas e levar um calhamaços de folhas de papel para o Ministério Público e para o juiz da cidade , como se ali está a fundamentação suficiente para revogar uma sentença. Até parece que a promotora ia voltar atrás da ação de impugnação proposta depois de uma profunda análise feita acerca das argumentações de profissionais do direito e doutrinadores. Por tudo o que sabemos e deles conhecemos, não nos resta dúvida para assegurar que os lideres desse movimento induziram o eleitor no intuito de tumultuar a vida politica de nossa cidade e desqualificar tanto o juiz como a promotora.


Eles sabem
Pelos nomes das figuras que estavam á frente do barulho, concluímos facilmente que eles conhecem as leis e sabem como são produzidos, pareceres, sentenças e qual é o valor e o sentido para a sociedade o cumprimento rigoroso das leis. È o que vem sendo feito a nosso ver , até mesmo porque em nenhum momento nem o juiz e muito menos a promotora descartam a possibilidade de eles irem á instâncias superiores para argumentar contra o que por aqui fora decidido.


Novidade I
Registramos como fato, o posicionamento do pessoal declaradamente partidário do ex- prefeito Edson Moura de uma hora atacar o Movimento de Combate á Corrupção acusando-o de ser composto por pessoas de partidos políticos, como se esse fato seja um desvio de conduta cidadã. Na semana seguinte, os mesmo vão pelos mesmos caminhos até o juiz e o promotor com um calhamaço de assinaturas em defesa do candidato impugnado.


Novidade II
Ainda haveremos de destacar pérolas como estas , que certamente no futuro alguém se lembrará ao recontar a história politica de Paulínia. Em letras garrafais, jornal Tribuna estampou em primeira página a seguinte manchete : Movimento contra a Corrupção é denunciado ao MP. Ora, o que fez de errado o movimento para ser denunciado?


Novidade III
Numa edição anterior, o mesmo jornal destacou em sua manchete a seguinte profecia : Edson Moura Júnior será diplomado como prefeito de Paulínia, afirma o advogado Artur Freire. Eis aí, o tipo de jornalismo preferido e aprovado pelas pessoas que se declaram de refinada cultura, com o conhecimento de politica e ardorosos defensores da imparcialidade , como o ex- rabino Sami Goldistein, a empresária Lúcia Abadia e a jornalista Regina Matos de Moura. Lendo assim, a gente pensa que tudo não passa t de um exercício de ludoterapia com palavras e letras, há ! há! há! há! há!... Perdoem aí. colegas, vocês não tem culpa de nada, tá ?


De certa forma
O momento politico tem trazido fatos inusitados, como o conhecimento dos símbolos. Nosso chargista Mário Gralha tem sido ameaçado por causa de seus desenhos engraçados de capivaras e carrapatos. Pelas redes sociais, o nível baixou de vez.

Pessoas sem o menor escrúpulos se escondem atrás de fakes para ofender e atacar pessoalmente desafetos, isso sem contar os gangsters que hacheam as nossas caixas de mensagens para surrupiar conversas particulares e posta-las em rede social. Nós sabemos de quem se trata e é bem esse o caráter deles.


Fika a Dika I
Com a força da legislação e o pulsos firmes de um jovem magistrado e uma jovem promotora, vamos limpando área em Paulinia e desmistificando a lenda que na cidade tem um senhor que é acima da lei , que tem forças em foruns e tribunais.Um caso bem engraçado, aconteceu com esse cara que vos escreve. Eu mesmo, Miguel Samuel de Araujo- fui depor na delegacia porque o advogado Artur Freire,defensor de Moura pediu que eu esclarecesse perante autoridaes policiais quem é o fake Guru Politica.


FIKA a Dika I
Foi uma tarde muito descontraída porque o pessoal da policia que vive num ambiente tenso carregado de fortes energias , pode rir um pouco e descontrair. Ninguém entendeu nada e ficou claro que o DR Artur quer me intimidar. Que ele invente outra desculpa porque ao me acusar de ser o fake Guru Politica, ele mesmo virou piada nos corredores do Distrito. Pronto , contei.se não é é segredo de Justiça, não é deve ser para ninguém mesmo né ? Todo mundo publicou que ele foi depor sobre a história das fotos postadas. Aí, ele vem, para cima da minha pessoa, pode ?


Previdência Municipal
Por causa uma denúncia da ex- presidente do Sindicato dos servidores e conselheira do Pauliprev,Iria Onira, a Policia Federal está a averiguar as contas daquele instituto. O prefeito José Pavan Júnior e o presidente da Instituição Esdras Pavan são chamados a explicar.


Esclarecido
Pelas explicações de Esdras aos vereadores, o rastilho da pólvora poderá embaralhar as vistas da própria Iria que pode acertar o dedão do pé de gente dela mesmo. O projétil bateu em no cerne e ricocheteou. Entendam o nosso palavrório que futuramente contaremos tudo com detalhes.


Os números
Os vereadores não questionaram os dados apresentados e nem as informações sobre a existências de possíveis caminhos de ratos verificados em gestão anterior.


Interrogados na PF
Do lado do Moura, as coisas não estão de brincadeira não. A PF vem apertando as banhas dele, do filho dele, Moura Filho, do ex- secretário , Carlos Queiroz e outros. A denúncia é de sonegação fiscal, algo da ordem de R$ 30 milhões.Tudo começou com uma denúncia publicada em jornal local em 2005, com a evolução patrimonial de Moura. A matéria foi ilustrada com uma foto aérea do conjunto de mansões do Taquaral, tirada pelas lentes de Antônio Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.