sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A Politica dos Bastidores - Raiva da Lei

POLITICA DOS BASTIDORES

Por Miguel Samuel de Araujo

Raiva da Lei

Impressionante como as pessoas reagem quando a lei não atende seus interesses. É que nem pesquisa eleitoral. Basta fugir das expectativas para o órgão responsável pela coleta de dados e tabulação dos resultados ser bombardeado. Agora, nós estamos atentos a um novo comportamento verificado em Paulínia por parte do grupo que se vê contrariado pelo posicionamento do Ministério Público acerca da candidatura de Edson Moura Filho à prefeito da cidade. A promotora da Justiça , Kelli Altiere sustenta a tese da impugnação. A postura da promotora, foi o suficiente para ser atacada publicamente pelos que não aceitam a possibilidade.


Muito perigoso
Para nós, a sociedade se apresenta e se porta sob o ordenamento das leis e seus representantes são os agentes do Estado. No ambiente democrático, as decisões de juízes e teses do Ministério Público, são passíveis de contestações, questionamentos e reformulações, tudo dentro dos códigos e deve ser feito nos autos de cada processo. Agora, usar a Rede Social, no caso o Facebook para atacar a conduta da promotora e usar de imagens em que ele aparece em ambiente diferente do qual o processo se refere, é um sintoma grave.


Barbaridade
O comportamento dos que fazem ataques ao MP, traz uma ligeira lembrança das ações de grupos criminosos que incendeiam viaturas policiais, formam barricadas em frentes delegacias e fóruns, tudo para afrontar e amedrontar as autoridades. O que temos lido nas redes é típico de alguém que perdeu os parâmetros do ordenamento democrático e está disposto a ir a todas as consequências. Para nossa decepção, são pessoas que almejam o poder na cidade.


O direito
Até mesmo a possível contestação da tese da promotora e a colocação de sua pessoa sob suspeita é algo de direito. Para isso, existe um Conselho, um órgão superior do Ministério Público, que cuida de questões assim. Então sendo cidadãos de bem como afirmam, que não exponham a pessoa dela em público para insuflar leigos contra o MP de forma orquestrada como podemos interpretar as postagens do Facebook. Desta feita, confirma-se as acusações da promotora contra o candidato em questão e o renunciante de que para essas pessoas, a lei é letra morta. Que as partes pensem, façam valer seus direitos sem atacar ou ofender o Poder Judiciário e o Ministério Público.


Temerosos
Com esse comportamento expresso, fica claro a coragem das pessoas e aí, nos debruçamos a pensar no que pode acontecer com quem ousa a escrever aqui . Para nosso alívio, o próprio MP tomou conhecimento das calúnias e providências serão tomadas no tempo certo. Aí, os sabichões terão como explicar e esbanjar o saber de almanaque que demonstram no Facebook.


Ameaças veladas
Ora , quem desfere ataques e sem a menor base, afronta a honra de uma representante do Ministério Público, o que um ser humano desse poderá fazer ou pelo menos tem vontade de fazer com um cidadão comum que cumpre seu dever.


Sabemos quem são eles
Logo, as ameaças que recebemos e com certeza passaremos a receber, não são meras insinuações para nos intimidar. Elas podem expressar a mais clara das intenções daqueles se se incomodam com nossos apontamentos. É que independente de posicionamentos, aqui escreve- se a verdade, o que poderá nos custar caro. Sabemos disso.


Com o próprio veneno
Agora, lendo a tese da promotora sobre a ampla divulgação, verificamos que foi a própria coligação Sorria Paulínia que abriu o precedente ao pedir que a justiça apreendesse materiais distribuídos. Com isso, a própria coligação liderada por Edson Moura impediu a ampla divulgação, conforme a lei manda. Inclusive o próprio CROMO teve uma parte apreendida e devolvida depois.


Mais lenha
Agora, se é para se basear nos avisos de formato a4 afixados nas entradas das salas de aula, vamos levar também em consideração o percentual de eleitores analfabetos e analfabetos funcionais que sequer atentariam para aquele pequeno aviso.


O destino
O resultado das eleições mostrou que ex-vice -prefeito e ex-presidente da Câmara dificilmente logram êxito em suas carreiras. Salvo pelo gongo, o vereador Marquinhos da Bola (PSB) se garantiu para a próxima legislatura. De outro lado, Simone Moura, Emerson Gordura e Jurandir Matos confirmaram. Marquinhos da Fiorella,o Peixe, outros ex-presidente se reelegeu com uma votação inferior a esperada.


Histórias
Jaime Donizete Pereira, o Jaminho, foi presidente da Câmara e nem se reelegeu. Francisco Bonavita é o vice de Moura Júnior com um flecha apontada para o peito. Em passado muito recente, Sonia Prado de Oliveira, foi vereadora duas vezes, presidente de Câmara e vice- prefeita. Em 2.000 se elegeu como vereadora com a raspa do tacho e parou. Seu antecessor Nelson Peroni nem tentou a reeleição, ocupou um cargo no Gabinete do prefeito e parou por aí.


Coisas da Cidade
Enquanto tudo vai acontecendo nos gabinetes e nos bastidores da politica, na Avenida Nove de Julho, exatamente onde está o Cartório Eleitoral, os Ipês embelezam as calçadas com pétalas rosas como quem estende um tapete a quem merece pisar: o povo que vive da esperança e dos sonhos.


Expectativas
Em meio a morbidez da máquina administrativa, inscritos nos programas habitacionais recebem cartas da prefeitura para o cadastro das unidades do Residencial Pazetti. As pessoas recebem as cartas e vão até a Caixa Econômica para fazer o cadastro para as inscrições serem efetivadas.


O pacato cidadão


Entre umas e outras, sempre que anoitece, quem não entende o que acontece não vê a hora em que o dia amanhece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.