domingo, 23 de setembro de 2012

A Politica dos Bastidores - Acelerado

Politica dos Bastidores
Miguel Samuel de Araujo

Acelerado

Um sintoma, cujo efeito parece não ser identificado ou no mínimo os que já o identificam não se arriscam ao diagnóstico. A verdade é que o processo eleitoral em Paulínia ganha contornos nunca antes previstos pelos mais atentos dos observadores. Um candidato a prefeito é posto na berlinda pela Direção Estadual do próprio partido, o outro depende do desenrolar de fatos para se posicionar no jogo. Aí, tem um outro que é protagonista do próprio fato que vai mover a virada dos votos. Então a eleição de Paulínia está engraçada, com candidato suspenso e muita suspense, fazendo lembrar os filmes de Agata Cristie.


Os números
Pesquisas de lá e pesquisas de cá, a verdade é que cada um se justifica a seu modo. Uns divulgam pesquisas em que lideram com folga e pelo comportamento apresentado tanto no horário gratuito do rádio, como nos serviços de som, revelam o desespero e o ódio dos adversários políticos. Parece uma orquestra para confundir os ouvidos do povo, como quem prepara o terreno para uma fraude anunciada desde que compreenderam o texto da Lei da Ficha Limpa e viram nele possiblidades de manobras.


As contas
Parece que virou o disco. Até dias destes, o foco era a colocação nas pesquisas e agora são as contas? Afinal, o Moura deixou dívidas ou não deixou. O tema esquentou o processo com farto material distribuído pela cidade e troca de farpas durante o horário gratuito de rádio e até em carros de som. Em sua própria voz, o ex-prefeito Edson Moura desafia o atual prefeito José Pavan a provar que ele deixou uma dívida superior a R$ 300 milhões, conforme está em um material da coligação do Pavan.


Está no site
Basta olhar o site da prefeitura em Balanços que ali é tudo comprovado. Moura realmente deixou dívidas, prova disso é que a Prefeitura nem tinha a CND - Certidão Negativa de Débitos. De seu lado, o grupo de Pavan demonstra o cronograma de desembolso para a empresa Constran num total de R$ 115 milhões para a construção da Pirâmide de Cristal em cima da Igreja de São Bento, obra que não saiu do papel. Assim, o tempo vai passando e enquanto o TSE não decide sobre a situação de Moura, ele continua atirando para todo lado preparando o substituto na chapa.


Despeitas
Ainda destacamos o material do Moura que acusa Pavan de deixar pessoas morrerem em frente o Hospital. Um material em papel preto com foto do prefeito em fundo branco. A nosso ver , estaria na hora do promotor eleitoral cuidar desse ambiente de ofensas e ataques pessoais para que a reta final do processo não seja mais conturbada. É uma situação preocupante também, o uso das redes sociais. Há mentiras e ataques descabidos. Agora, esta mesmo interessante à história da carreata. Aliás, tinha quantos carros mesmo? Quem contou os participantes, teve o cuidado de conferir os vales de combustíveis? Outra coisa, um volume artificial de pessoas em seus carros se misturando com os seguidores do candidato dava a impressão que todos estavam com ele. Baita mentira, muita gente reclamou do estorvo.


O troca e o destroca
Agora, todos os olhares estão focados no candidato impugnado Edson Moura. Se ele for manter o nome na rua até o último prazo do TSE, ele corre o risco de ser repudiado pelo povo e se ele anunciar agora o substituto, ele vai ter que explicar porque mentiu dizendo que sua candidatura estaria segura.


O entendimento
Agora, Moura está numa sinuca de bico, até porque o filho dele, Edson Moura Filho não tem saído bem nos testes de conversa com o povo. Quem o ouviu em reuniões em que o pai era anunciado, pode constatar a frustração com a presença do rapaz que ainda não aprendeu fazer aquelas conversinhas de pé de ouvido e enfiar a mão no bolso como quem vai tirar uma balinha e chamar o eleitor ou a eleitora para uma conversinha no canto do recinto onde ocorre a reunião.


Saia justa
A visão de que pelo fato de ambos terem o mesmo nome, torna o negócio mais fácil não prospera até porque o grupo tem a influência de Campos Machado, deputado Estadual e padrinho politico de Moura. Machado quer Francisco Bonavita na cabeça e o pessoal do Bona discretamente torce para que Moura caia fora o quanto antes. Esse é um abacaxi para a coligação descascar.


O defensor
Dos fundos das catacumbas da politica, surge o advogado Dr. Santana levantando a tese de que a Lei da Ficha Limpa não tem efeito retroativo. Santana faz questão de buscar espaço nos holofotes de Moura, porque José Pavan Junior não senta com ele, jamais, frente a frente na mesma mesa , principalmente se estiver sendo servido uma farofa de frango. Voa pedacinhos para todos os lados.


E o vice
Aí, está o nó. Se for o filho de Moura candidato, Bonavita deverá botar um chapéu de coco destes de nordestino e engrossar a campanha de Zé Coco, única alternativa para se manter na politica. Dizem na boca miúda que a esposa do ex-vereador Jaiminho, Edna Pereira tem o apoio do vice- presidente Michel Temer para ser vice do Moura Filho.


Enroscado
Agora quem pensa que Moura Filho é fichinha limpa se enganou com a cor da xita. Ele já tem sua capivarinha bem criada, viu? Então, neste processo muita coisa vai rolar a parir da próxima semana.


Mentiras e verdades
Está muito claro para o eleitor e eleitora que ás vezes, o nome que aparece na urna não é o mesmo da pessoa em que esta votando. Então é preciso muito cuidado para não comprar uma capivara por um porco espinho, há! há! há!..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.