sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Política dos Bastidores - Piração Geral

Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo


Piração Geral

O ex- vereador Mário Lacerda confundiu uma foto do presidente da Associação Comercial e Industrial de Paulínia, Wilson Machado, com o prefeito José Pavan Júnior. Ao ler o que está escrito nos painéis, nos quais Machado afirma que não quer ser prefeito, Lacerda , lascou no seu jornal , o Notícia 23, que Junior Pavan não irá disputar a reeleição. Machado é pré candidato a vice-prefeito no grupo liderado pelo ex- prefeito Edson Moura, junto com o vereador Francisco Bonavita e outros. Como o vice, será escolhido numa pesquisa de opinião pública, Machado espalhou sua foto pela cidade com os dizeres: Não quero ser prefeito, quero ajudar o futuro prefeito.


Estrabismo
È verdade que Junior Pavan agora está mais magro, mas não a ponto de ser confundido com Wilson Machado, conforme foi publicado no Jornal Notícia 23 de Lacerda. Na velocidade em que vai a cabeça de Mário Lacerda, é possível que algum pássaro, tipo pardal ou pombo tenha soltado algo na cabeça do moço para ele justificar a informação assim: “um passarinho me contou “. Junior está firme no projeto de reeleição, conforme sua assessoria. Tanto é que ele está iniciando uma série de projetos na área da educação , promoção social e outras.


Perturbado
O ex- vereador anda com a cabeça muito quente porque não obteve êxito em várias de suas investidas contra o prefeito na Justiça. Aquilo que não caminha para o processo de arquivamento, porque ele não consegue sustentar no Ministério Público aquilo que denuncia apesar da insistência. O afastamento do prefeito, as nomeações, o caso do SWU, a doação de área para a LG, entre tantos outros casos. Lacerda só gastou tempo e ganhou espaço na mídia até agora.


Loira livre
Câmara de Paulínia informou ontem que o vereador Antonio Miguel Ferrari, o Loira (PP), conseguiu suspender a liminar que determinava seu afastamento do cargo. A medida foi determinada no mês passado pela juíza da 2ª Vara da Justiça de Paulínia, Márcia Yoshie Ishikawa, a pedido do MPE (Ministério Público Estadual). Mesmo assim, os bens de Loira continuam bloqueados.


Os bens
Além de Junior Pavan e seus auxiliares, estão também com bens bloqueados, o ex- prefeito Edson Moura e o filho dele, Edson Moura Filho entre outras pessoas. O bloqueio de bens é um artifício que funciona como garantia de que, em caso de condenação ( transitado e julgado), a Justiça tem de onde tirar o ressarcimento aos cofres públicos. Esse processo, é moroso, como pode ser explicado pelos Moura que mesmo nessa condição de bens bloqueado, o pai conseguiu ser prefeito da cidade.. Vai daí que o alarde de Lacerda e dos demais do grupo dele em nada os ajuda, a não ser trazer o caso á lembrança de que o líder da calça preta tem mais enrosco na Justiça do que as curvas do Rio Atibaia.


A Oposição
Não há como negar a legitimidade das ações contra a administração do prefeito Junior Pavan,por parte daqueles e daquelas que estão fora da estrutura da máquina administrativa. Também há que se considerar que a judicialização da disputa prejudica todo o processo e também joga tanto o Judiciário como o MP em desgastes perante a sociedade. Existem pessoas que fazem do caminho da Justiça, a trilha para a busca de interesses individuais, como é o exemplo dos que tentam melar uma licitação ou contratação para favorecer uma empresa que ficou fora do certame pelo não enquadramento no edital. Isso é coisa feia, principalmente partindo de quem prega a moralidade pública.


Oposição II
O jornal do ex- vereador Mário Lacerda estampa na capa que o empresário Tuta é pré- candidato a prefeito pelo PPS , embora a grande parte dos pré- candidatos garantam que a legenda está fechada com o prefeito Junior Pavan. O interessante que ao lermos a matéria da página interna vemos um Tuta distribuindo ovos de páscoa. O assessor licencia para cuidar de sua pré- candidatura a vereador, Marcelo de Souza, garante que o PPS não sai por nada da base de Pavan e raxa de rir de Lacerda e Tuta que na opinião deles criam factoides políticos .


A história
O PPS foi constituído com o apoio do gabinete do prefeito e o ex- presidente da legenda e ex- assessor, João Batista Lunardo que lançou o nome de Tuta a pré- candidato a prefeito. A base preferiu apostar na reeleição de Junior Pavan e foi atendida pela Estadual que tirou Lunardo da presidência e colocou Erlei Beraldo no lugar dele. Agora, Tuta e Lunardo se articulam do outro lado para retomar o controle do PPS com o apoio do grupo de Moura, tendo como articulador , o ex- vereador Mário Lacerda.


A sustentabilidade
A pesquisa realizada pelo ILTC, o Instituto de Lógica , Filosofia e Teoria da Ciência aponta que ligeiras melhorias das condições ambientais se devem á participação de pessoas da sociedade. A diretora do ILTC, Lucila Martinez destacou que quando o poder público abre para a ouvir a sociedade, a possibilidade de acertos é maior. Segundo ela, Paulínia pode ser um exemplo de cidade sustentável e cidade educadora.


Paulínia muda
Tem gente que adora propor ideias para a cidade e se nega ao processo histórico local que tem grandes passivos. Hoje, a administração faz uma ginástica para retomar as obras da creche da Levefort que vinha sendo construída sobre um depósito de material radioativo e a do Cooperlotes, cujas obras estão embargadas por causa de um processo que corre na Justiça por acertos de valores entre o empreiteiros e a Prefeitura. Tudo coisa do passado, uma herança das administrações anteriores.


Nossa posição
Engana redondamente quem acha que aqui, a gente está só a defender o Pavan. Estamos a alertar contra retrocessos de gestão e libertar o povo das ditaduras brancas que fechava faculdade e extinguia conselhos quando esses contrariavam os interesses de grupos.


Não passa de Piada
Com essas e outras, o outdoor onde Wilson Machado diz que não quer ser prefeito deu muito o que falar e provocou piadas . Também ouve muita especulação sobre a ideia de Mario Lacerda de que o Pavam irá apoiar Dixon Carvalho do PT a prefeito e desistir da disputa pela reeleição. O petista disse que se pauta pelo projeto do Partido dele, que difere dos modelos de Moura e Pavan e riu da ousadia de Lacerda que não tem parâmetros para soltar suas notícias.


Falta de melancia

Se Chico Anísio e Millôr Fernandes ( recentemente falecidos) soubessem pelo menos um pouco do que rola por aqui ou então lessem o que certas pessoa postam no facebook sobre a política da cidade , com certeza eles encontrariam gente se oferecendo de livre e espontânea vontade para ser personagens de seus quadros de tanto que gostam de se aparecer para a galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.