Política dos Bastidores
Por Miguel Samuel de Araujo
Adeus ano Velho e outros velhos
Velhos hábitos que em nada mais contribuem, velhos projetos, velhos propósitos daqueles que só atendem o individualismo, velhos comportamentos, aqueles que ostentam a vaidade, o orgulho e hipocrisia; velhos estilos, aqueles que só se aceita por dinheiro; velhos modos de pensar, velhos modos de agir, velhos modelos de gestão pública, velhos modelos de administrar, velhos conceitos. Que tudo que seja velho sirva de experiência e aprendizado deste ano velho porque agora não há mais desculpas: todos ficamos mais velhos e tudo o que deixamos para o ano que vem, é para agora....
Nossa gratidão
Renovemos nossa fé, nossa esperança e fortalecemos os nossos sonhos para que tudo ainda seja melhor e que tenhamos aquilo que seremos merecedores. O cara que vos escreve faz um balanço de 55 edições destas Políticas de Bastidores. Todos e todas para uma reflexão a partir da releitura de tudo o que está registrado em nosso blog: www.miguelsamuel.blogspot.com desde o início do ano.
Nosso livre pensar
Na medida do possível, em 2011 foi possível exercê-lo, mesmo sob pressão, ataques e tentativas de esculhambação da nossa pessoa , justamente por parte daqueles que temos como companheiros. Esse é o nosso balanço positivo que com certeza agora podemos posar para fotos, tanto perto de Lula, como de Tiririca, como do prefeito que é de um partido aliado da Presidente Dilma Roussef.
A nosso modo
Acompanhamos tudo o que rolou na política local. Não seria correto, deixar de agradecer a todos e todas citados neste espaço pelo respeito e compreensão e reconhecimento ao nosso ofício que de um lado nos alegra e ao mesmo tempo resulta em dores de cabeça por causa da forma que cada um ou cada uma compreende o que se publica. A satisfação de fazer a sociedade mover e vibrar com escritos são tão grande quanto a um grito de gol que só é possível quando o time joga com seu conjunto. De modos que de nada adianta levantar uma questão série é visível, refletir o clamor da sociedade e tomar um coice da autoridade que deveria ao invés disso, se mover para dar resposta. Felizmente isso não aconteceu conosco em 2011.
E assim caminhamos
Então em forma de crônica política é que usamos desta página pela última vez no ano para lembrar que em 2012, estaremos firmes no processo das eleições para prefeito e vereadores, abrindo nossos espaços para o debate das ideias e apresentação das propostas, sem perder de vista, o processo da nossa história política que tem sido marcada por embates, polêmicas rompimentos e reaproximações. Algo que parece acontecer muito longe do povo, mas que ele com sua natural sabedoria saberão julgar e decidir.
Realizações
Não se nega aqui, o direito da oposição de cobrar a atual administração pela não realização disso ou daquilo. È legítimo e muito mais do que legítimo, é o papel de que está fora do governo. Entretanto, houve casos de exageros e ânimos acirrados que chegou atrapalhar o andamento das coisas e em nada a oposição ganhou com isso. Por mais legitima que seja a oposição não é a dona da verdade, não tem propostas definidas para os problemas. Uma coisa é bater porque está fora, outra coisa é debater as idéias na busca de uma proposta para o futuro da nossa cidade.
O projeto
A nosso ver, a população busca uma sociedade que seja ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente viável para todos e todas que nela vivem e dela dependem. Esse é o foco dos debates, o que não ocorreu até 2011, aconteceu sim, audiências circos e palanques de disputas pelo poder. Agora, com irmos votar, espera-se que os atores do processo melhorem suas performances.
Novidades do ano
As redes sociais se tornaram o palco para muitos que por razões ou outra não discutem suas propostas políticas ao vivo. Formam grupos e passam horas e horas diante de um monitor, alimentando idéias e idéias. Postam e compartilham até o que ouvem no rádio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.